sexta-feira, 28 de março de 2014

Cartas de Um Navegante: Frozen Copiou Cavaleiros do Zodiaco?

por
Corto de Malta

Pelo menos é o que alegam alguns fãs em fóruns da internet dos EUA e do Japão.

 Segundo o site Kotaku, alguns fãs de Saint Seiya notaram uma semelhança com as personagens principais do longa metragem animado Frozen da Disney com a Hilda de Polaris e sua irmã Freya de Os Cavaleiros do Zodíaco.



Durante a Saga de Asgard Freya pede ajuda a Hyoga de Cisne e aos demais Cavaleiros de Athena para salvarem sua irmã mais velha, Hilda. As duas vivem em Asgard, o distante reino gelado onde as pessoas reverenciam o Deus nórdico Odin, sendo Hilda a sua representante na Terra.

O conflito começa quando alguém - que mais tarde revela-se como sendo Poseidon, o Deus dos Mares - hipnotiza Hilda prendendo em seu dedo o Anel Nibelungo. A partir daí ela muda sua personalidade boa para má e reúne seus Guerreiros Deuses para dominar a Terra. Essa mudança de atitude de Hilda faz com que as calotas polares comecem a derreter ameaçando inundar toda a Terra.


Já em Frozen - Uma Aventura Congelante é contada a história de duas irmãs, Elsa e Anna. A primeira nasceu como dom de transformar tudo ao redor em gelo com suas mãos. Uma vez, brincando quando crianças, ela fere Anna acidentalmente e desde então é trancada no palácio separada da irmã pelos pais, tentando suprimir seu poder.

Quando as duas se tornam adultas, após a morte dos pais, elas tem que começar a conviver com as pessoas do mundo exterior e durante uma festa e uma discussão a agora Rainha Elsa revela seu poder diante dos olhos de nobreza e súditos que a encaram como a um monstro.


Elsa foge para um castelo de gelo e assume a identidade de Rainha da Neve, mas seu poder continua congelando o reino e cabe a sua irmã, Princesa Anna, trazê-la de volta antes que seja tarde.

Então, onde reside a questão?




Teoricamente Frozen deveria ser uma adaptação de A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen, mas passa longe disso. A história original gira em torno de um casal de irmãos, Kai e Gerda, que enfrentam a Rainha da Neve, que era completamente má.

Mas pára por aí. Praticamente as únicas semelhanças com a versão Disney estão nos poderes de Elsa e na trama que envolve uma irmã querendo resgatar seu parente. Não sei que motivos levaram a Disney a modificar tanto a versão de Andersen. Possivelmente eles quiseram humanizar a ideia de Bem contra o Mal.


Pra quem viu Frozen essa subversão do clichê fica clara quando ocorre uma reviravolta com as motivações de um personagem de forma como eu ainda não havia visto num desenho animado produzido pelo estúdio do camundongo.

Só posso supor então que isso se deve ao histórico de acusações que a Disney sofre de ter plagiado animes. Os casos mais famosos, envolvendo O Rei Leão e Kimba- O Leão Branco e Atlantis e Nadia - O Segredo da Água Azul, rendem acaloradas discussões na internet até hoje. Talvez, ao notarem que as diferenças entre Frozen a A Rainha da Neve, as pessoas logo procuraram algum outro ponto de convergência e algumas peculiaridades de roteiro e desenhos os levaram até essa fase obscura do anime Saint Seiya.


Por isso mesmo procurar buscar uma correlação de Elsa e Anna com Hilda e Freya me parece uma forçada de barra e tanto. Sou fã de Cavaleiros do Zodíaco, mas a trama de Asgard não é dos meus momentos preferidos do anime. Na minha opinião a história de Hilda e Freya é muito superficial se comparada com as irmãs de Frozen. Na própria Saga de Asgard vemos um tratamento mais elaborado dado pela Toei Animation na relação entre os irmãos Bado e Shido.

O que torna as coisas muito mais interessantes, porém, é o seguinte. Se, por um acaso do destino, Frozen se inspirou mesmo em Cavaleiros do Zodíaco, e daí? Primeiro que os citados Shido e Bado são claramente inspirados no livro Os Irmãos Corsos do escritor Alexandre Dumas. 



Segundo que pela forma como Elsa é apresentada ela tem pouco a ver com a Hilda e muito mais a ver com a lenda do Rei do Midas, substituindo somente o poder de criar transformar tudo em ouro pelo poder de transformar tudo em gelo.

No fim as histórias são assim mesmo. Criatividade é pegar elementos que já existam, misturá-los e então criar algo com identidade própria. Bem ou mal, todas essas histórias mencionadas existem e continuarão existindo independentes umas das outras, para serem apreciadas por todos nós.


Ou seja, mesmo aceitando tudo que foi dito, teríamos que aceitar que Frozen subverte os clichês de adaptações da Disney com uma mistura do livro do Andersen com a lenda do Rei Midas e com a Saga de Asgard dos Cavaleiros do Zodíaco, a qual também buscou inspiração na literatura europeia.

Só isso já tornaria Frozen uma obra criativa. Além de tudo, ele também é um bom filme e uma boa atualização dos contos-de-fadas.



Observação Final: Sempre achei que a história do Fenrir foi tirada do Mogli, o Menino-Lobo, do Rudyard Kipling.

10 comentários:

Renver disse...

Cara deu até vontade de ver Frozen... pensei que era mais uma animação babaca de romance...

Corto de Malta disse...

Parte da reviravolta que eu falei envolve justamente esse clichê do romance.

Anônimo disse...

Já não bastava o Corto defender indubitavelmente o bátema, agora vem puxar o saco de CDZ.

Se frozen copiou CDZ, CDZ copiou o Anel de Nibelungo!

Não é porque um trabalho bebe da mesma fonte que outro, que eel foi copiado!

Se quer falar de PLÁGIO DESCARADO fala de REI LEÃO - KIMBA O LEÃO BRANCO!!

Aproveita tmb e senta no colo do bátema!!

Corto e suas cortisess

Corto de Malta disse...

Que bom que vc concordou com tudo que eu falei no texto Anônimo.

Kira-Sama disse...

A coisa mais legal da internet, é que qualquer bunda mole vira um xingador ofensivo perigoso e valentão, né Anônimo?
Pena que essa sua valentia não se expressa na hora de levar isso pro mundo real, pois do contrário, vc não seria anônimo.
Corto, eu tb não curti muito a fase de Asgard, e tb ainda não vi Frozen, mas adianto em lhe dizer que se há similaridades, inspirações, isso talvez seja inevitável, mas isso não significa que seja plágio. Longe disso.

leandromd disse...

Não assisti Frozen ainda, mas sempre que vejo alguma propaganda sobre esse desenho, lembro da saga de Asgard dos CDZ! rsrsrs!

Anônimo disse...

OOOO CORTO

ANTES QUE EU ME ESQUEÇA:

..................... .. ... /´ /)
...................... ..,../¯ ../
..................... ..../... ./
.................... ..,/¯ ../
.................... ./... ./
.............../´¯/' ...'/´¯`•¸
............./'/.../... ./... ..../¨¯\
............('(...´(... ........,~/'...')
..............\.......... ........\/..../
................\''.............. _.•´
..................\..............
....................\............

——————/´ ¯/)
—————--/—-/
—————-/—-/
———--/´¯/'--'/´¯`•_
———-/'/--/—-/—--/¨¯|
——--('(———- ¯~/'---')
———\————-'—--/
———-'\'————_-•´
————\———--(
————-\———--\

............./´¯/)............(\¯`\
............/....//........... ..\\....\
.........../....//............ ...\\....\
...../´¯/..../´¯\.........../¯ `\....\¯`\
.././.../..../..../.|_......_| .\....\....\.\.\..
(.(....(....(..../.)..).. ( ..(.. \....)....)..).)
.\................\/.../....\. ..\/.............../
..\................. /........\................../
....\..............(.......... ).............../

Anônimo disse...

Corto, seu blog é a sua cara, chato pra caralho!

Eduardo Consolo dos Santos disse...

Aliás, falando no Shido e no Bado, tem um filme francês cuja história lembra muito a trama deles. Se chama Dois Irmãos e mostra a história de dois tigres irmãos gêmeos que foram separados entre si quando muito pequenos.

Anônimo disse...

Publicação de 2014, devo estar atrasado...
A real semelhança entre Frozen e CdZ está nos personagens Elsa e Hyoga: loiros; olhos azuis; nascidos em países do extremo norte; órfãos; mãe morta em naufrágio; poderes congelantes.
Elsa é praticamente a contraparte feminina do cisne...

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.