sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Batman - O Super-Herói da Mente IX - Era Uma Vez um Cavaleiro Solitário das Trevas

por
Corto de Malta

Ou como a Trilogia Cavaleiro das Trevas foi influenciada pelo Cinema, pela Ópera e até pelos Contos de Fadas.

Parte I


Quando decidiu se aventurar no universo dos super-heróis em Batman Begins, Christopher Nolan  convidou elenco e produção para uma sessão privada de Blade Runner de Ridley Scott e disse que era aquilo que ele queria fazer na trilogia. Ou seja, um universo fantástico, mas que tivesse tanto peso e textura quanto o mundo real.

Já no segundo longa metragem, Batman - O Cavaleiro das Trevas, Nolan convidou elenco e equipe para assistirem Fogo Contra Fogo de Michael Mann. O duelo entre os personagens de Al Pacino e Robert De Niro em Los Angeles pode ser considerado um reflexo da batalha que foi travada por Batman e Coringa, com direito até mesmo a uma sequência onde os dois antagonistas se sentam frente a frente para conversar. O filme também possui uma cena de assaltantes mascarados semelhante ao assalto ao banco do Prólogo do longa metragem de Nolan.



Já a sequência do terceiro, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em que Bruce foge de uma prisão sem guardas dando um "salto de fé" lembra o final do filme Papillon de Franklin J. Schaffner.



Um cineasta cuja obra inspirou profundamente Christopher Nolan foi Fritz Lang e seu Cinema Noir que flertava ora com a Ficção Científica ora com o Realismo Fantástico. Ele mesmo mencionou que O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi talvez sua "última chance de fazer um filme de Fritz Lang".



Em Metrópolis, talvez o filme mais conhecido de Lang, vemos uma cidade subterrânea aonde também vivem os oprimidos da sociedade como ocorre no fim da trilogia de Batman. Vemos um ídolo falso como Harvey Dent na figura da falsa Maria que também lembra um pouco Talia Al Ghul, e sua persona "bondosa" Miranda Tate. Além disso, existe uma grande semelhança entre o protagonista Freder e o Bruce Wayne de Christian Bale, ambos herdeiros milionários com uma relação mal resolvida com o pai que descem de sua posição privilegiada para ajudarem o povo humilde.



Já o personagem Dr. Mabuse, protagonista de Mabuse Parte 1 - O Jogador, Mabuse Parte 2 - O Império do Crime, O Testamento do Dr. Mabuse e Os Mil Olhos do Dr. Mabuse e considerado por alguns como o primeiro super vilão, é claramente a inspiração principal do Coringa de Heath Ledger. Tal como Mabuse o Palhaço também queria uma "evolução" transformando Gotham num Império do Crime, disseminando o caos e a anarquia. Tanto o Mabuse quanto o Coringa representam metáforas de um mal maior. Em Os Mil Olhos do Dr. Mabuse ainda víamos um sistema de vigilância num hotel semelhante ao aparelho criado por Batman para monitorar Gotham e localizar o Coringa.




Em Os Corruptos vemos um policial enfrentando o crime organizado em uma grande cidade norte americana, com grandes semelhanças com Batman - O Cavaleiro das Trevas. Ambos mostram a corrupção policial, atentados a bomba em carros armados pela máfia local, e numa cena a personagem Debby Marsh tem metade do seu rosto queimado com café fervendo e passa o resto da trama com metade da face desfigurada, semelhante ao que ocorre ao Harvey Dent/Duas Caras de Aaron Eckhart.



Já a sequência em que, após controlar Gotham, Bane transforma o Dr. Jonathan Crane, o Espantalho, num juiz de um tribunal repleto de criminosos que ele libertou de Blackgate é inspirada diretamente pela famosa cena do julgamento do assassino de crianças realizado por criminosos da República de Weimar em M - O Vampiro de Dusseldorf.



Nas duas partes de As Aranhas vemos um milionário aventureiro viajando pelo mundo e tendo que enfrentar a organização secreta As Aranhas e seus planos de dominação, assim como Bruce Wayne e a Liga das Sombras no primeiro e no último filmes da Trilogia. Em ambas as histórias o protagonista também perde a mulher que ama assassinada. As cenas de combate entre múltiplos personagens em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge lembram bastante as cenas similares ocorridas em As Aranhas e também nos dois filmes Os Nibelungos, A Morte de Siegfried e A Vingança de Kriemhild.

 


Em Os Espiões um mestre do crime põe uma cidade de cabeça pra baixo com seus disfarces e planos mirabolantes, para no fim ter sua identidade revelada como um Palhaço, tal como o Coringa. No Silêncio de uma Cidade mostra a caçada a um assassino assim como o segundo filme mostrava os personagens caçando o Coringa. Em Fúria Lang mostrou uma turba descontrolada praticando um linchamento, lembrando bastante a cena do levante popular no terceiro filme da Trilogia.


O final de Almas Perversas mostra um homem, Christopher Cross, se autopunindo pela culpa que sentia pela morte da mulher que amava, assim como Bruce passou anos se consumindo de culpa pela morte de Rachel Dawes. Em Quando Desceram as Trevas vemos os personagens tendo que lidar com a ameaça de uma bomba relógio, mesma ameaça enfrentada por Gotham no último filme da série.


No entanto, outras das maiores inspirações de Nolan na Trilogia foram no gênero Western.


Parte II


Batman Begins foi descrito como um Western por uma resenha de seu roteiro do site IGN antes do seu lançamento:

"Pra resumir Batman Begins... é um Western! A história que mostra um justiceiro solitário com sede de vingança que chega a cidade para livrar-se dos criminosos e dos policiais corruptos que os apoiam. Esse homem violento só pode confiar em poucas pessoas na cidade e precisa valer-se de suas habilidades físicas incomparáveis para fazer seu trabalho. Se isso não é um roteiro tradicional de western, eu não conheço um".
[leia aqui]

 Além do que, o Clímax do primeiro filme ocorre num trem em movimento. Os dois filmes seguintes sempre começam com chegada de um novo bandido à cidade, Coringa ou Bane, tal como dois pistoleiros que vem desafiar o xerife.


Além disso, o estereótipo do herói amargurado de Batman se encaixa no estigma do Cavaleiro Solitário do Velho Oeste, imortalizado por atores como James Stewart, John Wayne, Gary Cooper, Clint Eastwood, Franco Nero e Alan Ladd. Podemos ver uma grande referência ao filme protagonizado por Ladd, Shane - Os Brutos Também Amam, na sequência final de Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Em Shane o garoto Joey assiste o personagem título - que era um herói para ele - partindo sozinho, cavalgando para a escuridão gravemente ferido, enquanto grita o seu nome. Exatamente como James Gordon Jr. grita para Batman - o herói que salvou sua vida - enquanto o protagonista, ferido e solitário, mergulha com sua moto nas trevas.



Porém, quase todos os críticos consideram que a maior influência exercida sobre Batman - O Cavaleiro das Trevas veio do filme O Homem Que Matou o Facínora do diretor John Ford. De fato a estrutura dos dois filmes e suas temáticas são tão próximas que quase dá pra se imaginar que o segundo filme de Nolan com o Batman é uma reinterpretação noir da obra-prima de Ford.

No longa metragem de 1962 o jovem advogado Ranson Stodard chega a cidade de Shinbone determinado a trazer o progresso e a civilização, mas para isso terá que enfrentar o terrível bandido Liberty Valalance, que aterroriza o povoado com as bençãos dos barões do gado que não querem que a lei a ordem cheguem ao lugar do oeste onde ainda impera a lei do mais forte. O único homem tão rápido na pistola quanto Valance é o rústico rancheiro Tom Doniphon, que embora tenha simpatia pelo trabalho de Stodard, mantém-se cético quanto a mudanças no povoado e está mais interessado em constituir família com a doce Hallie, humilde filha de imigrantes suecos, que acaba se encantando pelo idealismo do advogado.




Não são poucos os pontos de convergência:

- Ransom acha que Tom é um exemplo, assim como Harvey acha que Batman é um exemplo e Tom ajuda a eleger Ransom representante de Shinbone assim como Bruce/Batman ajuda a eleger Harvey promotor de Gotham. 



- Tom protege Ransom por causa de Hallie assim como Batman protege Harvey por causa de Rachel.

- Shinobe vive sob a ameaça de um psicopata, Liberty Valance, financiado pelos latifundiários que dominam a região, do mesmo modo como Gotham é ameaçada pelo Coringa quando ele passa a ser patrocinado pela máfia local.


- Dutton Peabody resolve denunciar Liberty e tem seu jornal destruído, assim como o Comissário Gordon prende o Coringa e tem sua delegacia destruída.

- Ransom enfrenta Liberty diante do povo, enquanto Tom com ajuda de seu empregado Pompey, age pelas sombras baleando o bandido, assim como Harvey se entrega para virar alvo do Coringa, mantendo Batman e Alfred agindo nas sombras contra o vilão sem que tenham que se entregar as autoridades.



- Bêbado, Tom põe fogo no quarto que estava fazendo para Hallie com um lampião e é salvo por Pompey assim como, ainda em Batman Begins, Bruce foi salvo do incêndio de sua própria mansão por Alfred.
Detalhe: o jornal do dia seguinte dizia que ele mesmo começou o incêndio por estar bêbado.




- Hallie troca Tom por Ransom assim como Rachel, antes de morrer, troca Bruce por Harvey. A carta queimada por Alfred seria correspondente à Flor-de-Cactus do filme de John Ford.

- No final de O Homem Que Matou o Facínora Ransom vira um político de duas caras, ou seja, mente criando uma versão falsa de si mesmo. No final de Batman - O Cavaleiro das Trevas Harvey vira o criminoso Duas Caras.



- O filme de 1962 também é um grande exemplo das aplicações da Liberdade Positiva e da Liberdade Negativa de Isaiah Berlin tal como o de 2008, como falei aqui.

- No final de O Homem Que Matou o Facínora Tom se sacrifica e, após ouvir toda a verdade de Ransom, o editor do jornal de Shinbone diz:

"Quando o fato vira lenda, publique a lenda".



- No final de Batman - O Cavaleiro das Trevas Batman se sacrifica e, após ouvir o plano do Morcego, Gordon diz a seu filho:

"As vezes a verdade não é boa o suficiente".



Do mesmo modo é possível encontrar um paralelo - bem menos extenso, é verdade - entre Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Os Imperdoáveis. Ambos mostram um personagem lendário que está envelhecido e passa o longa metragem todo sofrendo física e psicologicamente, para no fim ambos ressurgirem como nos bons tempos para um último ato grandioso.

Os dois longa metragens também tem em comum serem histórias de homens amargurados pelas escolhas que fizeram na vida e pelo rastro de mortes que deixaram pelo caminho com o passar dos anos. E cuja maior ambição é terem uma família. Assim como William Munny no final de Os Imperdoáveis some junto com a sua, Bruce Wayne também desaparece ao lado da família que finalmente começara ao final da Trilogia.



Parte III

Uma mudança que chamou a atenção de todos na adaptação dos Quadrinhos para o Cinema em Batman Begins foi que, na noite do assassinato de seus pais, Bruce Wayne e eles não estavam saindo de uma sessão de cinema do Zorro e sim de uma apresentação de Ópera.

Nolan se baseou na grandiloquência da Ópera para seu trabalho:


"E a teatralidade da ópera e da sua qualidade da apresentação de algo maior que a vida, mas também as emoções que ela gera, tem sempre se instalado sob a minha compreensão de como fazer esses trabalhos numa realidade amplificada. Por que eu estou trabalhando neste gênero [super-heróis] para o público? O que me permite fazer como um cineasta que eu não poderia fazer em um universo mais comum de todos os dias?
A resposta é esta qualidade de ópera. É essa capacidade de explodir coisas em emoções muito grandes que sejam acessíveis a um público universal. E é uma posição muito privilegiada em que você está como cineasta para com o seu público. Eu senti que eu não estava recebendo a experiência que vinha nos principais filmes comerciais do momento, então eu realmente queria aproveitar que como cineasta eu tive um grande momento com estes três filmes, gostando muito da relação com o público."


Richard Wagner dizia que Ópera é um Drama Musical. O diretor citou muito este conceito para explicar a forma como elaborou a relação entre Bruce e Alfred:

"O que eu estava fazendo era dizer: Ok, eu sei que eu tenho Christian Bale e Michael Caine fazendo esta cena juntos, e eles são capazes de assumir a verdade de que se as coisas que aconteceram em O Cavaleiro das Trevas realmente aconteceram? E se eles realmente disseram as mentiras que disseram, a fim de chegar a uma verdade maior ou chegar a oportunidade de salvar uma cidade? O que é que isso vai fazer com eles ao longo do tempo? Qual é a realidade da relação entre Bruce e este servo da família Wayne, que foi encarregado de cuidar de seu único filho, o seu bem mais precioso no mundo, porque eles foram mortos a tiros em frente a ele? E o que esse garoto deve ter passado por?
Eu estou olhando para esses atores e dizendo: Eu vou te escrever uma cena em que essas coisas estão vindo para tona, essas consequências estão vindo à superfície. E eu sei que eles estão indo de encontro a verdade, e que vai ser devastador às vezes e revigorante às vezes, e isso vai levar o drama para alturas operísticas, e aos extremos de emoção, onde você realmente sente alguma coisa, porque eles descobriram a verdade de uma situação. Você está experimentando emoções de uma forma muito intensa e operística."



O trabalho de Hans Zimmer na trilha sonora também parece bastante influenciado por isso, especialmente no terceiro filme. Os temas dos vilões Coringa e Bane são marcantes. E o coro de prisioneiros repetindo em altos brados Deshi Basara ("Ascensão") reflete o coro de uma Ópera verdadeira como parte do ritual que faz Bruce Wayne ressurgir.

E assim como Bruce revive, o Batman sai de cena, enquanto John Blake mais tarde será levado pelas indicações de Bruce até o caminho da cachoeira que revela a entrada secreta da Caverna dos Morcegos. Através de todo um ritual a partir do retorno de Bruce para a Luz, Batman se sacrifica, mas continua quando Bruce oferta a Blake seu legado.


 
E não por acaso o Morcego é o símbolo do personagem. Em O Poder do Mito Joseph Campbell disse:

"Eu diria que o mito básico da caça é uma aliança entre o mundo animal e o mundo humano onde o animal dá a sua vida de bom grado. Geralmente o animal é visto como uma vítima voluntária, com o pressuposto de que sua vida, que transcende a realidade física, será devolvida ao solo, ou a Mãe, através de um ritual de reintegração."
O que nos conduz a declaração de Nolan sobre o final da série e da qual já tratamos no Capítulo 7:

"Todos os elementos do final aberto tem relação com o tema de que o Batman não era importante como um homem, ele é mais que isso. Ele é um símbolo e o símbolo vive além do homem."



Parte IV


No Capítulo 2 falamos sobre como a Jornada do Herói de Campbell influenciou diretamente no primeiro filme da Trilogia. Existe, porém, outra analogia pertinente envolvendo o sistema elaborado por Vladimir Propp para Contos de Fadas.

Tal como Campbell estudou os mitos, Propp estudou os contos de fadas e percebeu que eles possuíam um padrão. Assim escreveu a Morfologia do Conto Maravilhoso, onde dividiu a ação destas histórias através de 31 Funções agrupadas em 7 Esferas.



O  universo criado por Nolan para o Batman, um mundo extremo "relacionável com a realidade" pode ser facilmente comparado com um conto de fadas contemporâneo, funcionando como uma fábula da nossa realidade.

O único momento em que de fato vislumbramos o mundo mais próximo de um comprometimento com a realidade foram nos primeiros momentos de Batman Begins. Após a primeira aparição do Batman a própria presença de um Mito no Inconsciente Coletivo altera toda a sua dinâmica, e a Trilogia vai se afastando mais e mais do nosso mundo conforme a trama avança, sendo a parte final de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge o mais extremo possível e, como disse Nolan, fora do "Espectro Político convencional" pois você está num terreno "onde tudo pode acontecer".


Assumindo que a Trilogia é uma fábula, podemos supor que a Jornada de Bruce tem início no que poderíamos chamar de Reino de Gotham, que é parecido com uma metrópole contemporânea como Nova York, mas onde a corrupção chegou a um extremo. Quando Bruce deixar vir a tona seu Self (Si Mesmo), Batman passa a ser uma figura onipresente na cidade. Suas ações destroem aos poucos o crime organizado e a simples visão do Bat-Sinal inibe pequenos crimes. Por sinal, Carmine Falcone, o então "dono" de Gotham, é utilizado como uma espécie de cobaia para um protótipo do Bat-Sinal, numa clara demonstração de força do Morcego marcando território. É o Reino do Batman.



Então, em Batman - O Cavaleiro das Trevas, surge a Sombra do Batman, Coringa, que vira o jogo de intimidação do Morcego contra ele e vai aos poucos mergulhando a cidade no Caos e Anarquia. É o Reino do Coringa. Para neutralizar o Palhaço Batman e Gordon forjam a Lenda do Cavaleiro Branco Harvey Dent, escondendo que na verdade ele havia se corrompido e se tornado um assassino. Durante anos pessoas são presas sem direito a condicional entre o período de O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge. A máfia acaba, mas o crime organizado continua a existir através dos empresários de  grandes corporações. Gotham está limpa sobre a fachada, mas suja por baixo. É o Reino do Duas Caras.


Então Bane e a Liga das Sombras tomam a cidade. Tal como Bane prometera a Bruce no Poço, ele enche os cidadãos de Esperança com discursos vazios de combater a corrupção enquanto planeja mandar a cidade pelos ares. Enquanto isso, torna-se um ditador que faz com que todos se matem entre si criando um tribunal de regras absurdas e nomeando um louco como juiz. Gotham vive seus piores dias. Pior do que quando Bruce virou Batman. É o Reino de Bane ou o Reino da Liga das Sombras.



Após Batman salvar a cidade e partir, resta a John Blake dar continuidade ao trabalho. Daí as evidentes conexões de algumas cenas do personagem com outras de Bruce em Batman Begins. É como se dissessem: "Tentamos e fracassamos. Então só nos resta começar tudo de novo."

Outro detalhe merece atenção. Como estabelecemos antes, Nolan buscou separar ao máximo a figura de Bruce da figura de Batman - por isso o fato dele mostrar Batman dentro da nave, poucos segundos antes da explosão da bomba, ser proposital - criando na verdade um final diferente para cada um. Batman tem um final trágico. Bruce tem um final feliz. E uma diferença fundamental entre Mitos e Contos de Fadas é que os primeiros costumam ter finais trágicos, enquanto os seguintes costumam ter finais felizes.


A psicanálise verificou a estreita ligação existente entre os Contos de Fadas e os sonhos das pessoas. Quase todas as fábulas vieram de sonhos que estavam no Inconsciente Coletivo tal como ocorreu com os Mitos e as Religiões. Estes sonhos vinham de situações da própria vida das pessoas, especialmente sobre o medo do desconhecido.

O filósofo Arthur Schoppenhauer enxergava a vida do homem como um sonho, como se durante o dia abríssemos um livro que contasse nossa história e à noite, durante o sono, continuássemos a folhear este livro. Ele definiu:


“Nós temos sonhos; não é talvez toda a vida um sonho? Mais precisamente: existe um critério seguro para distinguir sonho e realidade, fantasmas e objetos reais?

É desta conexão com o real que Propp, ao analisar diversas fábulas, tirou seu sistema de 31 Funções.


Parte V



Assumindo que a Trilogia Cavaleiro das Trevas é uma história completa com começo, meio e fim, vamos analisar como ela se encaixa no Modelo de Fábulas de Vladimir Propp:



1 - DISTANCIAMENTO: um membro da família deixa o lar (o Herói é apresentado).

Bruce está há anos longe de Gotham quando é encontrado e reconhecido por Ra's Al Ghul/Henri Ducard na cela no Butão. Ele é treinado pela Liga das Sombras, enquanto relembra sua vida (sua queda no Poço dos Morcegos, o assassinato de seus pai etc.) e vai embora após discordar dos métodos do grupo. Em Gotham ele torna-se Batman e passa a combater o crime prendendo o chefe da máfia, Carmine Falcone, e seus homens nas Docas.

2 - PROIBIÇÃO: uma interdição é feita ao Herói ("não vá lá", "vá a este lugar")

Batman interroga Flass para saber sobre o carregamento das Docas e este lhe previne sobre o Narrows, onde fica o Asilo Arkham.

3 - INFRAÇÃO: a interdição é violada (o Vilão entra na história);

Batman vai ao Arkham no Narrows, é atingido pelo Gás do Medo do Espantalho e derrotado. Após ser curado, retorna ao Arkham e vence o Espantalho, salvando Rachel. O Espantalho revela que Ra's Al Ghul estava por trás de tudo e, após descobrir sua verdadeira identidade, Batman e o vilão tem uma batalha final enquanto a Liga das Sombras faz um ataque terrorista no Narrows com o Gás do Medo.

O ''Vilão'' aqui poderia ser o Espantalho, o Gás do Medo (numa materialização do pior trauma do Herói), Ra's Al Ghul (que revela sua verdadeira face), ou ainda o Coringa (já que o momento ideal para a obsessão do Coringa pelo Batman começar poderia ser quando ele está entre as pessoas do Narrows sob efeito do Gás do Medo que enxergam Batman voando como um monstro).


4 - INVESTIGAÇÃO: O Vilão faz uma tentativa de aproximação/reconhecimento (ou tenta encontrar os filhos, as joias, ou a vítima interroga o Vilão).

O Coringa passa a agir de forma teatral para chamar a atenção do Batman como James Gordon alerta por duas vezes, mas ele está ocupado lutando contra a máfia. O Vilão então faz um acordo com estes criminosos que passam a patrociná-lo. O Coringa sequestra os vigilantes imitadores do Batman e os mata, assim como a cidadãos "ilustres" para forçar o Batman a revelar sua Identidade Secreta.

5 - DELAÇÃO: o Vilão consegue uma informação sobre a vítima.

Coringa invade a festa para Harvey Dent na cobertura de Bruce Wayne. Batman o enfrenta e pula de um prédio para salvar Rachel Dawes. Coringa então percebe que ele a ama. Mais tarde no Interrogatório ele vai dizer:

"No começo eu pensei que você quisesse salvar o Dent, mas o jeito como você se jogou atrás dela..."

6 - ARMADILHA: o Vilão tenta enganar a vítima para tomar posse dela ou de seus pertences (ou seus filhos); o Vilão está traiçoeiramente disfarçado para tentar ganhar confiança;

Coringa deixa-se capturar de propósito para ser preso junto com Lau e revela que preparou uma armadilha mandando sequestrar Harvey e Rachel e amarrando-as a bombas. A seguir ele dá a localização deles a um irado Batman, mas deliberadamente troca os endereços.



7 - CONIVÊNCIA: a vítima deixa-se enganar e acaba ajudando o inimigo involuntariamente.

Enquanto os policias da delegacia de Gordon são enganados e o Coringa liberta Lau, o tesoureiro da máfia, Batman diz a Gordon que vai atrás de Rachel, enquanto seu amigo vai buscar Harvey. Ao chegar ao local, o Herói percebe que foi enganado e encontra o Promotor em vez da mulher que ama.

8 - CULPA - o Vilão causa algum mal a um membro da família do Herói; alternativamente, um membro da família deseja ou sente falta de algo (poção mágica, etc.);

Rachel morre e Harvey sobrevive graças a Batman, mas tem seu rosto desfigurado pelo fogo da explosão. Bruce se consome pela culpa por ter inspirado o Coringa. Enquanto isso, Harvey acorda no hospital, vê a moeda de duas caras que deu a Rachel chamuscada e se desespera ao perceber que ela morreu.

9 - MEDIAÇÃO: o infortúnio ou a falta de coragem chegam ao conhecimento do Herói (ele é enviado a algum lugar, ouve pedidos de ajuda etc.)

Quando Coleman Reese vai revelar a identidade secreta do Batman na TV, o Coringa muda tudo e ameaça explodir um hospital caso alguém não o mate antes e vários cidadãos se prontificam a cumprir a determinação. Saindo de seu luto, Bruce joga seu carro na frente da viatura onde Reese estava para salvá-lo.



10 - CONSENSO/CASTIGO: O Herói recebe uma sanção ou punição;

Alfred decide não mostrar a Bruce a carta onde Rachel revelava que não ficaria com ele e iria se casar com Harvey Dent. Mais tarde ele queima a carta. Ao mesmo tempo, enquanto Batman estava ocupado impedindo um linchamento, o Coringa - agora atuando sem a interferência da máfia - invade o hospital de Harvey disfarçado de enfermeira e o convence a se transformar no vilão Duas Caras. Além disso, ele sequestra todos os médicos do hospital e o explode.

11 - PARTIDA DO HERÓI: o Herói sai de casa;

Nesta parte da trama, o Prefeito ordena uma evacuação em massa de Gotham pelas barcas. É quando o Duas Caras e o Coringa armam o plano de colocar uma bomba em cada e o detonador de uma na outra.

12 - SUBMISSÃO/PROVAÇÃO: o Herói é testado pelo Ajudante, preparado para seu aprendizado ou para receber a magia;

Lucius Fox descobre que Bruce Wayne criou um aparelho nas Empresas Wayne que transforma todos os celulares num radar para achar o Coringa. Ele diz que é antiético e que se o aparelho ficasse lá pediria demissão. Batman concorda e diz que após o utilizarem daquela vez ele deve destruir o Radar.


13 - REAÇÃO: o Herói reage ao teste (falha/passa, realiza algum feito etc.);

Batman invade o esconderijo do Coringa antes da SWAT e descobre que ele preparou outra armadilha, trocando os trajes dos médicos e dos capangas palhaços.

14 - FORNECIMENTO DE MAGIA

Lucius aciona o radar na Máscara do Batman tornando seus olhos brancos e fazendo-o identificar aliados e inimigos. Ele detém a SWAT, liberta os reféns e prende os palhaços.

15 - TRANSFERÊNCIA: o Herói é transferido ou levado para perto do objeto de sua busca;

Após impedir qualquer morte, Batman vai até o topo do prédio encarar o Coringa ladeado por seus cães.



16 - CONFRONTO: o Herói e o Vilão se enfrentam em combate direto;

Batman e Coringa lutam. O Herói é dominado quando a tecnologia do radar o deixa cego. Após o Vilão se distrair, frustrado pelas barcas não terem se explodido, Batman o atira do prédio para, em seguida, pegá-lo no ar e o prender sem matá-lo.

17 - HERÓI ASSINALADO: ganha uma cicatriz, ou marca, ou ferimento.

Coringa conta que Harvey virou o Duas Caras e Batman corre para salvar Gordon e sua família na construção que sobrara do edifício onde Rachel morrera. Duas Caras atira em Batman e, quando vai matar o filho de Gordon, Batman se atira em cima dele. Duas Caras cai pra morte, Batman consegue pôr o garoto em segurança, mas também cai da construção ficando gravemente ferido na perna.

18 - VITÓRIA sobre o Antagonista

Batman toma a decisão de se sacrificar para frustrar o plano do Coringa, assumindo a culpa pelos crimes do Duas Caras.



19 - REMOÇÃO DO CASTIGO/CULPA: o infortúnio que o Vilão tinha provocado é desfeito.

Batman vira o rosto do Duas Caras para ele simbolicamente voltar a ser Harvey Dent e salva a reputação do promotor como Cavaleiro Branco de Gotham, tornado-se o Cavaleiro das Trevas.

20 - RETORNO DO HERÓI: (a maior parte das narrativas termina aqui, mas Propp identifica uma possível continuação)

É aí que entra a trama do terceiro filme. Batman é visto como Vilão. Gordon usou a lenda em torno de Dent para acabar com a máfia e Bruce Wayne vive recluso em sua mansão, para desgosto de Alfred. Quando Bane ameaça Gotham ele volta a ser Batman para impedir mais uma vez os planos da Liga das Sombras. É quando Alfred chega ao limite e desiste de vez contando a verdade sobre a carta de Rachel e indo embora.

21 - PERSEGUIÇÃO: o Herói é perseguido (ou sofre tentativa de assassinato).

Abandonado por Alfred e enganado por Selina, Batman confronta Bane, o sucessor de Ra's Al Ghul, e é derrotado por ele, que ainda rouba seu arsenal para controlar a cidade. Quando Selina tenta fugir de Gotham, John Blake a intercepta e descobre que nem ela sabe se mataram ou não Bruce.



22 - O HERÓI SE SALVA, ou é resgatado da perseguição;

Como Bane diz:

"Você não teme a morte. Você a acolhe. Sua punição deve ser mais severa."

23 - O HERÓI CHEGA INCÓGNITO EM CASA ou em outro país;

Sem que ninguém saiba, Bane transporta Bruce para um local no Oriente Médio onde o prende no Poço da Prisão que foi o lar do Vilão por anos.

24 - PRETENSÃO DO FALSO HERÓI, que finge ser o Herói;

Bane isola Gotham do resto do mundo e diz que vai libertá-la dos corruptos, expondo a verdade sobre Harvey Dent, um ídolo falso. Ele então dá início a uma falsa revolução social, enquanto esconde que a bomba nuclear iria explodir e matar todos em alguns meses.



25 - PROVAÇÃO: ao Herói é imposto  um dever difícil;

Para sair do Poço Bruce descobre que deve escalar até um certo ponto e então dar um grande salto, o qual nenhum dos prisioneiros jamais conseguiu realizar. A exceção seria uma criança de uma lenda, que Bruce acaba se dando conta que era a herdeira de Ra's Al Ghul.

26 - EXECUÇÃO DO DEVER: o Herói é bem-sucedido;

Após se reconectar com o seu íntimo, Bruce dá um salto de fé e escapa do Poço, tanto fisicamente do Poço de Bane quanto simbolicamente daquele outro Poço dos Morcegos em que havia caído quando criança.

27 - RECONHECIMENTO DO HERÓI (pela marca/cicatriz que recebeu);

Bruce retorna a Gotham a faz um imenso sinal de fogo em forma de Morcego para anunciar seu retorno. Com isso convoca Blake, Gordon, Selina, Lucius e os policiais para ajudá-lo a enfrentar a Liga das Sombras.



28 - O FALSO HERÓI É EXPOSTO/DESMASCARADO;

Batman e seus aliados enfrentam Bane a a Liga das Sombras. O Herói vence o Vilão e descobre que o verdadeiro inimigo por trás de Bane e verdadeira filha de Ra's Al Ghul é Talia/Miranda Tate.

29 - TRANSFIGURAÇÃO DO HERÓI

Batman sobrevoa o oceano carregando a bomba nuclear fazendo um grande gesto final de sacrifício para salvar o povo da de Gotham.

30 - PUNIÇÃO DO ANTAGONISTA

Bane e Talia são mortos e ela não consegue cumprir a vontade de Ra's Al Ghul.



31 - NÚPCIAS DO HERÓI: o Herói se casa ou ascende ao trono.

Enquanto Alfred descobre em Florença que Bruce se casou com Selina e a presenteou com o colar de Martha Wayne, John Blake "ascende ao trono" na Batcaverna.



Este é o fim da "Fábula de Batman" com a morte simbólica do mesmo. E considerando que a fábula é um produto dos sonhos, é como se este sonho tivesse se encerrado. Como diria Schoppenhauer:

"A vida é um sonho e a morte o despertar."



2 comentários:

Anônimo disse...

Corto, seu filho da puta, está meio atrasado esse Review, não?

Bigode do Comissa disse...

PARABENS EU TENHO MINHA PRÓPRIA ANALISE DO FILME, MAIS COM A REVOLUÇÃO FRANCESA, MAS A SUA É FENOMENNAL

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.