sábado, 21 de julho de 2012

Especial: Lamentável Exceção

por
R2D2




Ou como os quadrinhos não têm nada a ver com a escalada da violência








Um jovem, chamado James Holmes, abriu fogo ontem na pré estréia de Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, no Colorado, EUA. A ofensiva matou 14 pessoas e feriu mais de 50. E reabriu o controverso debate: Quadrinhos, cinema, jogos, estão relacionados com a violência? O tema é sem sombra de dúvidas polêmico e espinhoso. 


Os casos de massacres envolvendo as mídias são raros, contemporâneos,  mas sempre bastante sangrentos. Em 1979 por exemplo, durante a exibição do filme "The Warriors, Os Selvagens da Noite", dois foram os atentados durante a exibição do longa. O Brasil também aparece nessa triste estatística. Em 1999, num cinema em São Paulo,durante a exibição de "Clube da Luta", controverso filme de David Fincher, o estudante de medicina Mateus Costa Meira, atirou contra 22 pessoas,vitimizando mortalmente 3 delas. Mateus foi condenado a 48 anos de prisão. 


O caso de Holmes é uma exceção que acaba virando regra na caça às bruxas a que se propõe os meios de comunicação. Desde o preconceito arraigado  (o estudante era solitário) até estereótipos (ele ouvia música alto,segundo vizinhos) tudo virá a tona durante as investigações. Holmes estaria no cinema com o cabelo pintado de vermelho e se autoproclamou como sendo o Coringa.


Na busca por explicações, teorias são boladas a cada minuto na internet, e afoitas as matérias nos portais de comunicação vão aparecendo. O Globo relembrou que O Cavaleiro das Trevas,  de Frank Miller também tem um homem que atira contra a platéia num cinema lotado. Aqui você tem a matéria completahttp://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/07/20/sequencia-de-batman-nos-quadrinhos-tem-homem-abrindo-fogo-em-cinema-456409.asp




É da natureza humana buscar explicações para tudo que acontece. Evidentemente é mais fácil culpar os quadrinhos, o cinema ou os games pela violência que muitas vezes é intrínseca a cada ser humano. Existem pessoas com propensão a loucura, a violência, e ainda a bondade, a caridade. Hoje em dia tudo precisa ser rotulado. Gosta de quadrinhos e é medianamente inteligente? NERD. Possivelmente não tem namorada, não vai em balada, usa óculos, não é bem apessoado fisicamente. As pessoas esquecem que há níveis de inteligências. Pode-se gostar muito de quadrinhos e ser rato de academia por exemplo. A gatinha gostosa, feita para se amar a vida inteira, pode ser fã do Capitão América, do Pokémon, de animes, enfim... São os rótulos que deixam a vida de algumas pessoas que só querem curtir suas paixões em paz, complicadas. 



Por exemplo...fala-se agora numa possível maldição da franquia Batman, de Nolan. Ao lembrar do filme é quase impossível não citar a morte do ator Heath Ledger que deu vida de maneira fantástica ao Coringa. MUITOS que falam da morte do ator atribuem a interpretação visceral de Ledger do Palhaço do Crime a causa da sua suposta overdose. Raras vezes leio alguém mencionar que Ledger filmava durante sua morte o longa O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus. Não,é mais usual ouvirmos por aí que "o Coringa matou Ledger." 

Citam o acidente de Morgan Freeman, o Lucius, também como parte dessa maldição. O acidente ocorreu muito depois das filmagens e o ator se recuperou muito bem dele, felizmente. A prisão de Christian Bale, após uma discussão com a mãe a irmã, também foi colocada como parte do "legado maldito" do Homem Morcego, embora seja notório que Bale filmava outro filme na época. Não há maldição em Batman. Não há maldição em O Clube da Luta. Ou em Warriors. O psicopata vai agir independente do filme, da mídia, da HQ, da música,do livro. Durante anos, o livro O Apanhador no Campo de Centeio, obra prima de Sallinger, foi tido como um livro maldito, porque era o livro que Mark Chapman lia quando matou John Lennon. Imputar uma culpa equivocada a meios externos é a melhor forma que encontramos de justificar a barbárie.

James Holmes é um ASSASSINO. Não é o Coringa. Pode ser fã de Batman? Pode. Foi o fato de ser fã de Batman que o fez tirar a vida de 14 pessoas e ferir mais de 50, também fãs de Batman? Improvável. Mais fácil atribuirmos sua culpa a demência, ou pura maldade. Seu ato abala todos nós, fãs de cinema, quadrinhos e afins, mais acima de tudo SERES HUMANOS. Para cada caso de violência "por causa dos quadrinhos ou etc.." que citarem, podemos dar milhares de exemplos em que as HQ's serviram de apoio, companhia, distração, relaxamento antes de uma prova difícil, consolo com o fim de um namoro, cura pro tédio, motivo de risada e etc... 

No mundo todo milhares de crianças aprendem a ler com os quadrinhos. Aprendem "poder e responsabilidade", aprendem a lealdade, a proteger o mais fraco, a abrir mão do que se ama por algo maior...ou não aprendem nada. Aprendem a passar horas divertidas, na companhia de suas coleções. A vida é opção. Você optou por ler esse texto, por comprar o Batman do mês, por esperar ansiosamente a estréia do filme no Brasil. 
Ontem foi um dia triste por conta dos feridos, das trágicas mortes. Vidas foram perdidas para sempre. Mas certamente elas não foram ceifadas pelo Batman.





*Com agradecimento especial ao Corto pela colaboração.

Um comentário:

Deka -Rock-Rocha-Whatever-Sei lá disse...

Bom texto.
Penso que devesse só responsabilizar o criminoso e não alguma obra que por coincidência ele consumia. Enfim, que a merda venha.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.