sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Climatinê: Dragon Ball - O Início da Magia

por
Corto de Malta

Conheça uma versão live action de Dragon Ball feita antes do famigerado Dragon Ball Evolution. Para celebrar os 30 anos da obra de Akira Toriyama.

Para dominar o mundo o Imperador Pilaf e seu exército saem em busca das sete Esferas do Dragão que quando reunidas invocarão um dragão mágico que realiza qualquer desejo. Mas atravessam seu caminho a garota Bulma, que também queria reunir as esferas, e o jovem lutador Son Goku, que tenta encontrar o avô Son Gohan que sumiu após defender uma das esferas de Pilaf.


Em sua jornada a dupla se une ao Mestre Kame e sua nuvem mágica, ao transmorfo Oolong, ao ladrão lutador Yamcha e seu pássaro falante Pual, e a menina Jade que teve sua vila destruída pelo exército do vilão.



Dragon Ball - O Início da Magia é um filme não oficial produzido em Taiwan (com parte das cenas filmadas na Tailândia) que adapta as primeiras aventuras do mangá/anime Dragon Ball de Akira Toriyama, especificamente o longa metragem animado Dragon Ball - A Lenda de Shenlong, que por sua vez já era uma versão alternativa do primeiro grande arco da saga de Dragon Ball. É daí por exemplo que vem a personagem da menina que quer salvar sua aldeia de um exército cruel que tenta pegar as Dragon Balls.


No entanto, algumas adaptações foram feitas exclusivamente para O Início da Magia. Aqui Pilaf é um vilão sério e ameaçador e seus capangas são muito fortes, a ponto de nenhum dos três personagens ser vencido numa luta mano a mano, Pual é um pássaro, Oolong é um humano treinado pelo "Porco Mágico", e... Son Gohan, o avô de Goku, ainda está vivo. Os nomes foram modificados na dublagem em inglês, mas a legenda em português resgatou os originais japoneses.



Porém, o que mais chama a atenção não as diferenças e sim as semelhanças que toram a obra de longe uma adaptação muito mais interessante que a oficial Dragon Ball Evolution feito anos depois nos EUA. Pra começar o universo onde os personagens vivem ainda é lúdico como na visão original de Toriyama, Goku é o mesmo garoto órfão criado nas montanhas que nunca viu uma mulher, Yamcha ainda tem medo delas e Mestre Kame ainda é tarado pelas mesmas. A Bulma e o Oolong também tem personalidades bem fieis ao original, que manteve o clima de humor e pancadaria, o bastão mágico e até a nuvem voadora.



Existem pontos negativos no roteiro da adaptação como o fato inexplicável de Oolong não se transformar num homem atraente para as mulheres ou a falta de ênfase nas artes marciais. Mesmo com a história apresentando algumas boas lutas, a trama apresenta personagens como Mestre Kame e Goku como mais fracos do que o exército de Pilaf e o Goku - como não apresenta a transformação clássica de macaco gigante - termina o filme com menos destaque do que era no original.


A produção é bem pobre e os efeitos especiais já eram ultrapassados na época (1991) do lançamento do longa metragem. Mas o diretor Joe Chan utiliza a tosquice e falta de recursos para nos ajudar na imersão do mundo imaginado por Toriyama, de forma que Dragon Ball - O Início da Magia lembra bastante os bons filmes de ação e aventura dos Trapalhões ou da dupla Bud Spencer e Terence Hill, onde o que não faltava era criatividade.


Ou seja, mesmo sendo um filme paupérrimo feito de forma não oficial, ele ainda capta mais o espírito da série original do que Hollywood numa produção de milhões de dólares.



Assista o longa metragem completo:





Observação: Além de Dragon Ball - O Início da Magia e Dragon Ball Evolution existe uma terceira adaptação feita na verdade um ano antes desta aqui (ou seja, foi a primeira), em 1990. Chama-se Dragon Ball: Ssawora Son Goku feito na Coréia que parece pender mais para a versão de Taiwan que a dos EUA: ou seja, produção paupérrima, mas criativa. Leia mais aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.