terça-feira, 5 de novembro de 2013

George Pérez Diz Que a Indústria dos Quadrinhos Se Vendeu ao Cinema

por
Corto de Malta
 

O desenhista, convidado do FIQ deste ano, cedeu entrevista ao jornal O Globo, onde falou um pouco sobre sua carreira e criticou o "oportunismo comercial" dos comics de super-heróis nos Estados Unidos:



"Os quadrinhos deixaram de se preocupar em construir uma mitologia e passaram a existir apenas para ceder matéria-prima para o cinema e os desenhos animados. Não se criam mais personagens por razões artísticas. Hoje, os gibis são criados por interesses monetários na indústria audiovisual. É por isso que, há 20 anos, eu parei de ler HQs, embora ainda viva delas."

Eu lembro que numa San Diego Comic-Con o Kevin Smith - que trabalha tanto nos quadrinhos quanto no Cinema - citou a mesma coisa quando disse que o que começou como uma convenção de HQs agora reservava um espaço muito limitado a elas e se concentrava mais na divulgação dos grandes lançamentos do Cinema.



O artista, que desenhou clássicos da Nona Arte como Novos Titãs, Vingadores, Mulher-Maravilha, Crise nas Infinitas Terras etc. criticou também o atual contexto das histórias,onde é muito sombrio:
"Atualmente não se vê mais nenhum personagem de HQ sorrir. Tudo é sombrio, sem leveza. Até o Super-Homem perdeu sua inocência."
Pérez, porém, recorda com nostalgia de quando criou Crise nas Infinitas Terras:
" “Crise...” foi uma desculpa que dei à DC para ter a oportunidade de desenhar todos os super-heróis que cresci lendo de uma só vez, indo de clássicos de guerra como o Sargento Rock a figuras pós-modernas como os Homens-Metálicos, passando pelo Batman. O sucesso de vendas fez daquela experiência algo histórico e me deu passe-livre para criar."



O desenhista também recorda de seu trabalho tão marcante em personagens femininas dentro de um universo profundamente sexista:
"Eu tenho muito mais amizade com mulheres do que com homens. Aprendi que, para retratá-las com honestidade nos gibis, era necessário ouvir experiências femininas da vida real para entender como as moças pensam e agem, sem incorrer em discursos políticos. Meu esforço era não retratar as mulheres a partir de perspectivas masculinas, que só serviriam para criar Super-Homens de saia."



Por fim, o desenhista deixou uma valiosa dica sobre a construção da personalidade de um super-herói, chamando atenção para as tentações que cercam o mercado de quadrinhos:

"A maior delas foi a falta de percepção para o fato de que, por baixo da fantasia de um super-herói, existe um ser humano cheio de problemas, carente de amizade, com questões tão reais quanto as que qualquer um de nós enfrenta. A base que Marv Wolfman e eu levamos para os Titãs era: antes de serem super-heróis, esses personagens precisam ser pessoas de verdade. Portanto, não vamos idealizá-los como uma super equipe, vamos idealizá-los como uma família. Essa noção de família se perdeu nas HQs. É preciso reaver esses valores. Se não, tudo é só oportunismo comercial."



Clique aqui e veja a matéria completa no site de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.