quinta-feira, 13 de junho de 2013
Após Escapar da Morte, Richard Bach Fará uma Continuação de Fernão Capelo Gaivota!
Isso... realmente... foi uma notícia surpreendente.
Em agosto do ano passado o escritor Richard Bach sofreu um grave acidente de avião. Quem conhece um pouco do autor de Ilusões - As Aventuras de Um Messias Indeciso, Longe é um Lugar Que Não Existe, O Dom de Voar, Fora de Mim e A Ponte Para o Sempre sabe que ele já era aviador antes de se aventurar na escrita.
Acontece que não foi a primeira vez que o avião de Bach caiu, mas dessa vez a coisa foi séria e o autor de 76 anos ficou entre a vida e a morte. Ele teve sérias lesões no corpo e no cérebro e acredita que só se salvou graças ao apoio da sua esposa, Sabryna. Além disso, ele disse que esta experiência lhe deu a inspiração para realizar a continuação de Fernão Capelo Gaivota.
Fernão Capelo Gaivota ou A História de Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull - a story no original) tornou Bach popular no mundo inteiro e é até hoje o seu livro mais marcante - sempre tem um fã que diz que Ilusões é melhor, mas eu sou chato e não concordo. Há quem diga até que Fernão inspirou a onda de livros de auto ajuda que passaram a se empilhar nas livrarias, mas eu acho que ele não tem diretamente nada a ver com esse nicho.
Fernão Capelo Gaivota se tornou um best-seller contando as aventuras de uma Gaivota que passava a Vida e além dela buscando tornar-se perfeito através do vôo e enfrentando o preconceito e a incompreensão dos seus semelhantes, que só voavam pra buscar comida e sobreviver. A fábula era dividida em três partes, narrando diferentes estágios da aprendizagem de Fernão e os diferentes momentos da sua relação com as outras gaivotas - que eu acredito que no fundo seja o tema central da obra.
Também inspirou um filme que fez sucesso, com trilha sonora de Neal Diamond, e tornou-se parte da cultura pop com várias paródias (o escritor brasileiro Carlos Eduado Novaes, por exemplo, criou Cândido Urbano Urubu) e citações como no desenho dos Simpsons.
Segundo Richard Bach, porém, havia uma quarta parte do livro, que permaneceu inédita e nunca chegou a ser concluída até agora. Nela, o Bando se esforça para encontrar o significado da passagem de Fernão retratada na terceira parte. Logo, eles o estão adorando como a um Mito, até que ele retorna com uma mensagem de esperança.
O escritor - que ainda se recupera do acidente e tem dificuldades até pra falar e andar - enviou no começo do ano essa continuação da história para o seu editor nos Estados Unidos.
Eu li Fernão Capelo Gaivota quando eu tinha 13 anos e espero ler essa quarta parte agora...
Acredito até hoje que ele é muito mais do que a maioria dos rótulos que costumam lhe limitar, romance espiritualizado, livro de auto ajuda, ou fábula de aventura. Até porque o lema do personagem foi sempre viver (voar) além dos limites.
FONTE: Seattle Times.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Largou o blog e agora volta como nada tivesse acontecido?! Esclarecimentos!
Eu estava comprometido com outro blog e isso acabou tomando mais do meu tempo do que eu imaginei.
Mas as coisas vão mudar de agora em diante.
Que notícia perfeita!
Acabei de ler a quarta parte. É um livro maravilhoso. Agora ainda mais!
Claudete da cruz, Brasil.
Fernão Capelo Gaivota e meu livro de cabeceira, minha bíblia. O filme é espetacular. Parabéns Richard Bach. Vc transformou minha vida. Bjs
Como tenho acesso à 4a parte do livro? Diamantino, pode me indicar por favor? Muito obrigada
Postar um comentário
Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.