quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Da Prensa: Chico Bento - Pavor Espaciar por Macgaren


Depois do ótimo Astronauta: Magnetar e do maravilhoso Turma da Mônica : Laços , a Graphic MSP chega à sua 3º edição com este Chico Bento: Pavor Espaciar de Gustavo Duarte.


Em uma noite que prometia ser como qualquer outra, Chico Bento,  seu primo Zé Lelé,  juntamente com o porquinho Torresmo e a galinha Marilu Giserda são abduzido por alienígenas. Agora o grupo vai ter de escapar dos seres de outro planeta antes que acabem com alguma sonda em lugares poucos ortodoxos.

Você já deve ter passado por isso na Escola:  Ter de apresentar algum trabalho logo depois do grupo que fez a melhor apresentação da sala e pensar: Como competir com isso??

Foi mais ou menos o que Chico Bento: Pavor Espaciar precisou enfrentar.  Sim! Porque não seria fácil manter a qualidade após a obra prima que foi Laços. E, infelizmente, não conseguiu.


Quando o Editor Sidney Gusman começou a anunciar a história e liberar os previews, o que me chamou a atenção foram os desenhos. Não que sejam ruins mas eram estilizados demais pro meu gosto. E na história esse pequeno “incômodo” permaneceu. Ainda mais se levarmos em conta que, nesta história específica, quase não há texto e a arte é o elemento principal para se entender a história. Tudo bem. Devo admitir que ao longo da história eu acabei me acostumando com o estilo do desenho mas ainda teve coisas que incomodaram como as mão dos personagens.
 
Sobre a história em si, também não há muito o que falar já que ela é, basicamente o grupo abduzido correndo de um lado pra outro tentando escapar da nave “espaciar”. E por ser recheada de sequencias de correria, perseguições e coisas do tipo ficaria ótima em um desenho animado.


Mas a história está longe de ser ruim e o que mais gostei nela foram as dezenas de referências à histórias reais (dependendo se você,como eu, acredita que sejam reais, é claro) de OVNIS, assim como várias obras ficcionais sobre o assunto. Há até uma, muito sutil(ou não) ao Giorgio Tsoukalos,  figurinha carimbada dos programas sobre aliens do History Channel e que virou até Meme na Internet. Das duas uma: Ou o Gustavo Duarte se interessa pelo assunto ou ele fez uma pesquisa impressionante a ponto de incluir até aviões e navios reais que foram envolvidos de alguma maneira com alienígenas.


 Pavor Espaciar pode ser a mais fraca das edições da Graphic MSP mas ainda a mantém como uma coleção que dá gosto de acompanhar, principalmente pra quem não tem paciência(ou oportunidade) de ler as histórias da Turma da Mônica Tradicional ( Me recuso a citar a Turma da Mônica Jovem). Que venha agora a edição do Piteco que será lançada em Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.