terça-feira, 8 de abril de 2014

A Despedida de Mickey Rooney, a Carreira Mais Longa do Cinema

por
Corto de Malta

Morreu domingo, 6 de abril de 2014, aos 93 anos, o ator Mickey Rooney conhecido por ter a carreira mais longa do cinema.
Rooney começou a carreira nos filmes mudos e até mês passado ainda estava filmando Uma Noite no Museu 3.

Nascido Joseph Yule Jr. em 20 de setembro de 1920, Mickey Rooney era de uma família da artistas e cresceu no Teatro Vaudeville. Estreou no Cinema interpretando o personagem Mickey McGuire (daí veio seu nome artístico) em 78 curta metragens cômicos gravados entre 1927 e 1936. Entre 1937 e 1958 interpretou o personagem Andy Harry em uma série de filmes.

Seu carisma inegável o levou a ter uma longeva carreira na Sétima Arte, trabalhando como as mais variados astros e estrelas como Lionel Barrymore, Carmem Miranda, Judy Garland, Spencer Tracy, Audrey Hepburn e Ava Gardner, sua primeira esposa.

Rooney foi duas vezes indicado Oscar e ganhou dois prêmios especiais da Academia, um de Revelação Juvenil e outro pelo Conjunto da Obra.

Entre os filmes de que participou estão os clássicos Bonequinha de Luxo, Corcel Negro, Marujo Intrépido, Deu a Louca no Mundo, A Comédia Humana, A Mocidade é Assim, As Pontes de Toko-Ri, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.