sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Baú do Tesouro: O Hobbit Animado por Macgaren


Antes eu falava que não estava ligando muito pra O Hobbit já que não era fã de Senhor dos Anéis. Pois bem, em um fim de semana sem nada pra fazer resolvi finalmente dar uma chance à trilogia de três filmes do Senhor dos Anéis e… entrei pra turma dos fãs. 

Com a proximidade do primeiro filme da nova trilogia, li o livro do Hobbit e acabei descobrindo que essa não é a primeira adaptação da história para a tela. Em 1977 foi lançada uma versão animada da história que é até competente. Mas vamos por partes.


A primeira coisa que chama a atenção no filme é sua fidelidade ao livro. O roteiro segue a história praticamente ao pé da letra. Ou seja: Conta a história de Bilbo Bolseiro um Hobbit que levava uma vidinha pacata até receber a visita do Mago Gandalf e  sete treze anões.ele então é levado para uma aventura: Recuperar o tesouro dos anões que foi roubado a muito tempo atrás pelo Dragão Smaug.

O único porém é que por ter apenas uma hora e vinte, as coisas são “meio” corridas e algumas partes como toda a participação do Beorn foi limada da história mas nada que atrapalhe. Ao contrário: dá até uma certa sensação de urgência. Mas o clima leve do livro (que, diferente de O Senhor dos Anéis, é um livro infantil, nunca é demais lembrar) foi mantido.

Um anel para a todos comandar

A animação ficou a cargo do estúdio Japonês Topcraft responsável entre outras coisas como Nausicaä  e é, para os padrões da época até que bem feita. Claro que fica a estranheza para o visual de alguns personagens quando já temos a imagem deles formada pelos filmes, sendo o principal, o Gollum. Bastante diferente de sua versão imortalizada na trilogia Senhor dos Anéis. Mas o ponto que mais me incomodou,de longe foram as músicas. Ou devo dizer A música. que toca a praticamente a cada cinco minutos de desenhos e vai “narrando” as aventuras dos personagens. Teve uma hora que eu já não aguentava mais.

O Gollum e seu precioso novo (ou velho) visual

 O Hobbit animado vale pela curiosidade e se você quer ir ao cinema ver os filmes mas não tem tempo de ler o livro, é uma boa maneira de conhecer a história (Ou vá no cinema e seja surpreendido) mas lembre-se que o desenho é de 77 e é feito da maneira antiga (à mão) então não espere as tecnologias de última geração que está acostumado a ver nos desenhos atuais. Recomendo a assistida.


Veja abaixo um trailer feito por um fã mesclando a animação O Hobbit com a trilha sonora de O Senhor dos Anéis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.