segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Morre Jorgeh Ramos, a Voz do Scar, do Jafar e dos Trailers do Cinema

por
Corto de Malta

Outra grande grande perda. Faleceu o dono de uma das vozes mais marcantes do Brasil.

Morreu domingo, dia 30 de novembro, o ator e locutor Jorgeh Ramos, de pneumonia. O artista de 73 anos começou sua carreira no teatro. Nos anos 60 passou a trabalhar como ator também na Televisão.

A partir dos anos 70 passou a ser a voz oficial que narrava os trailers de Cinema no Brasil. Neste ofício gravou as chamadas de mais de 10 mil filmes ao longo da carreira.

Como dublador também teve desempenhos marcantes em filmes e desenhos. Nas animações deu vida ao Jafar de Aladdin; ao Dom Pixote e ao Zé Buscapé em A Turma do Zé Colméia e os Ho Ho Olímpicos; ao Merlock em Duck Tales - O Filme; ao Chapa em Carangos e Motocas; ao Rasputin em Anastasia; ao Robert Hawkins, o pai do Super Choque, no desenho homônimo; ao Frank Marlon em Trigun; ao Kawara Heitarou em Samurai Champloo; ao Lord Dragaunus em Super Patos; ao Scar em O Rei Leão, entre outros.


Nos filmes foi o George Banks (Steve Martin) em O Pai da Noiva; Peter McCallister (John Heard), pai do Kevin McCallister (Macaulay Culkin) em Esqueceram de Mim 1 e 2; o Cardeal Richelieu (Tim Curry) em Os Três Mosqueteiros; o Exterminador do Futuro (Arnold Scharzenegger) na primeira dublagem do filme homônimo; Capitão Patrick Hendry (Kenneth Tobey) em O Monstro do Ártico; Isaak O'Day (Delroy Lindo) em Romeu tem que Morrer; Anthony Bridewell (Tom Helmore) em A Máquina do Tempo; David Brice (Gene Hackman) na segunda dublagem de Sem Saída; Jedediah Tucker Ward (Gene Hackman) em Julgamento Final; General Alfred Jodl (Richard Münch) em Patton - Rebelde ou Herói?; Kogen (Tim O'Connor) em O Homem Cobra; Jed Clampett (Jim Varney) em A Família Buscapé, além de ser o narrador em Babe - O Porquinho Atrapalhado e Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade etc.

Nas séries de TV foi a primeira voz do Steve Austin (Lee Majors) em O Homem de Seis Milhões de Dólares e a primeira voz do Sr. John Walton (Ralph Waite) em Os Waltons, a segunda voz do Robô B-9 em Perdidos no Espaço, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.