sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Afinal, Hello Kitty é uma Gata ou uma Menina?

por
Corto de Malta


Polêmica tomou conta das redes sociais.


Tudo começou quando a antropóloga Christine R. Yano foi fazer uma exposição de Hello Kitty no museu nipo-americano de Los Angeles. Segundo ela disse ao jornal Los Angeles Times, teria sido corrigida pela Sanrio, empresa  criadora da personagem, sobre a definição da mesma:

“A Sanrio me disse que Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho, e é uma garotinha. Ela é amiga, mas não um gato. Uma razão é porque ela nunca está de quatro. Ela anda e senta como uma criatura bípede. E ela até tem um gato de estimação, o Charmmy Kitty.”



A notícia causou um grande alvoroço na web. O Twitter oficial de Peanuts chegou a se manifestar de forma bem humorada garantindo aos fãs que Snoopy era de fato um cachorro.

Então, eis que o site Kotaku decidiu indagar da Sanrio uma posição oficial e eles tentaram esclarecer o que chamaram de mal entendido:

"A Hello Kitty foi feita com a ideia de ser uma gata. Dizer que ela não é uma gata é ir longe demais. Hello Kitty é a personificação de um gato."

O que segundo eles pode ter causado a confusão seria a palavra japonesa "gijinka", que significa "antropomorfização" ou "personificação". Inclusive lembram que o fato dela te ruma gata de estimação não significa que ela seja uma pessoa, pois a Minnie Mouse da Disney tem uma gata de estimação e também não é uma pessoa...



Na verdade até hoje não existe uma definição precisa do que seria um personagem simplesmente antropomórfico ou um humano com aparência animal, com ose houvessem diversos níveis de antropomorfismo, que os fãs nunca se preocuparam muito em analisar.

 Clique aqui e leia  um texto onde o autor fala sobre uma polêmica ainda mais antiga: se o Pluto e o Pateta são cães por que só o primeiro anda sobre quatro patas?

FONTE: Estado de São Paulo e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.