segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tom & Jerry é Censurado por Racismo

por
Corto de Malta



Parece enredo de episódio dos Simpsons, mas é verdade...

Tom & Jerry, o desenho animado clássico dos clássicos criado por William Hanna e Joseph Barbera nos anos 40 está sendo lançado pela Warner numa coletânea em blue-ray nos Estados Unidos.

Só que o lançamento do segundo volume dessa coletânea foi adiado para 2014. O motivo disso é que a Warner está ocupada cortando os episódios “Mouse cleaning” (1948) e “Casanova cat” (1951).



Segundo o jornal Independent, tais capítulos já não são exibidos normalmente nas programações da televisão e a razão seriam supostos excessos na rivalidade entre o gato e o rato protagonistas, excessos esses que sugeririam até mesmo situações de racismo, já que em ambos tanto o Tom quanto o Jerry aparecem com o rosto pintado de preto, estilo Al Jonson.

Os fãs lotaram a internet de reclamações, como na página da Amazon que vende o blue-ray, pedindo a liberação dos episódios proibidos e tentando apelar para o fato de que, bem ou mal... por mais que as piadas sejam horríveis, tais episódios existiram... e que caberia aos fãs terem discernimento pra lidarem com eles.



A Warner, no entanto, permaneceu irredutível e declarou:

“A empresa sentiu que certo conteúdo seria inapropriado para o público alvo e por isso excluiu alguns trechos”.

 Os fãs chegaram a criar uma campanha no facebook chamada: “Liberem os desenhos proibidos de Tom e Jerry”.

Engraçado pensar que se antes nós vivíamos num mundo mais racista e segregado, agora nós vivemos num mundo politicamente correto e (ainda) mais hipócrita, já que DE FATO havia muito racismo mesmo na TV e no Cinema. Ainda há. Não adianta fingir que não aconteceu e acontece.

Fizemos até um Climaxcast falando sobre o politicamente correto e as apelações pra conquistar público. Clique aqui para ouvir.

Mas não conheço ninguém que tenha se tornado mais ou menos racista porque assistiu Tom & Jerry, ou porque leu um livro onde a Emília chamava a Tia Nastácia de preta, ou riu do Didi sacaneando o Mussum etc. porque tudo fazia parte de um contexto em alguns casos, ainda que em outros seja realmente injustificável. Meu Deus, pensando assim até o Chapolin seria censurado!




Imagina se você fosse censurar TUDO no Tom & Jerry que vá ofender alguém... O desenho simplesmente NÃO EXISTIRIA. Essa é uma atitude irracional da Warner!

Minha citação aos Simpsons no começo do post não é coincidência. Em um episódio Marge Simpson lidera um movimento para impedir a transmissão do desenho Comichão e Coçadinha - que é obviamente inspirado em Tom & Jerry - e no final tem que voltar atrás quando as mesmas as pessoas que apoiaram ela querem também barrar uma exposição de obras de Michelangelo num museu porque as estátuas estavam nuas.

Como é EVIDENTE que uma LEI jamais pode se submeter a uma noção subjetiva de que tal representação artística é mais relevante que a outra (pois isso seria jogar a Ética no lixo), Marge e boa parte do público recebem uma importante lição: que a responsabilidade por julgar que obra artística é "vulgar" ou "bonita", de "bom gosto" ou de "mau gosto" cabe primeiramente a cada INDIVÍDUO por si só.

E até hoje eu nunca tinha ouvido falar de uma pessoa negra que se sentisse ofendida com Tom & Jerry.

FONTE: O Globo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O 'Podegoso" deve se sentir ofendidissima e logo logo escrever um texto militante sobre esse caso no MDM.

Você fez bem em sair daquela pocilga!

Anônimo disse...

Como negro, nao vi nada de mais. Infelizmente alumas pessoas perderam o senso de ridículo.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.