quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Exposição Japão: O Reino dos Personagens Chega ao Rio de Janeiro

por
Corto de Malta

O evento itinerante já visitou as capitais São Paulo, Curitiba, Recife, Manaus, Belém e Brasília e agora pode ser apreciado pelos cariocas.


Japão: O Reino dos Personagens é uma exposição que reúne personagens que se tornaram populares na Terra do Sol Nascente e que deixaram sua marca na cultura pop japonesa... e muitos deles repetiram o feito aqui no Brasil.



A intenção da mostra é refletir sobre como personagens de ficção como Ultraman, Hello Kitty, Evangelion, Pikashu etc. influenciaram a sociedade japonesa através de produtos e outros derivados. De acordo com Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute Co. Ltd:

“A existência de produtos com esses personagens é ainda mais significativa. Juntamente com itens comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e variada gama de itens, desde acessórios de moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses. Outro aspecto importante é a mudança dos perfis de consumo: de crianças para adultos, de uso familiar para pessoal, de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas.”


A exposição Japão: O Reino dos Personagens já esteve em Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia, Turquia. No Rio de Janeiro o evento começa hoje, 18 de dezembro e fica até 12 de janeiro de 2014.

O local é o Museu Histórico Nacional na Praça Marechal Âncora sem número (próximo à Praça XV), no Centro do Rio de Janeiro. A exposição pode ser vista de terça a sexta das 10h às 17h30 e aos
Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h

As entradas custam R$8 (individual inteira) e R$20 (Ingresso família: dois adultos e dois estudantes). Aos domingos a entrada é franca.



FONTES: Mundo-Nipo, Japan Foudantion São Paulo e Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.