terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Hayao Miyazaki Diz Que A Indústria de Animes Perdeu Conexão com as Pessoas Reais

por
Corto de Malta
 

O lendário criador do Studio Ghibli e diretor da animação Vidas ao Vento fez uma crítica ao atual momento da indústria da animação japonesa numa entrevista ao site Rocket News 24, que serve como ponto de partida para uma reflexão.

Enquanto faz o desenho de uma garotinha, Miyazaki comenta:

"Veja, quer você possa desenhar assim ou não, ser capaz de pensar nesse tipo de design depende de você poder dizer a si mesmo 'Ah, sim, garotas assim existem na vida real'. Se você não observa pessoas reais, você não pode fazer coisas assim, pois você nunca as viu. Algumas pessoas passam suas vidas interessadas apenas em si mesmas. Quase toda a animação japonesa é produzida sem nenhuma base da observação de pessoas de verdade. É produzida por humanos que não suportam olhar para outros humanos. E é por isso que a indústria está cheia de otakus."

Nitidamente ele se refere a otakus no sentido pejorativo, ou seja, em bom português seria o"nerd babão e virjão" que tem mais atividade social num video game que na vida real. É mais ou menos assim que o otaku é visto no Japão. Já no Brasil qualquer fã de animes e mangá é considerado otaku.

Semântica à parte esse assunto está longe e ser um problema exclusivo dos animes ou somente da indústria do entretenimento japonesa. Voltaremos a falar disso em outra oportunidade.


FONTE: Omelete.

Um comentário:

Anônimo disse...

otaku no sentido q ele falou é pejorativo mesmo. Chamar cara de virjao de forma debochada é bullying

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.