sexta-feira, 25 de julho de 2014

Cine Climax: Os Trapalhões no Auto da Compadecida

por
Corto de Malta

Em homenagem a Ariano Suassuna vamos recordar uma das adaptações mais populares de sua mais célebre obra: O Auto da Compadecida, estrelado pelos Trapalhões em 1987.

O diretor Roberto Farias - conhecido por Assalto ao Trem Pagador, Pra Frente Brasil e os filmes de Roberto Carlos - passou anos tentando convencer o dramaturgo Ariano Suassuna adaptar sua mais célebre obra para o Cinema.



O próprio Farias contou numa entrevista para o catálogo de uma mostra em homenagem a sua filmografia no CCBB como convenceu Suassuna a escolher o elenco certo para a adaptação:

"...Ai em determinado momento ele me perguntou: 'E o elenco?'. Aí eu disse; 'Eu pensei no Didi para fazer o João Grilo, Dedé pra fazer o Chicó, Mussum pra fazer o Jesus Cristo e o Zacarias pra fazer o padeiro." Ele parou e ficou aquele silêncio pesado. Mas antes que ele falasse alguma coisa eu disse: 'Ariano, seu discurso é um discurso da arte popular e não há ninguém mais popular que esse quarteto. Renato Aragão é o João Grilo da vida real.' Aí ele parou e disse: 'Você tem razão'. E ele não ficou infeliz com o filme não. "


Confira o filme completo abaixo:

Um comentário:

Alê disse...

Aí, sim!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.