segunda-feira, 6 de julho de 2015

Morre Osmiro Campos, a Voz do Professor Girafales

por
Corto de Malta

Tá! Tá Tá! Tá! Domingo, dia 5 de julho de 2015, faleceu o ator Osmiro Campos, dublador brasileiro do Professor Girafales e de todos os personagens de Rubén Aguirre nas séries CH.

Osmiro tinha 82 anos, começou a trabalhar com rádio aos 17 no Rádio, onde formou-se artisticamente como ator, escritor e locutor. Trabalhou também em Teatro, Cinema e Televisão.

Na Rádio Tupi na década de 1950 substituiu Henrique Foreis Domingues, o Almirante, no comando do programa Incrível! Fantástico! Extraordinário!, que marcou época ao narrar histórias sobrenaturais, ganhando inúmeras versões ao longo dos anos, inclusive na Televisão.

Ainda no fim dessa década deu início à carreira que o tornaria mais conhecido: a dublagem. Alguns de seus personagens mais marcantes foram o segundo James Stephens (Dick Sargent) de A Feiticeira, o Karas de Spectreman, o narrador em Saber Rider, Al Pacino em Autor em Família e Dustin Hoffman numa das versões brasileiras de Tootsie, entre outros. Também foi diretor de dublagem dos filmes do Monty Phyton e do Clube do Chaves.

 Também atuou como ator em novelas e como roteirista no Cinema.

Porém, seu maior momento veio ao substituir Potiguara Lopes nas séries Chaves e Chapolin, passando a ser a voz oficial de todos os personagens de Rubén Aguirre, incluindo o inesquecível Professor Girafales. Até o fim da vida Osmiro seguiu dublando o personagem na série e em desenho, e sempre foi um dos dubladores da séries de Chespirito que nitidamente mais se divertia com o trabalho.




Fica com Deus, Osmiro. Seu talento será lembrado pelos fãs a cada reprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.