terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O Adeus a Maureen O'Hara

por
Corto de Malta
 

Faleceu em 24 de outubro de 2015 a atriz cantora Maureen O'Hara, aos 95 anos. Ela era uma das últimas remanescentes da chamada Era de Ouro do Cinema Clássico.


A atriz irlandesa estreou no Cinema em 1938. No ano seguinte atuou no filme inglês de Alfred Hitchcock Estalagem Maldita, com Charles Laughton. O ator a levou até Hollywood onde repetiram a parceria em O Corcunda Notre Dame, onde O'Hara entregou a mais marcante interpretação da cigana Esmeralda.

Em 1940 vem outro papel marcante, a Angharad no vencedor do Oscar de Melhor Filme Como Era Verde o Meu Vale de John Ford, diretor do qual foi provavelmente a atriz favorita.

Seguiram-se mais filmes como O Cisne Negro, Esta Terra é Minha, Sinbad, O Marujo, De Ilusão Tambpem Se Vive (Milagre na Rua 34), A Vida Íntima de uma Mulher, Rio Bravo, Depois do Vendaval (onde protagonizou com John Wayne uma das mais famosas cenas de beijo do Cinema), O Suplício de Lady Godiva, Nosso Homem em Havana, Operação Cupido, As Férias de Papai, Quando um Homem é um Homem, Raça Brava, Mamãe Não Quer que Eu Case, entre muitos outros.

Na década de 1960 se lança numa carreira de cantora com o disco Love Letters from Maureen O'Hara. Em 1978, após a morte do terceiro marido, O'Hara é eleita presidente da Antilles Airboats, com a distinção de ser a primeira mulher a presidir uma empresa área regular nos Estados Unidos. Mais tarde, ela vendeu a companhia com a permissão dos acionistas.

Em 2014 recebeu um Oscar Honorário por seu trabalho significativo no Cinema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.