sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fox Produzirá um Remake de Assassinato no Expresso Oriente

por
Corto de Malta

Uma das maiores obras-primas (senão a maior) da Rainha do Mistério voltará as telas do cinema.

De acordo com a Variety a Fox tem intenção de refilmar Assassinato no Expresso Oriente dirigido pro Sidney Lumet em 1974. Ridley Scott, Mark Gordon e Simon Kinberg produzirão, mas Scott não vai dirigir o filme, que ainda não tem nem roteirista nem diretor definidos.

O longa metragem é baseado no livro homônimo escrito por Agatha Cristie em 1934, que se tornou uma de suas obras mais populares. Só no ano de seu lançamento vendeu mais de 3 milhões de exemplares.


A trama de mistério se passa quando o Detetive Hercule Poirot (vivido por Albert Finney) embarca no luxuoso Orient Express (que existe na vida real e foi eternizado pela obra) e conhece o estranho milionário Ratchett (Richard Widmark no filme de 1974), o qual é violentamente assassinado à punhaladas durante a noite, justamente quando o trem fica preso em uma nevasca. Ao investigar o homicídio Poirot conhece os excêntricos passageiros e descobre que havia uma relação entre o morto e um horrível crime cometido muitos anos antes.

Para elaborar o seu enigma Agatha Cristie se inspirou num chocante fato real que ocupou as manchetes da década de 30: o sequestro do bebê do aviador Charles Lindberg, o primeiro homem a cruzar o atlântico num avião, caso que culminou numa grande tragédia. Além disso, a própria Agatha teria ficado presa no Orient Express devido a chuva por 24 horas e seu contato com os passageiros inspirou alguns personagens da ficção.


Assassinato no Expresso do Oriente também é lembrado como um dos finais mais marcantes de um livro de mistério.

Existiram outras adaptações da obra, como a versão do recentemente encerrado seriado britânico com David Suchet como Poirot, porém a versão de Sidney Lumet costuma ser lembrada não só por ter sido um dos primeiros longa metragens fiéis de uma obra da autora e por ter sido um grande sucesso, mas também por seu elenco estelar que inclui, além de Finney e Widmark, inclui Ingrid Bergman, Lauren Bacall, Sean Connery, John Gieguld, Vanessa Redgrave, Michael York, Jacqueline Bisset, Anthony Perkins, entre outros.

O anúncio do filme na época dizia: "O maior elenco de personagens suspeitos já envolvidos em assassinato." Provavelmente a intenção da Fox deva ser convidar novamente um grande elenco para o remake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.