segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Até Breve Joan Fontaine e Peter O'Toole

por
Corto de Malta


Ontem faleceram duas Lendas do Cinema.

  
Peter O'Toole era irlandês e começou a carreira de ator no teatro. Em 1954 passou a trabalhar na TV e em 1959 estreou no Cinema. Em 1962 marcou seu nome na história da Sétima Arte ao interpretar o papel título do clássico Lawrence da Arábia, de David Lean, até hoje seu personagem mais famoso.


Também fez outros filmes como Becket, O Leão no Inverno, Adeus Mr. Chips, Calígula, O Substituto, O Homem de La Mancha, O Último Imperador, Supergirl, Tróia e Stardust - O Mistério da Estrela. Dublou uma série de desenhos animados do Detetive Sherlock Holmes interpretando o próprio e o crítico Anton Ego na animação Ratatouille.

Foi indicado 8 vezes ao Oscar, mas só venceu um Oscar Honorário em 2003. Morreu dia 14 de dezembro de 2013. aos 86 anos.




Joan Fontaine era uma inglesa nascida no Japão onde seu pai trabalhava como advogado. Sua mãe, Lillian Fontaine, já era uma atriz. Sua irmã mais velha, Olivia de Havilland, também atuava e se tornou uma estrela em Hollywood. As duas acabaram se tornando rivais ao longo da carreira.


Joan começou no teatro em 1934 e estreou no cinema no ano seguinte. Após conhecer o produtor David O. Selznick estrelou Rebecca - A Mulher Inesquecível de Alfred Hitchcock. No ano seguinte ela repetiria a parceria com o Mestre do Suspense e levaria o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Suspeita.

Em 1943 fez aquele que talvez seja o seu papel mais famoso no clássico Carta de Uma Desconhecida de Max Ophuls.

Participou de outros filmes como De Amor Também Se Morre, Ivanhoé - O Vingador do Rei, A Conquista da Felicidade, Jane Eyre, Os Amores de Susan e Bruxa - A Face do Demônio. Morreu dia 15 de dezembro de 2013 aos 96 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.