segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Morre Wes Craven, Diretor de Pânico e A Hora do Pesadelo

por
Corto de Malta

Faleceu ontem, 30 de agosto, o diretor, roteirista, produtor e editor Wes Craven, de 76 anos, um dos mais criativos realizadores do gênero Terror.


Craven já era editor de som e roteirista, antes de assinar um filme. O primeiro longa metragem de sua autoria foi Aniversário Macabro de 1972, uma versão Exploitation do clássico A Fonte da Donzela de Ingmar Bergman. 


A ele se seguiram filmes que se tornaram cults ou referências no Cinema de Horror e Suspense, como Quadrilha de Sádicos 1 e 2, A Maldição dos Mortos Vivos, As Criaturas Através das Paredes, A Maldição de Samantha e Vôo Noturno, entre vários outros.

Porém, seus momentos mais marcantes foram as duas vezes em que revolucionou o subgênero Slasher. Primeiro com A Hora do Pesadelo de 1984, onde ousou ir na contramão das histórias de assassinos mascarados psicopatas criando o onírico e sobrenatural vilão Freddy Kreger, interpretado por Robert Englund, dando origem a uma clássica franquia para a qual o diretor retornaria no sétimo filme, O Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger. 



A metalinguagem empregada nessa última obra inspirou Craven a criar Pânico em 1996, estrelada por Neve Campbell. Gerando mais uma franquia clássica - dessa vez com todos os quatro longa metragens dirigidos por ele - com mais um vilão icônico, Ghost Face e, de quebra, ainda fez ressuscitar o Slasher na década de 1990, ironicamente trazendo de volta as clássicas histórias de assassinos psicopatas mascarados e inspirando uma nova onda de longa metragens, séries de TV e paródias inspiradas pelo seu trabalho e seu talento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.