segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Morre Harold Ramis, o Eterno Egon dos Caça Fantasmas

por
Corto de Malta

O ator, diretor e escritor faleceu hoje, dia 24 de fevereiro de 2014, aos 69 anos. Ele teve complicações decorrentes de uma doença nos vasos sanguíneos.


Nascido em 21 de fevereiro de 1944, Harold Ramis (que chegou a ser até editor da revista Playboy), começou a carreira de ator no teatro e seu primeiro sucesso foi a série SCTV nos anos 70.


Seu primeiro trabalho de roteirista foi com O Clube dos Cafajestes, de John Landis em 1978. Depois em Almôndegas de 1979 iniciou  sua parceria com Bill Murray, com ele escrevendo e Murray estrelando. Depois repetiram a dose em Clube dos Pilantras de 1980, onde Ramis passou a cadeira de diretor além de criar o roteiro.


Repetiu mais uma vez a parceria com Murray, desta vez atuando com ele diante das câmeras em Stripes, que escreveu e foi dirigido por Ivan Reitman em 1981. Em 1983 dirigiu um de seus maiores sucessos, o primeiro Férias Frustadas, estrelado por Chevy Chase e Beverly D'Angelo com roteiro de John Hughes.


Porém, o ponto alto de sua carreira viria em 1984 quando, ao lado de Dan Akroyd, escreveu Os Caça-Fantasmas, filme estrelado por ele mesmo no papel do Dr. Egon Spengler ao lado de Akroyd, Murray, Ernie Hudson, Sigouney Weaver e Rick Moranis, com direção de Reitman. O sucesso foi tanto que todos voltaram pra um bis com Os Caça-Fantasmas 2 em 1989.


Antes, em 1988, escreveu a continuação de Clube dos Pilantras, dessa vez estrelada por Dan Akroyd e Jackie Mason. Já em 1993 Harold Ramis escreveu e dirigiu outro clássico: Feitiço do Tempo, estrelado por Bill Murray e Andy Macdowell.





Durante os anos 90 ainda dirigiu algumas comédias como Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias, Máfia no Divã e Endiabrado. Em 2006 e 2007 tornou-se um diretor frequente do popular seriado The Office. Também seguiu atuando em filmes como Melhor é Impossível, Alta Fidelidade, O Último Beijo e Ligeiramente Grávidos.


Seu último grande projeto foi em 2009 quando escreveu, produziu e dirigiu a comédia Ano Um com Jack Black e Michael Cera. Nos últimos anos vinha trabalhando com Dan Akroyd no roteiro de Os Caça-Fantasmas 3, projeto que agora, infelizmente parece ter sido sepultado definitivamente.


Ao menos, guardaremos as lembranças de um artista completo e que também era o meu favorito dos Caça-Fantasmas.



Um comentário:

Richard Christian disse...

morre uma fábrica de clássicos.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.