sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cine Climax: Dr. Estranho


Meses atrás foi confirmado um filme do Dr. Estranho e fará parte da Fase 3 da Marvel no Cinema (pós-Vingadores 2). Mas caso não saibam, o personagem já teve um filme solo…Ou pelo menos tentou.


No final dos anos 70  a rede de Televisão CBS estava investindo na popularidade dos super heróis Marvel. Com a boa receptividade que a série do Incrível Hulk vinha alcançando, a emissora deu carta branca para que outros seriados com personagens Marvel fossem produzidos: Homem Aranha, e Dr. Estranho. A série do Aranha ainda sobreviveu por algum tempo, já a do Doutor... ficou só no piloto mesmo. E após assistir a ele é fácil entender o porque.




Pra começar usarei uma das frases preferidas pelas editoras de quadrinhos ao apresentar uma mega saga: “Esqueça tudo o que você achava que sabia sobre o Dr. Estranho”. Esqueça o cirurgião prepotente que, após um acidente de carro sofre um trauma nervoso que o impede de exercer a profissão e após um período mais por baixo que barriga de cobra, descobre as artes místicas e se torna o Mago Supremo.

No filme Stephen Strange (Peter Hooten) ainda é um médico mas agora no “ramo” psicológico. Um dia uma garota, Clea Lake (Anne-Marie Martin) chega desmemoriada ao hospital desencadeando uma série de eventos onde nosso bom doutor vai descobrir que é o escolhido para suceder o atual Mago Supremo e enfrentar os poderes da maligna Morgana LeFey (Jessica Walter)



O filme está disponível COMPLETO e legendado no Youtube caso haja a curiosidade… estranha:




Um Filme Estranho

Vamos começar com os efeitos, ou deveria dizer os defeitos especiais. Sim. eu sei que não dá pra exigir muito de um filme de 78 mas não é por isso que eles podem só congelar a cena e fazer os personagens brilhar pra passar a impressão de que estão soltando poderes. E a viagem ao plano astral/místico? É de uma coisa tão estrambótica que não sei nem como explicar. é melhor que vocês vejam por si só.  Até Chapolin tem efeitos melhores.


Não sei o que os produtores pretendiam caso o seriado vingasse. Algo misturando “Plantão Médico” com aprendiz de feiticeiro? Isso sem mencionar a canastrice do Peter Hooten que me fez ter sérias dúvidas se ele seguraria um seriado. O demônio vilão supremo, convenientemente  creditado como “O sem nome (Vai ver não quiseram ligar algum dos demônios existentes na Marvel à essa bomba) segue o estilo do resto do filme: tosco ao ponto de você não conseguir distinguir nada nele além de um borrão vermelho gigante. 


 Nos outros filmes Marvel/CBS por mais que a tosquice imperasse, ao menos ainda tínhamos (tentativas de) cenas de ação pra salvar de vez em quando. Já Dr. Estranho é mais parado que fotografia de poste. E mesmo quando há confronto de magias, a imagem é pausada pra poderem fazer os (d)efeitos como já demonstrado acima.

E isso que ainda não estou mencionando o figurino do Doutor. O primeiro que ele usa é até legal e passa um  certo respeito (Mas não muito) mas o traje final… ahh. Aquilo é de uma ridicularidade quase tão grande quanto usar cueca por cima da calça. Fico feliz o seriado ter fracassado só pra não ter de continuar vendo essa vergonha alheia.



Finalizando, Dr. Estranho é quase tão ruim quanto ler uma história recente do Homem-Aranha. Pior que isso,só o Capitão América Turco . Falando nisso, o fracasso de Dr. Estranho não foi suficiente pra CBS desistir e, no ano seguinte tentava mais uma vez agora com o Capitão América. Que como já dito no post, também não deu certo.

 Em 2007 o Dr. Estranho voltou às telas em um filme, agora em forma de animação que aí sim fazia jus ao personagem mas isso é história pra outro dia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.