terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Viagens, Filosofia e Rock 'n Roll: Um Mar de Referências

por
Renver


Viagens, Filosofia e Rock 'n Roll é uma coluna musical que deveria ser mais periódica. Mas infelizmente esse nerd cansado aqui anda numa péssima fase pra escrever. 


Quando digo um mar de referências, na verdade estou fazendo quase um tributo à musica - em especial o Heavy Metal - que pra mim foi um grande tutor (mas não o único) ao despertar toda minha curiosidade pra fantasia e história. A música está ali pra ser ou ouvida e apreciada e com advento da internet (discada) apenas um clic te separa desse mar de referências repleto de fantasia, história, filosofia, misticismo, mitologia e etc. E digamos que a música é mais acessível também (e mais barata que livros, games e HQs)



Antes de tudo um adendo, esse post abusará muito de traduções, algumas podem estar um pouco diferente do que estão habituados, digamos que eu tinha como hobby revisar traduções. As partes com [ ] são acréscimos pessoais, apenas pra efeitos de compreensão... No entanto o sentido continua o mesmo.


Que tal começarmos pela fantasia com essa obra prima:


O magnífico Nightfall in Middle-Earth (1998) foi minha porta de entrada ao mundo do mestre Tolkien. Eu ouvi tanto esse álbum do Blind Guardian em fita cassete que chegava a esquentar a fita.

Baseado no livro O Silmarillion, obra póstuma de J.R.R Tolkkien. O livro conta a história da criação da Terra-Média e dos seus primeiros séculos de existência até o período pós Senhor dos Anéis. Narrando a origem de elfos, homens e os demais habitantes da terra média. E como estes pouco à pouco foram seduzidos, enganados e esmagados pelos ardis de Morgoth (ou Melkor, belo nome pra se dar pra um pet!!)



Essa música em especial retrata o triunfo de Melkor sobre a aliança de elfos e humanos capturando um renomado rei humano - Húrin. Melkor simplesmente construiu um trono de pedra e prendeu Húrin fazendo este ver todas as desgraçadas direcionadas aos seus familiares!!


Esse vídeo fala por si mesmo!!! Mas a letra é muito poderosa!!!


[Hurin]
Limpe minhas feridas 
Todo o meu medo 
Deixe a coragem ser minha 

Ninguém me ouve chorando 
Nenhuma canção, nenhum conto
Que contenha todo o sofrimento
Mas, 
Os feitos renomados 
E as vítimas derrotadas 

[Melkor]
"Sente-se em sua cadeira 
 E procure por sua família 
 Com meus olhos você verá 
 E com meus ouvidos você ouvirá 
 Você perturbou meu dia 
 E questionou o meu poder
 Mas, não se atreva a me desafiar
 Nunca mais questione o Mestre do Destino"



E agora uma música obscura do Nightwish. Que convenhamos é perfeita pra você pegar uma estrada.


Essa música lembra muito uma aventura de RPG, onde alguns personagens são apresentados:



Nascido para o mundo falso o peregrino
Contador de histórias o tocador de flauta
Em uma busca por imortalidade
Reunindo uma tropa para encontrar a fantasia

Conduzido por uma donzela, rainha da noite
Voz de um anjo, que divina visão
Uma amazona para lutar e curar
Essa realidade com sua sedução felina
...
Um poderoso guerreiro seguindo o caminho
Sua bravura e coração como um martelo
Ao ritmo das sereias os inimigos prestam atenção
Pois nessa guerra as leis dormem em silêncio

O que me chama atenção nessa música é o refrão:

Viagem noturna, uma viagem não ao passado
Mas ao futuro, para fazê-lo melhor
Simplesmente o melhor caminho a seguir nessa vida
De mãos dadas com a mente de um sonhador
Entre nesse reino, não fique acordado
Os sonhos continuam, eles apenas são interrompidos
Esqueça as obrigações, aproveite o passeio
E siga-nos através da noite




Não apenas essa música do Shaman, como todo o albúm Ritual pode considerado uma mistura de sensações como raiva, tristeza, alegria, paz.

O foco de For Tomorrow é a migração de várias tribos nômades do oriente pro ocidente (milhares anos antes de Cristo) que através do seu suor e sangue ergueram monumentosos templos à novos deuses. Tentando decifrar as estrelas e os mistérios da vida à todo custo (muitas vezes com sacrifícios humanos). E quem sabe encontrar um sentido pra esse caminho sem fim.


Voando, voando até as estrelas

E então, deixe elas caírem
Dentro do vazio da noite
Nossa hora chegou
O tempo muda constantemente
E um dia vamos ter de dizer adeus...
     
Aqui vamos nós, caminhando sem mais tristeza
Levantando-se ao vento
Caminhando adiante, avançando para o amanhã
Neste caminho sem fim

Vamos, venha comigo até o Paraíso

Iremos retornar novamente
Iremos retornar novamente!

Onde estaremos mais perto dos céus

Vivendo num sonho
   Vivendo num sonho...




Pra começar essa musica já solta uma citação bíblica logo de cara:

“Sai da minha frente! 
Guarda-te! Não tentes ver novamente a minha face,
porque no dia em que vires a minha face morrerás.” &
(Êxodo 10:28)


Até hoje não entendo completamente o sentido dessa música. Mas uma parte dela parece tratar de um Faraó arrogante morto que completa sua jornada junto aos céus.

Uma constelação de divina arquitetura construída na Terra
Um refúgio sagrado - Orion
Ascenção náutica ao firmamento

Carrinhos em forma de navios abrem meu coração à sabedoria dessa terra
Navegando com a Serpente Quimera de um diabólico homem do deserto

O Unicórnio chega com o vento oeste para vislumbrar o meu funeral
"Vossa arte nasceu para Horus e residirá em Ti"

Dormindo com a maré baixa e com a correnteza desta tumba espumante 
"Vossa arte nasceu para Seteh e residirá em Ti"

Dava pra fazer um post só com essa música. Além de ter uma instrumental excelente é literalmente um mar de referências. Temos a constelação de Orion  e de Unicórnio que são astronomicamente perto uma da outra. Temos citação a  Horus (Deus egípcio da luz onde seus olhos são representados pelo sol e pela lua) e Seteh (Deusa egípcia das trevas). 

Sem contar que essa música parece conter outro ponto de vista, talvez do povo que admira seu Faraó como um deus ou ponto de vista de um leal sacerdote.

Velejando nos mares distantes, das trevas para a libertação
Contos tal como o oceano, escritos para o vislumbre de Draco

Decidindo com a foice da morte, pela Sua vontade, filosofias são extirpadas
Um antigo caminho até as estrelas... 

E novamente a música encerra com uma poética citação a Orion (que na mitologia grega era um caçador exímio que se apaixonou por Ártemis, e foi morto por Apolo - irmão de Ártemis)

Junte-se a minha alma ao Caçador nos céus



Imaginations From The Other Side


E pra encerrar as análises novamente Blind Guardian. Essa música é uma amalgama de todas as experiencias infantis... mergulhada em várias referências desde o Mágico de Oz, as lendas arturianas, a Terra Média de Tolkien, Peter Pan, História Sem Fim e algumas que eu nem sei quem é (até hoje não achei quem é esse tal de Corum).

Onde está a filha do oceano
Peter Pan estava em Mordor
[mas] Ninguém escapa vivo de lá
Todos esses contos de fadas
Devo eu retornar à Oz
Será que encontrarei o 'Homem de Lata'
'Leão-Covarde', onde está você
Sem um cérebro o espantalho está perdido
No meio do lago
[estou] Preso e abandonado no mundo real
Um mundo
Que nos proíbe de sonhar
Toda a seriedade de uma vida...
[e] Eu caí dentro
Eu caí dentro desse buraco-negro
[do qual] Eu não consigo mais sair

Você sabe se Merlin existiu
Ou se Frodo usou o anel
[se] Corum matou os deuses
Ou onde está a terra das maravilhas
Que a jovem Alice vivenciou
Ou foi apenas um sonho
Eu sabia as respostas
Como elas se perderam de mim

O autor lamenta profundamente o falso moralismo que põe uma porta definitiva entre a doce inocência e a rotina do dia-a-dia. E a enfadonha vida adulta que rouba sem piedade o nosso  direito de sonhar... Mas ainda sim persiste um almejo distante pelo retorno dos bons momentos da infância:

Quem sabe haja um modo de voltar
[talvez] Com o meu talismã
Então, eu olho pra mim mesmo
Para os dias em que eu era uma criança
Venha, me siga até a Terra das maravilhas
E veja a História Sem-Fim
Não tema o Leão nem a Bruxa...
Eu não posso voltar
Eu estou perdido, mas, eu ainda sei
Existe um outro mundo

Imaginações do outro lado 
Longe, [muito] distantes de lugar nenhum
Isto retornou para minha mente
Imaginações do outro lado 
Longe, [muito] distantes de lugar nenhum
Isto retornou as minhas lembranças
Longe da escuridão
De volta para à luz
E assim eu quebrarei
As muralhas que prendem meu coração
Imaginações do outro lado


Essas músicas moldaram em muito minha formação cultural (e em alguns aspectos o caráter). Aqui selecionei uma lista de músicas ricamente divertidas e carregadas de referências a cultura pop, ao mundo da fantasia, mitologias e história.  Deixo bem claro que nem tudo são flores o Heavy metal embora seja bem crítico e ácido, tem muita podreira em seus subgêneros (faceta essa da qual não aprecio muito).

Infelizmente não posso citar e analisar minuciosamente todas as bandas que me vem na mente agora como Therion, Sonata Arctica, Epica, Dream Theater e algumas bandas de black metal...


Mas posso deixar alguns vídeos, como menção honrosa. 


Ashes

Música do Angra do album Aqua baseado em A Tempestade de William Shakespeare. Engraçado e irônico o tom de despedida dessa música (o último album com o segundo vocalista).





Música do Iron Maiden que narra umas das piores batalhas da Primeira Guerra Mundial. Tem esse excelente post que dá mais detalhes sobre o evento e a música.





Essa excelente banda nacional - Tierramystica. Tem uma sonoridade muito inovadora. Imagine aqueles bolivianos que tocam nas praças com Heavy metal! E nisso coloque letras carregadas de mitologia andina. Quem sabe um futuro post só pra eles. Quem sabe. Deixa só eu decifrar quem é Inti, Kay Pacha e outras personalidades andinas da qual eu infelizmente conheço muito pouco.





Nada melhor que a cultura Viking! 
Só ouça e aprecie Amon Amarth!
Quase todas letras dessa banda são temáticas nórdicas e vikings... Excelente!!!


Obrigado pessoal pela leitura e apreciação do post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.