sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cine Climax: Um Garoto Chamado Charlie Brown

por
Corto de Malta

Como amanhã é Dia da Criança, vamos lembrar de um dos personagens que melhor representam ao mesmo tempo a ternura e os dissabores da infância: Charlie Brown.

Um Garoto Chamado Charlie Brown é um longa metragem animado lançado em 1969 e a segunda adaptação animada dos Peanuts as tiras em quadrinhos criadas por Charlie Schultz e estreladas por Charlie Brown e sua turma. A primeira foi adaptação foi O Natal de Charlie Brown de 1965.


A história mostra Minduim em sua rotina infantil e melancólica. Após ficar abatido com mais uma derrota de seu time de beisebol ele tenta descobrir algo em que ele seja bom. Após um inesperado sucesso, Charlie Brown se candidata ao Concurso Nacional de Soletração, representando sua escola. Será que ele vai conseguir vencer ou vai decepcionar todo mundo de novo?

Assista abaixo Um Garoto Chamado Charlie Brown com a dublagem clássica:




 CURIOSIDADES


- 6 anos antes, em 1963, fora lançado um documentário homônimo - A Boy Named Charlie Brown - sobre a obra de Charlie Schultz.

- A direção é de Bill Melendez e a trilha sonora instrumental do filme é de Vince Guaraldi, que já haviam trabalhado em O Natal de Charlie Brown, e depois voltariam nos demais longas e nas séries animadas dos Peanuts.

- Patty Pimentinha faz uma participação especial sem nenhuma fala, mas pode ser vista segurando um cartaz escrito CHUCK, apelido pelo qual ela chama Charlie.

- Woodstock não aparece nesse filme. Ele só faria sua estréia em animações no segundo longa metragem, Volte Para Casa Snoopy.

- Alguns nomes foram adaptados nessa dublagem. Linus, por exemplo, virou Duque.

- Aparentemente a dubladora de Charlie Brown no filme é a Selma Lopes, que faz a voz da Marge Simpson em Os Simpsons. Dizem que Um Garoto Chamado Charlie Brown (1969) foi exibido pela Bandeirantes nos anos 70, antes da série animada ir ao ar pelo SBT nos anos 80.

- Apesar disso, não se pode afirmar com certeza que Selma Lopes seria oficialmente a primeira dubladora de Charlie Brown no Brasil, pois existe uma dublagem de O Natal de Charlie Brown (1965) feita por Marcelo Gastaldi.

- Ela voltou a dublar Peanuts no especial Boa Viagem Charlie Brown, dublando o menino francês Pierre, enquanto Charlie era dublado por Selton Mello.

- Sem motivo aparente, várias cenas de Um Garoto Chamado Charlie Brown foram cortadas na versão brasileira.

- O filme fez muito sucesso nos EUA e surpreendeu a crítica pela fidelidade aos quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.