terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Top Max: 10 Versões Bizarras do Papai Noel

por
Corto de Malta

Apesar de só costumar só dar as caras uma vez por ano, o Bom Velhinho já foi uma das maiores vítimas das adaptações de Hollywood. Confira abaixo algumas das mais bizarras:

 10 - O Estranho Mundo de Jack


Essa espertíssima animação produzida por Tim Burton mistura a mitologia de Natal com a do Dia das Bruxas quando Jack, O Rei das Abóboras, um habitante da Cidade do Halloween, visita a Cidade do Natal. Encantado com o clima festivo do lugar, decide convencer seus amigos a sequestrarem o Papai Noel e o levarem para  a Cidade do Halloween. A confusão aumenta quando Jack decide distribuir presentes no lugar do Bom Velhinho, mas seu gosto bizarro não é exatamente apreciado pelas crianças.

 Provavelmente é o melhor filme de toda a lista, dirigido por Henry Selick usando a técnica stop motion.

 





9 - Meu Papai é Noel


Filme que virou figurinha fácil nas TVs abertas dos últimos anos, assim como suas continuações. Tentam de todas as formas transformá-lo num clássico natalino. Conta sobre um rico engravatado vivido por Tim Allen. Divorciado, ele nunca tem tempo para o filho, até que o Papai Noel (o próprio) sofre um acidente no seu telhado e assim o Tim Allen o substitui, ganhando barriga, barba e cabelos brancos para alegria de seu filho. O Judge Reinhold rouba a cena como o psiquiatra pateta e cético, que é o novo marido da mãe do garoto. Pra falar a verdade, ele foi o único que eu achei um pouco engraçado no filme.

Mas serei sincero: Meu Papai é Noel não é um filme ruim. Nem suas continuações. É só uma idéia hiper-tosca que procurou ser desenvolvida o melhor possível pra atender um público infantil e que por isso desagrada tanto a adultos em geral. Mesmo sendo uma trilogia fraquinha, ela tem o mérito de retratar numa fantasia infantil uma família de divorciados que se relacionam bem. Já o conceito bizarro de que Papai Noel é um cargo ou entidade, ou sei lá o quê... que poderia ser assumido por qualquer um, me lembrou de como fiquei indignado por Don Diego de La Vega passar a Máscara do Zorro para seu genro no filme homônimo.

Desnecessário é pouco. Pior é que essa porra virou moda e anos depois lançaram Pode Me Chamar de Noel em que Whoopi Goldberg substitui o Bom Velhinho. Também teve um filme em que o Hulk Hogan bancava o Papai Noel. Enfim...






8 - Natal Sangrento


Isso aqui foi uma tentativa de mesclar dois gêneros de sucesso do cinema, o slasher e os filmes de Natal. Então tínhamos a estranha história de um garotinho que um belo dia numa estrada testemunhou o pai ser assassinado e a mãe estuprada e morta por um bandido vestido de Papai Noel. Criado em um orfanato por uma freira abusiva, ele cresce com o miolo mole e ao ficar adulto não sabe lidar com certas coisas da vida.

Acaba indo trabalhar numa loja onde é forçado a se vestir de Papai Noel durante o Natal. Isso não podia acabar bem, e ele acaba surtando de vez e matando geral. O filme causou uma polêmica danada nos EUA na década de 80. Como polêmica pode ser sinônimo de grana, lançaram mais QUATRO continuações, estreladas pelo irmão do protagonista do primeiro filme, que por sua vez pirou quando testemunhou a morte do irmão no fim do primeiro longa-metragem da série. E em 2012 Natal Sangrento ainda ganhou um remake.



 



7 - Natal do Mal (Christmas Evil)


Esse longa-metragem, feito quatro anos antes de Natal Sangrento, conta sobre um garoto que adorava o Natal até flagrar o Papai Noel cheio de intimidade com sua mãe. Obviamente era o pai dele, fazendo sexo oral em sua mãe vestido de Noel, mas o moleque não sabia. Adulto, ele ainda tenta resgatar o espírito de Natal perdido trabalhando como Papai Noel. No entanto, o comportamento cínico das crianças vai despertando seu trauma de infância até que ele pire de vez e... pasmem... comece a matar geral!

Esse filme procura seguir por uma abordagem diferente, focando mais no psicológico com a interpretação do protagonista mostrando mais a degradação mental do personagem. Ainda assim, é bizarro.






 6 - Papai Noel das Cavernas




Não sei o que é mais sinistro, se é esse filme ou alguém ter tido a idéia de fazê-lo. Durante a escavação de um monte da Finlândia, é encontrada uma criatura congelada que é identificada como o "verdadeiro" Papai Noel, cruel e violento, que ataca os meninos da região. Tipo, como se fosse um fóssil ou algo assim. Daí os caçadores que o encontraram tentam vendê-lo quando crianças locais começam a desaparecer misteriosamente e duendes aparecem em busca de vingança... ou pelo menos é isso que está escrito na sinopse maluca desse filme maluco.

Há quem diga até que é um bom filme de terror, mas é o cúmulo do nonsense a forma natural como todos enxergam um achado arqueológico num velho barbudo e esquelético vestido de vermelho. Se for assim, dentro da família de muitas pessoas existem "achados arqueológicos".

 




  5 - Uma Noite de Fúria



Aqui o povo chutou o balde de vez mesmo. Papai Noel é o filho do Diabo (!?!?!) que perdeu uma aposta feita com um Anjo e teve que ser bom durante mil anos distribuindo presentes e alegria para as crianças, as quais ele odeia. Passado esse tempo ele decide barbarizar causando uma verdadeira chacina na Noite de Natal. Um garoto, ajudado pela namorada e pelo avô que, por acaso, conhece a verdade por trás do mito do Papai Noel, tem que deter o agora Mau Velhinho.

Esse filme faz questão de ser ofensivo e agressivo. Ele foi feito com toda certeza pensando em lucrar com a polêmica. A parte da mitologia até que é interessante, mas Uma Noite de Fúria é essencialmente uma peça de humor negro de gosto discutível estrelado por um Papai Noel interpretado por um ex-lutador de luta-livre.

 




4 - Lobo: Especial Paramilitar de Natal


Na HQ que todo mundo por aqui deve conhecer o Coelhinho da Páscoa contrata o Lobo, personagem da DC Comics, para matar o Papai Noel. Só que o Velho não está disposto a facilitar pro Último Czarniano.  

Scott Leberetch criou um fanfilm, The Lobo ParaMillitary Christmas, adaptando essa surreal história de Lobo X Papai Noel, e ele é o quarto colocado do nosso Top de Bizarrices com o Bom Velhinho.

 




3 - O Natal da Família Monstro


Quando o garoto Eddie Monstro começa a duvidar do Natal, a Família Monstro convoca o próprio Papai Noel. Mas o Bom Velhinho também está passando por uma crise e o Vovô tenta criar uma fórmula que o ajude a entregar todos os presentes. Só que ele acidentalmente... TRANSFORMA O PAPAI NOEL NUM PANETONE!
 
Não me levem a mal, eu adoro Os Monstros. Mas essa "fusão" dos dois símbolos do Natal foi i-ne-nar-ra-vel-men-te gro-tes-co! Só faltou o Herman COMER o Papai Noel!

 




2 - Santa Claus (Papai Noel Contra o Diabo)


Nesse inacreditável filme mexicano de 1959, Lúcifer (!!!) ordena a seu assistente, o demônio Pitch,  que coloque as crianças da Terra contra Papai Noel, que nessa versão vive num castelo no espaço sideral!! Porém, com ajuda de seu principal assistente, o Mago Merlin (Sim! AQUELE Merlin!) o Bom Velhinho consegue escapar das armadilhas de Pitch e dar um bom Natal para as crianças, entre elas Billy, um garoto rico negligenciado pelos pais, e Lupita, uma pobre menina que quer duas bonecas de presente, para dar uma delas ao Menino Jesus...

Mais bizarro que a história louca desse filme só o fato dele ter feito sucesso nos cinemas mexicanos e depois ainda conseguir lugar cativo na programação das televisões norte-americanas durante os feriados natalinos.

 




1 - Papai Noel Conquista os Marcianos



Repita o nome desse filme várias vezes pra ver se você acredita nisso. No arremedo de trama, Papai Noel dá uma entrevista para a TV (?) diretamente de sua fábrica de brinquedos para animar o espírito do Natal. A transmissão chega até Marte (!) onde as crianças locais estão tristes por não celebrarem o Natal. Segundo um sábio local isso poderia prejudicar o amadurecimento delas. O Rei de Marte decide então mandar raptar o Papai Noel na Terra para fazer brinquedos para as crianças marcianas e, de quebra, leva dois garotos terrestres junto.

Um dos piores filmes de todos os tempos, Papai Noel Conquista os Marcianos é chaaaaato pra caramba. A produção, mesmo pra época, (o filme é de 1964), é precária. O longa-metragem todo foi rodado num aeroporto abandonado. E todo mundo é tão bonzinho e ao mesmo tempo atua tão mal que faz parecer que os especiais de Natal da Xuxa são montagens shakespereanas. Chegou a ser "homenageado" num Tela Class e se tornou cult pela mistura de Filmes de Natal e Ficção Científica com o mais puro Trash.

 


Mas, aqui ou em Marte...

o Climax deseja um Feliz Natal pra todos!

Um comentário:

Angel Of Death disse...

Muito bom kkkk... Só viagem. O pior que eu não sabia que existia essa hq do Lobo.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.