sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cine Climax: Phenomena

por
Corto de Malta

Jennifer Connely novinha + Dario Argento no auge da criatividade + Um Assassino Misterioso + Insetos Bizarros + Uma Macaca Muito Louca = Phenomena.

Em Phenomena, Connely interpreta Jennifer Corvino, uma jovem americana, filha de um astro de rock, que tem estranhos poderes paranormais de se comunicar com insetos e sofre de sonambulismo.


Quando Jennifer é enviada para ir morar num internato na Suíça ela descobre que a região que está sendo assolada pelos brutais ataques de um psicopata.

Apesar de Jennifer ser considerada estranha e sofrer bullying de suas colegas ela desperta o interesse do entomologista Dr. MacGregor (Donald Pleasence), dono de uma simpática – e vingativa – macaquinha. Como Jennifer presenciou um dos ataques do serial killer durante seu sonambulismo, e fascinado com o dom da menina de se comunicar com insetos, MacGregor a convence a servir como isca para capturarem o criminoso. Porém, nada sai como o planejado.


Phenomena é um filme loucaço do Dario Argento – no melhor sentido da expressão – onde ele bate num liquidificador quase tudo que já tinha feito então em sua carreira de cineasta misturando parte da trama de Suspiria com vários temas utilizados em seus filmes no gênero Giallo (incluindo a estranha relação com os animais) e metendo rock pesado no meio – a trilha do filme conta com Iron Maden e Motorhead - além de salpicar a parte final do longa metragem com uma porrada de Deus ExMachina um atrás do outro.

E ainda assim (ou por causa disso) Phenomena é um dos seus melhores trabalhos. Um filme que flerta com o trash o tempo inteiro e tem um ritmo estranho. Começa bem firme no suspense construindo situações interessantes, vai ficando monótono e, quando você não dá mais nada, o terço final da história sacode a trama com reviravoltas alucinantes a todo momento.



Observação 1: Além de linda Jennifer Connely já era talentosa desde muito nova, pois Phenomena foi seu primeiro longa metragem como protagonista, logo após estrear como atriz em Era Uma Vez na América.

Observação 2: Como disse um amigo meu: “Essa macaca põe a Chita no chinelo.”

Assista o filme Completo e Legendado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.