sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Homenagem a Bill Finger na San Diego Comic Con

por
Corto de Malta

Um dos momentos mais singelos da história da San Diego Comic Con foi a homenagem a Bill Finger, o criador injustiçado do Batman e de quase todo seu universo.


Participaram do painel Michael Uslan, Mark Evanier, que com Arnold Drake tem buscado o direito de reconhecimento do trabalho de Finger, Tom Andrae, biógrafo de Bob Kane, Jens Robinson, filha de Jerry Robinson e Athena Finger, neta de Bill Finger.

Confira o melhores momentos via Batmaniario:



- Foi exibido um video mostrando depoimentos dos familiares de Finger intercalados com interpretações para outras mídias de personagens que ele criou como Alan Scott (o primeiro Lanterna Verde), o Pantera, Lana Lang, Sr. Frio etc.

- Jens Robinson falou bastante sobre o processo de trabalho dos primórdios da HQ do Batman. Jerry Robinson tinha apenas 17 anos quando foi trabalhar com Bill Finger e Bob Kane, devido a Kane ter gostado de seus esboços e o colocou na equipe bem no início. Robsinson foi o primeiro a desenhar os roteiros de Finger com quem trabalhou diretamente boa parte das vezes. Kane, por iniciativa própria, teria se desligado da equipe criativa durante a maior parte do tempo.

- Athena contou que seu avô era uma pessoa fechada com direito a raras aparições públicas e por isso algumas vezes não conheceu seus colegas de trabalho.

- Tom explicou que os roteiros de Finger eram muito detalhistas repletos de referências visuais a ângulos e adereços e que muitas vezes incluíam até fotos para auxiliar os desenhistas, como uma do ator Douglas Fairbanks, como um exemplo do tipo de acrobata que Finger imaginava que Batman seria.

- Michael Uslan confirma que Bill foi co-criador do Batman, que ele cuidava do visual, que pegou a ideia de Bob Kane a modificou, expandido-a com a criação de Gotham City, da Batcaverna, do Batmóvel e do apelido Cavaleiro das Trevas. Ele também escreveu um episódio da série de Adam West onde Batman enfrenta o Rei Relógio e um episódio da antiga série animada do Superman, onde fora creditado como William Finger.

- Tom Andrae também comentou que Kane sentia-se culpado por ter jogado Finger nas trevas e que, após a morte de Finger em 1974, ele teria cogitado dar parte do crédito pela criação do Batman a ele mas que nunca levou a ideia adiante até que ele mesmo morreu em 1998. Kane teria dito a ele quando Andrae escreveu sobre Finger na biografia dele: "Há muito a se tratar com Bill aqui." Mas que nunca colocou em atos suas palavras.



Ou seja, em 24 anos de "arrependimento" Bob Kane nunca tentou dar crédito pra alguém que não só de fato criou algo que levava o nome dele como ainda foi o responsável por fazer de Kane um homem rico e famoso enquanto o próprio Bill Finger caiu nos ostracismo.

Vamos aguardar pra ver se antes tarde do que nunca ainda conseguem remediar essa que talvez seja a maior injustiça do mundo dos Quadrinhos.

FONTES: BatmaniaRio, Comics Aliance, Comics Beat.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.