quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Climaxteca: A TV Brasileira Vista Pelos Estrangeiros

por
Corto de Malta


Existe um programa de televisão na Inglaterra chamado The Greatest Shows On Earth. Nele a apresentadora Daisy Donovan viaja a vários países para mostrar programas mais populares nas TVs locais.


Num dos episódios Daisy visitou o Brasil e conheceu atrações como Novelas, Pânico, Domingo Legal, Superpop e programas criminais sensacionalistas como o Na Mira de Salvador.


Assista:



As melhores partes são a do creme emagrecedor no meio dos cadáveres e quando ela encontra o Padre Marcelo e fica desconcertada porque ele parece sério demais pra estar ali. Tudo que aparece acontece mesmo, não é "coisa de gringo". É a nossa televisão.

A única parte que eu achei a apresentadora arrogante foi quando ela desfez da menina do Miss Bumbum depois que ela ganhou. Primeiro que ela não se apresentou como jornalista e sim primeiro como vendedora de creme e depois como atriz de pegadinhas. E segundo que em nenhum momento a moça se recusou a falar com ela, só pediu pra ela esperar até terminar a outra entrevista.

Mas tirando isso, Daisy Donovan nos dá uma visão externa e de raro inconformismo de quem não foi corrompida pelo vício dos costumes locais.


Foi enfática e sincera ao retratar coisas que todos nós cansamos de saber que são erradas, mas toleramos a tal ponto que se tornaram naturais, como a enxurrada de programas "policiais"  de mau gosto que fazem um serviço"social" pros patrocinadores e não pra população ou a exploração do corpo das mulheres em nome da "diversão".

Na época que a Daisy Donovan gravou isso o Pânico nem tinha raspado a cabeça da Babi Rossi ainda, mas já tinha ocorrido o Caso Eloá, sem dúvida o momento em que de fato me bateu uma vergonha enorme da televisão brasileira. A única pessoa que deu um depoimento coerente com a realidade foi a Patricia Santos Abravanel. Eles produzem conteúdo para um povo sem educação, cultura ou segurança e tem que atrai-los de alguma forma.

Não é difícil imaginar porque a internet acabou se tornando a mola propulsora das manifestações de rua. Assistir a um video como esse é como pela primeira vez em muito tempo alguém tivesse jogado uma lanterna no fundo do poço para o brasileiro ver o abismo onde a televisão está enterrada e que ela não passa de um reflexo da caricatura que se tornou o próprio povo do país.



3 comentários:

Renver disse...

Me recuso a ver TV aberta com exceção da TV Cultura.

Alê disse...

Isso não é tevê brasileira, isso é uma parte da mesma. Superpop? Junte todo o ibope da Rede TV e renove suas esperanças. As maiores audiências não vem do bumbum de miss.

Marcus disse...

O triste é que eu só ligo a televisão para assistir coisas que não são produzidas aqui, como documentários, filmes e séries.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.