quinta-feira, 15 de maio de 2014

Godzilla Versus Universo Marvel

por
Macgaren

Hoje estréia o novo filme do Monstro Gigante mais famoso da ficção: Godzilla. Nos seus  60 anos de história, muita coisa já se passou com o monstrão: Desde ter um filho, passando por virar mamãe de velociraptores , enfrentar o King Kong e  até (pasmem) Jogar basquete com o Charles Barkley . Mas sabiam que ele já causou altas confusões até no Universo Marvel?
 

No final dos anos 70 e início dos 80, a Marvel licenciou diversos grandes sucessos do cinema. Foi nessa época que Indiana Jones, Transformers, Star Wars e até CHUCK NORRIS(!!) ganharam histórias em quadrinhos publicadas pela (na época) Casa das ideias.

Então, em Agosto de 1977 era lançada a primeira edição de Godzilla: King of the Monsters. A revista tinha  um diferencial em relação às revistas dos personagens citados acima: Se passava no Universo Marvel tradicional.


Na história, após provocar caos e destruição na Terra do Sol Nascente em meados dos anos 50, o Godzilla subitamente desaparece. Ninguém sabe, ninguém viu. Teria o lagartão morrido? Estaria tirando férias? Ó, dúvida!!

O caso é que pouco a pouco a vida voltou ao normal e ele foi esquecido até que no fim dos anos 70, o Godzilla ressurge no Alasca. A exemplo de um certo bandeiroso, o Godzilla acabou preso no gelo por esse tempo todo e, agora livre, o lagarto desorientado começa a esticar as canelas em direção ao resto do EUA. Para conter o bicho, a S.H.I.E.L.D cria o “Godzilla Squad”. Comandada pelo Dum Dum Dungan. A nova divisão da Agência faz de tudo pra conter, ou ao menos minimizar os estragos do Godzilla.


Ao longo de 24 edições, acompanhamos a marcha do Godzilla pelos EUA e conforme vai avançando, diversos personagens Marvel vão interagindo com o Monstro e tem de tudo: Confronto com os Campeões, com os Defensores, tentam se livrar do Godzilla com uma máquina do tempo do Dr. Destino, encolhê-lo com o uso de Partículas Pym, criar um Robô Gigante para enfrentá-lo. Obviamente nada disso dá resultado.

Com o Godzilla finalmente chegando ao centro de MANHATTAN ocorre o clímax da série com um mega confronto que envolve os Vingadores e o Quarteto Fantástico.


No final, após chutar muitos traseiros super heróicos, o Godzilla chega ao Mar e desaparece no horizonte aquático.

Após isso, o Godzilla não tornou a ser visto…ou será que voltou?


Anos depois em abril de 85 na edição 193 da revista do Homem de Ferro, surge um dinossauro aquático que na verdade é o Godzilla após sofrer uma mutação. Como a Marvel não tinha mais os direitos sobre o personagem, resolveram fazer umas pequenas alterações no lagartão e usá-lo assim mesmo.

Após essa aparição, o monstro ficou fora das revistas por algum tempo. Quer dizer. Ele até aparecia vez aqui, outra ali como Easter Egg mas nunca era mecionado. Duas dessas aparições foram: quando o Toupeira invade a cidade, e é possível ver o Godzilla no meio dos monstros do subterrâneo; e durante a Saga do Clone quando Ben Reilly, que era o Aranha na época, é capturado e preso em um quarto com brinquedos gigantes (a intenção era fazer ele acreditar que havia encolhido) e um desses brinquedos, adivinhem só, era o Godzilla.


Já em 2009, na edição 507 de Uncanny X-Men, o Godzilla aparece novamente e com uma nova mutação que o deixa ainda mais diferente e agora chamado de Leviathan. Infelizmente o monstro acaba sendo morto pelas mãos (ou asas) do Arcanjo.


 Como quase tudo que se refere à quadrinhos Marvel, dá pra ignorar as últimas besteiras que fizeram com ele e se apegar apenas ao título principal do Lagartão gigante. Infelizmente nenhuma delas saiu no Brasil mas vale o registro. E que venha o novo filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.