sexta-feira, 14 de março de 2014

Conheça Krrish, o Super Herói de Bollywood

por
Corto de Malta
 

Fortemente influenciada por Hollywood a indústria do Cinema indiana (que é a maior do mundo) acabou criando sua própria franquia de super herói, ainda que tenha começado de forma quase acidental.




Tudo começou em 2003 com o filme Koi... Mil Gaya, que contava a história de um extraterrestre chamado Jadoo que ao visitar a Terra ficava amigo de um rapaz Rohit (Hrithik Roshan) que sofria de atraso mental e era vítima de bullying de seus colegas.

Com seus dons Jadoo não apenas curou Rohit como lhe concedeu super poderes, enquanto amigo ajudava a escapar das autoridades e voltar para seu planeta.



O filme foi claramente inspirado em E.T. - O Extraterrestre de Steven Spielberg e foi o maior sucesso dos cinemas indianos em 2003. Assim em 2006 surgiu uma sequência que levava a trama por um caminho diferente, Krrish (também conhecido como Krrish 2).

O segundo longa metragem contava a história de Krishna (Hrithik Roshan em novo papel), o filho de Rohit e sua amada Nisha (Preity Zinta). Krishna herdou os super poderes do pai que morreu num acidente misterioso com um supercomputador e tem que crescer se acostumando com eles. Quando se depara com um incêndio veste uma máscara preta para salvar um grupo de crianças e termina a utilizando para se tornar um super-herói.



Esse filme é nitidamente inspirado pelo Superman, tanto que o protagonista é apaixonado por uma jornalista, Priya (Priyanka Chopra), que quer descobrir sua identidade secreta e enfrenta um cientista louco, Doutor Siddhant Arya (Naseeruddin Shah). No final o herói descobre que Rohit estava vivo prisioneiro do vilão e pai e filho se reencontram.

Krrish foi planejado pra ser uma das maiores super produções de Bollywood e atingir o mercado internacional. Sua bilheteria na Índia foi  maior do que a de Superman - O Retorno, lançado no mesmo ano. Seu sucesso fez com que em 2013 fosse lançada mais uma continuação, Krrish 3.


Hrithik Roshan retorna aos papéis de Krrish/Krishna e Rohit na história onde eles precisam enfrentar  uma organização de mutantes comandada pelo vingativo Kaal (Vivek Oberoi), a qual guarda uma ligação secreta profunda com aquela família, e que quer espalhar pela Índia um mortal vírus africano.

Krissh 3 foi assim como seus antecessores um grande sucesso quebrando recordes de bilheteria. Um dos grandes responsáveis pela trilogia ser tão bem sucedida foi o produtor e diretor dos longa metragens, Rakesh Roshan. Mesmo não fugindo a regra do estilo de cinema indiano (todos os 3 filmes tem cenas musicais por exemplo) ele conseguiu criar uma autêntica saga de super-herói.


Roshan que já garantiu que filmará um quarto capítulo para a franquia no qual, atendendo a pedidos do público, o herói deverá ganhar um sidekick.

 O sucesso é tão grande na Índia, que Krrish já ganhou versão em games até longa metragens animados em parceria com o Cartoon Network local e batizada de Kid Krrish.


4 comentários:

Israel Sitoe disse...

Eu quero saber se prya é verdadeira esposa do krish??

Israel Sitoe disse...

Eu quero saber se prya é verdadeira esposa do krish??

Unknown disse...

Segundo algumas fontes visitadas, Prya é verdadeira esposa do Krish

Unknown disse...

Segundo algumas fontes visitadas, Prya é verdadeira esposa do Krish

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.