quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Da Prensa: Tio Patinhas #582 e #583


A última aventura do Tio Patinhas!

No último Dezembro, a revista do Tio Patinhas completou 50 anos em bancas no Brasil. Pra não deixar a data passar batida a Editora Abril, além de publicar duas edições especiais dedicadas ao Pato mais rico do Mundo, resolveu estender a comemoração pra própria aniversariante e nas edições de Dezembro (582) e Janeiro (583) publicou a história em quatro capítulos: A Última Aventura.

Com roteiros de Francesco Artibani e desenhos de Alessandro Perina, a história mostra que, cansados de levarem a pior, os principais inimigos do Muquirana resolvem se unir pra ver se conseguem finalmente uma vitoriazinha. Assim, trocando de objetivos para evitar as armadilhas e proteções feitas especialmente para eles, a Maga rouba a Caixa Forte e os Metralhas pegam a Moedinha Número 1.  Ao mesmo tempo o Patacôncio e o Pão Duro MacMôney lançam um ataque para destruir o império financeiro do Patinhas e acabam se tornando os donos de todos os bens do Pato. Agora, sem um tostão no bolso, o Patinhas tentará recuperar seu império com ajuda de seus bens mais valiosos: A família e amigos (Ok. Essa parte é piegas mas funciona na história então, é aceitável).


Assim que comecei a ler lembrei logo de “Atos de Vingança”:  Uma Saga da Marvel nos anos 80 (e que faz tempo que quero falar sobre ela aqui mas nunca consigo) onde os vilões trocam de adversários pra pegar os heróis de surpresa ao colocá-los frente a frente com inimigos que nunca haviam enfrentado. Tudo bem que a idéia de vários vilões se unirem não é lá uma novidade. Vide o Sexteto Sinistro, Mestres do Terror ou até na Disney mesmo com diversas histórias onde os vilões se unem. Inclusive na Saga em 4 edições que encerrou a antiga revista dos DuckTales.

Mas o que gostei nessa “Última Aventura” é exatamente o fato de, além de todos atacarem praticamente ao mesmo tempo, ocorrer essa troca de objetivos e um ir buscar algo que está protegido contra o outro, mais ou menos o mesmo modus operandi dos vilões na já citada Atos de Vingança.


Também é interessante que nessa história fica evidente a diferença entre o Patacôncio e o MacMôney: Embora ambos sejam empresários rivais do Patinhas e não vejam a hora de deixar o pato velho pra trás, o Patacôncio não chega a ser efetivamente Mau. Ok, ele é trapaceiro, desleal e muitas outras “qualidades” questionáveis. Ainda assim, ele é o típico garoto mimado que, por ter herdado sua fortuna, fica enchendo o Patinhas só pelo prazer de se dar bem e derrotar seu inimigo.

Já o Macmôney não. Ele é o que se pode chamar de vilão propriamente dito. Desde que surgiu ele nunca se preocupou muito em cruzar qualquer limite pra atingir seus objetivos. Nesta história mesmo (E correndo o risco de ser Spoiler) ele chega a ordenar a morte dos Metralhas quando a família de ladrões se torna um problema para o plano (Mas os defensores de animais podem ficar tranquilos pois nenhum dos Beagles foi ferido durante a história).

A última aventura também se torna perfeita como uma história comemorativa por trazer praticamente todos os personagens coadjuvantes mais presentes durante esses 50 anos de revista: Desde a Vovó Donalda até a Brigite estão presentes. Some a isso uma participação mais do que especial de um grupo de personagens que fazem parte de uma de minhas histórias preferidas do Carl Barks (E por falar nele, prestem atenção no último quadrinho da história). Não vou falar muito pra não estragar a surpresa mas digo que eu pelo menos adorei vê-los novamente.


A história claro tem alguns defeitos: Particularmente não gostei do plot envolvendo a Maga em certo momento. Achei muita encheção de linguiça mas mesmo assim não é nada que atrapalhe. Mas não muda o fato de ser desnecessário.

Além dos 4 capítulos da Saga principal, ainda há algumas historinhas curtas que completam a edição mas nem vale a pena entrar em detalhes. Não por serem ruins mas apenas por não terem a ver com a história comemorativa que é o foco aqui no post.

Tio Patinhas 582  e 583 custam P$ (Símbolo de pataca) 4,95  e são recomendadas assim como as duas edições especiais de 50 anos (Quando eu finalmente tiver um tempinho pra ler quem sabe não comento por aqui também?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.