quarta-feira, 4 de julho de 2012

Climatinê: Ridley Scott e seu Prometheus

por
Renver

É inegável que o cinema e a cultura pop andem totalmente carentes de grandes obras de Ficção Científica atuais... O último trabalho do aclamado diretor Ridley Scott criou uma enorme expectativa (Deus do céus quantos podcasts!!!!) para os fãs da franquia Alien. Mas será que cumpriu?

Terça-feira dia 19 de junho de 2012 (sim estou muito atrasado com essa resenha), fui conferir com meu pai Prometheus. Recomendo muito ver em 3D. Aqui vai uma tentativa de fazer uma resenha sem spoilers.

Vamos a manjadíssima sinopse: Em 2089 uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma aventura (2090) impressionante pelas partes mais sombrias do universo. Liderados pela professora Elizabeth Shaw. Aonde eles esperam encontrar as respostas da origem da vida diretamente dos seus supostos criadores. No entanto, indizíveis terrores os aguardam... 
 

E assim segue Prometheus. Uma interessante mistura de Sci fi, com pitadas de filosofia e claro terror beirando o gore. Só que antes dou uma sugestão vá pra cinema sem esperar nada de Alien... espere apenas um filme de ficção científica.
Bom, meu pai particularmente um achou um filme bem acima da média (não se espera nada menos de Ridley Scott) mas deixou bem claro que muito aquém de Blade Runner (e com certeza a proposta do filme nem era esse). Mas com um visual fantástico e com questões realmente intrigante. Meu pai até mesmo fez uma alusão interessante dessa cena, com o suicídio de Sócrates:





Uma das poucas coisas que ele reclamou foram as várias coincidências do filme com "Nas Montanhas da Loucura" do H.P. Lovecraft. Achando muito chupinhado e ficou realmente triste pelo Guilhermo Del Toro (iretor do Hellboy, Labirinto de Fauno) ter desistido do filme desse livro/conto do Lovecraft devido à Prometheus.

Minha opinião, o filme é válido pelas dúvidas que ele suscita, toda discussão e as possibilidades (tendo até uma possível ligação com Jesus Cristo, rs). No entanto, pra mim o filme falha, no elenco humano. Na boa, eles foram mau trabalhados. Eles são tratados apenas como gatilho pra história. 

Um exemplo: Você realmente não consegue relevar que numa expedição de um trilhão de dólares (todos os humanos ali são um investimento, certo?!). Quando dois deles ficam presos numa caverna, o resto da nave simplesmente desconsideram eles, nem pra dar um apoio tático ou apoio moral, ok eles estavam esperando só esperando a tempestade passar (e tinham as sondas pra se localizarem), mas puxa vida quando alguma criança caí num bueiro na terra sempre fica um bombeiro falando o tempo todo com ela, porque numa missão de trilhões de dólares num planeta desconhecido male má ia ficar só o piloto da nave jogando conversa fora com os eles até ter algo melhor pra fazer?

São coisas assim que ficam te incomodando no filme todo. A história é boa e intrigante, visual maravilhoso... mas quando se trata do desenvolvimento dos personagens humanos o filme peca. De longe o personagem do Michael Fassbender é o melhor disparado, tanto nas suas motivações quanto nas sutilezas de sua personalidade.


Na atual safra medíocrecidade criativa de Hollywood esse filme torna-se um excelente entretenimento, claro que pra mim muito aquém de Blade Runner e até mesmo de A Origem. Mas já é um começo pra mudança desse cenário. Que se depender de Ridley Scott teremos uam nova trilogia.

Olha é isso pessoal, se quiserem saber mais sobre o filme, do que minha opinião sobre o filme, fiquem com essas duas excelentes resenhas (com spoilers):

Da nossa amiga Lady Skywalker.

E uma dos camaradas do Uarevaa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lilian.

Realmente minha opinião é meio parecida com a sua.

Mas não me leve a mau menino, sua resenha na minha opinião, precisaria de um pouco mais de contéudo sobre o filme...

Renver disse...

Tô lendo

"Nas Montanahs da Loucura" e realmente são muitas as similariedades, menos no que tange a motivação principal (a origem da vida) dos personagens humanos.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.