terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Filme de Hitchcock Sobre Holocausto Será Lançado após 70 Anos

por
Corto de Malta
 

A tragédia do Holocausto pelo olhar do Mestre do Suspense.


Durante a Segunda Guerra Mundial vários cineastas famosos de Hollywood como Frank Capra e John Ford colaboraram com os Aliados gravando documentários sobre o tema. Um deles foi um filme de Alfred Hitchcock que só agora, após sete décadas, chegará ao público.

O mestre do suspense teria ficado em choque com as cenas dos campos de concentração e chegou a ficar afastado dos estúdios por uma semana. Depois retornou e dedicou-se com afinco à produção de Memória dos Campos com a intenção de mostrar aos alemães os horrores do Holocausto.

Memória dos Campos mostra imagens gravadas por soldados britânicos e soviéticos quando chegaram aos campos de concentração de Auschwitz, Bergen-Belsen (cerca de metade do filme), BuchenwaldDachau e o estado em que encontraram mortos e feridos.



No entanto, as autoridades britânicas acharam o filme muito forte e por razões políticas ele nunca foi lançado. Segundo o The Independent as bobines do documentário estava armazenadas no Museu Imperial da Guerra e ele só foi exibido, incompleto, no Festival de Berlim em 1984 e por uma emissora de TV nos EUA em 1985 com baixa qualidade.

Agora, o museu decidiu restaurar o filme para que o mundo o conheça. O curador do Museu Imperial da Guerra, Tobby Haggith, descreveu o documentário como "terrível e brilhante ao mesmo tempo".

Você pode ver abaixo uma versão incompleta de Memória dos Campos, mas aviso: ele é repleto de imagens fortes.


FONTE: Zap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.