sexta-feira, 25 de abril de 2014

Um Até Breve ao Genial Gabriel García Márquez

por
Corto de Malta

Morreu dia 17 de abril, sexta feira, morreu o escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano Gabriel García Marquéz, um dos maiores nomes da Literatura de todos os tempos.

Gabo, como era carinhosamente chamado, começou a escrever como jornalista. Em 12955 publica seu primeiro romance, O Enterro do Diabo (La Hojarasca). 

García Marquéz é considerado o criador do gênero de ficção Realismo Fantástico (ou Realismo Mágico) com a obra Cem Anos de Solidão, de 1967. Esse estilo influenciou e influencia até hoje não só a Literatura, mas também o Cinema, o Teatro, a Televisão, os Quadrinhos e a Internet.

García Márquez também ativista político abertamente de Esquerda e admirador de Simon Bolívar. Em 1982 se consagrou mundialmente conquistando o Prêmio Nobel de Literatura.

Além de Cem Anos de Solidão, seus trabalhos mais conhecidos são Relato de um Náufrago, Ninguém Escreve ao Coronel, Olhos de Cão Azul, Má Hora: O Veneno da Madrugada, O Outono do Patriarca, Crônica uma Morte Anunciada, O General em Seu Labirinto, De Amor e Outros Demônios, Memórias de Minhas Putas Tristes e O Amor nos Tempos do Cólera, o livro seu favorito.




''... se deixou levar por sua convicção de que os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim que a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos.''


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.