segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Morre Maralise Tartarine, Voz da Shina de Cavaleiros do Zodíaco e da Zebrinha do Fantástico

por
Corto de Malta


Uma das mais belas vozes da dublagem brasileira nos deixou.


A atriz Maralisi Tartarine morreu domingo, dia 30 de novembro após ter sofrido um AVC. Semanas antes de sua partida, Maralisi ainda estava trabalhando. Foi uma das poucas profissionais que esteve em atividade em casas de dublagem tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.

Maralisi dublou filmes conhecidos como O Homem Cobra, A Primeira Transa de Jonathan, Abracadabra, e Edward Mãos de Tesoura (onde emprestava sua voz a atriz Dianne Wiest). Entre a séries de TV fez a Akiko (Rumi Sakakibara) em O Regresso de Ultraman e a Jill (Farrah Fawcett) em As Panteras.

Começou a ficar mais conhecia dublando a Zebrinha do Fantástico, personagem que anunciava os resultados da loteria esportiva aos domingos no programa homônimo. Porém, tornou-se realmente popular ao dublar desenhos animados.

Foi Clair em Pokémon, a Priscila em Guerreiras Mágicas de Rayearth, a Mimet em Sailor Moon S, a Santela em Shurato, a Gilda em As Panterinhas, a Betty Ruble em Flinstones Kids, a Olivia Palito na versão Hanna Barbera do Popeye, a Princesa Aurora em Grump - O Feiticeiro Trapalhão, a Bolha em Tutubarão, a Betty Boop etc.


Mas claro que o seu personagem mais famoso é sem dúvida a Shina de Cobra em Os Cavaleiros do Zodíaco. Originalmente ela era feita pela Patricia Scalvi, que saiu ainda nos primeiros capítulos. Maralisi passou então a interpretá-la em todas as séries e redublagens.

Shina é uma das personagens mais marcantes de Saint Seiya, tanto por seu caráter ambíguo como por seus sentimentos conflituosos pelo protagonista Seiya de Pegasus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.