quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cine Climax: A Fúria do Dragão

por
Corto de Malta

Hoje, 27 de novembro, é aniversário da lenda Bruce Lee. O maior astro de artes marciais de todos os tempos estaria fazendo 72 anos se estivesse vivo hoje. Como homenagem vamos recordar um dos seus maiores clássicos.

 

Ao saber que o seu mestre fora morto, o jovem Chen Jeh (Bruce Lee) retorna para a China. As circunstâncias do assassinato permanecem obscuras e o habilidoso lutador resolve investigar por conta própria. Chen acaba descobrindo que a morte do mestre fora encomendada por membros de uma academia rival de artes marciais.

Na verdade, um dos motivos foi a rivalidade histórica entre os orientais: os japoneses humilham os chineses desde que ocuparam militarmente a China e eles, na maioria das vezes, engolem os desaforos. Tomado por um desejo indomável de vingança, Chen vai no encalço dos assassinos, sem conhecer limites.



Assista ao Filme Completo:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Se no Operação Dragão, realizado anos depois, seu personagem era uma espécie de James Bond, aqui Bruce Lee é o próprio Batman! E isso antes do Batman ser "o" Batman já que o filme é de 1972! Foi um gigantesco sucesso de bilheteria na Ásia e lançou definitivamente Bruce ao estrelado após o sucesso do anterior, O Dragão Chinês. Logo, ele se tornaria conhecido em todo mundo e viraria um ícone da cultura pop.

Mas não espere algo tão bem produzido quanto a segunda versão da trama filmado com Jet Li em 1994. Os pontos fracos do filme são a sequência de abertura que parece mais um enterro de pobre (Me Leva! Me Leva com ele!) e o maniqueísmo, afinal é a dominação japonesa na China mostrada pelo ponto de vista chinês, o que faz de cada japonês da trama o Diabo em pessoa. Mas em compensação essa proposta em fazer um filme mais sério do que os outros trabalhos do astro ganha em aplicar profundidade maior à produção.

Ou seja, o filme não tem necessariamente credibilidade histórica, mas a História dá credibilidade ao filme.



A Fúria do Dragão é repleto de cenas antológicas:

- A memorável surra em toda a turma do Dojo japonês ao mesmo tempo. 

- Chen forçando aqueles caras a comer o papel. 

- A cena do cachorro no parque.

- A luta entre todos os membros das duas escolas. 

- Os cadáveres pendurados nos postes.

- Os disfarces de Chen.

- A bela cena do cemitério entre Bruce Lee e Nora Miao, que mostra que, apesar de canastrão como intérprete, Lee poderia ter se tornado um ótimo ator.

- A luta final contra o russo Petrov e o líder rival Suzuki.

- A ESPETACULAR sequência final, uma das maiores do Cinema, totalmente inspirado em Butch Cassidy e Sundance Kid, que compensa completamente aquela bobagem na abertura.

Aliás, o longa inteiro é muito bem conduzido pelo diretor Lo Wei. Alguns falam mal da edição, pois pra mim a edição desse filme é um primor, pioneira no que seria o bom cinema de ação de hoje em dia. Não um videoclip frenético e vazio, mas o encadeamento de uma sucessão de situações com ganchos que terminam por desembocar no devastador final, a melhor cena do filme.


Curiosidades:

- Jackie Chan faz duas pontas na trama. Primeiro apanhando no Dojo japonês e depois apanhando na batalha final.

- A Fúria do Dragão foi homenageado em O Último Dragão, quando a namorada do Bruce Leroy (Talmak) passa num telão cenas desse filme com trilha sonora dos anos 80.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de tirar uma dúvida... Não vi nada em nenhum site sobre isso. Afinal, qual é o animal que Bruce Lee está fazendo churrasco e comendo em uma cena de A Fúria do Dragão??????

Anônimo disse...

Tbm gostaria de saber que animal e aquele que ele come no funeral parece um largado!

Anônimo disse...

Aliás que ele come no cemitério*

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.