terça-feira, 25 de março de 2014

Morreu o Comediante Canarinho

por
Corto de Malta

Faleceu sexta-feira, 21 de março de 2014, o humorista Aloisio Ferreira Gomes, de 86 anos, popularmente conhecido como Canarinho.


Nascido em Salvador em 19 de dezembro de 1927, Canarinho estreou como artista no radio. Aos 20 anos já era cantor profissional na Bahia e e logo mudou-se para São Paulo onde, alé, de uma carreira como sambista, começou a escrever uma coluna de esportes na Folha da Manhã.


Trabalhou também no Teatro, Cinema e Televisão. Integrou o elenco do Sítio do Pica-pau Amarelo entre os anos 70 e 80, mas foi numa certa Praça que atingiu seu maior sucesso.

Em 1956 Canarinho  se descobriu na Comédia ao fazer parte do programa Praça da Alegria na Globo, apresentado por Manuel de Nóbrega. Nos anos 80 participou da tentativa de revival do humorístico na Bandeirantes, agora renomeado Praça Brasil e apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega, filho de Manuel de Nóbrega. E, por fim, em 1987, foi com Carlos e muitos outros para o SBT, onde o programa foi rebatizado como A Praça é Nossa.


Tirando um breve afastamento nos anos 2000, Canarinho ficou até o fim atuando na A Praça é Nossa. Entre outros personagens, seu mais famoso era um usuário de telefone público (que depois virou celular) que atrapalhava a conversa dos outros ao redor numa espécie de "linha cruzada".

Com Canarinho parte também um tipo de humor simples que não se faz mais hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.