quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Do Tio Patinhas ao Fantasma da Ópera, Uma Homenagem a Antônio Patiño

por
Corto de Malta
 

Morreu dia 1º de setembro, segunda-feira, um dos grandes atores e dubladores do Brasil, Antônio Patiño. A notícia foi dada por um comunicado de sua filha no Facebook.

Antônio Patiño começou a carreira de ator no cinema em 1959, atuando me filmes como Cidade Aberta, Os Viciados, A Noite do Meu Bem, Memórias de um Gigolô, Independência ou Morte, entre outros.

Na Televisão fez teleteatros e novelas na TV Tupi e na Rede Globo, onde trabalhou em grandes obras da teledramaturgia brasileira como Selva de Pedra, O Semideus, Bravo!, Estúpido Cupido, Dona Xepa, Marina e Sétimo Sentido.


Mas foi sem dúvida na dublagem que Patiño cativou um enorme número de fãs e admiradores com uma interpretação que podia ir espontaneamente do cômico ao trágico, interpretando tanto uma voz meiga quanto uma voz cavernosa, conforme o personagem.

Dublou o astrounauta George Taylor (Charlton Heston) em O Planeta dos Macacos; o Barão de Munchausen (John Neville) em As Aventuras do Barão de Munchausen; o Sargento John Targatt (John Ashton) em Um Tira da Pesada 1 e 2; Carl (Rod Steiger) em Uma Sombra Passou por Aqui; Barrabás (Anthony Quinn) no filme homônimo; Tom Hagen (Robert Duvall), em O Poderoso Chefão  I e IIHoward Kemp (James Stewart) em O Preço de um HomemSándor Korvin (Maximillian Schell) no filme para televisão do Fantasma da Ópera de 1983, entre muitos outros filmes.






Patiño também foi a voz do ator Bud Spencer em alguns filmes como Alladin:




Vale destacar algo que não mencionei na época da morte de Maximillian Schell, que essa versão do Fantasma da Ópera foi a que mais me impressionou, e boa parte disso é por causa do trabalho de Patiño dublando Schell. Infelizmente não achei nenhum video com ele interpretando o personagem, apenas um áudio do início dublado do filme. Se alguém tiver e postar no Youtube seria muito bom.






Entre as séries de TV o ator fez Dom Alejandro de La Vega na redublagem do Zorro da Disney e foi a primeira voz do Zordon dos Power Rangers, além de fazer a voz do Bruce Kane, no quadro humorístico homônimo de Chico Anysio.






Entre os desenhos animados Patiño conquistou uma geração inteira como A voz do Tio Patinhas em Duck Tales - Os Caçadores de Aventuras. Sua interpretação do tio do Pato Donald é praticamente a tradução perfeita do personagem imaginado por Carl Barks.






Além disso, emprestou sua voz a outras dublagens marcantes como Mario do Super Mario Bros. (numa trágica ironia o dublador do Luigi do desenho, Jomeri Pozzoli, morreu mês passado); Hordak em She-Ra; Tio Chico em  A Família Adams, Sherlock Holmes em Peripécias do Ratinho Detetive; Reed Richards/Sr. Fantástico no Quarteto Fantástico; Apocalipse em X-Men; Sr. Cabeça de Batata em Toy Story 1; Leão da Montanha em A Turma do Zé Colméia; Space Ghost; o inesquecível Zecas Mussarelas em Os Mussarelas etc.







Um comentário:

Megalink disse...

Realmente a dublagem que ele fez pro Tio Patinhas no desenho Ducktales é inigualável. Era perfeito nas falas e até mesmo nos "quac´s" do pato muquirana... Grande dublador.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.