terça-feira, 23 de julho de 2013

Top Max: 14,5 Melhores Tokusatsus Exibidos no Brasil - Black Kamen Rider - Lado B

por
Corto de Malta

E hoje, o fim da saga de Black Kamen Rider.







Quando Kyoko acorda no episódio 35 vê Kamen Rider transformado em Issamu. Apesar dos dois serem irmãos de criação, rola um clima nesse capítulo enquanto Kyoko cuida dos ferimentos de Issamu após a última luta contra Taurus. Quando os eles colocam a verdade em dia o herói dá a entender que já não tem mais tanta esperança de resgatar Nobuhiko antes dele se tornar um dos vilões. Enquanto isso, os Sacerdotes sacrificam de vez seus corpos no intuito de fazer Nobuhiko ressuscitar como Shadow Moon. Já na sua primeira aparição notamos duas marcas registradas do personagem, sua aparência similar a de Black Kamen Rider, com o cinza predominando em vez do preto, e o barulho sinistro que ele faz ao caminhar.

Diferente do mangá de Ishinomori, aonde ele também é só um monstro com aparência exatamente igual a do protagonista. O Imperador Secular, mesmo a distância, também pega de volta o Sabre Satã no meio de mais uma luta entre seu irmão e Taurus. Black então se aproveita e aplica uma surra no Espachim, que foge outra vez... somente para encontrar a morte pelas mãos de Shadow Moon e perceber que foi o tempo todo um joguete do Grande Rei... e o tempo todo uma desculpa pros produtores do seriado segurarem ao máximo o surgimento do grande vilão. O capítulo se encerra com Shadow Moon comunicando a Issamu que vai dominar a Terra em nome dos Gorgom, enquanto seu irmão tenta em vão fazê-lo se lembrar que ele era Nobuhiko.


O episódio 36 marcou época na televisão brasileira por ter atingido o primeiro lugar, fazendo com que a Rede Manchete batesse a Rede Globo em audiência. Certeza que isto ocorreu nesse e não em outros capítulos, porque devido ao gancho do episódio anterior o público esperava que o confronto entre os irmãos se desse no episódio 36. Em vez disso, o que vemos é Shadow Moon tomando seu lugar como líder, enquanto os três sacerdotes sofrem uma metamorfose, tornando-se poderosos monstros. Enquanto eles atacam abertamente Tóquio declarando guerra aos seres humanos, Shadow Moon atrai Kyoko e Satie pra sua antiga casa e propõe a elas se unirem a ele no mundo de Gorgom.

Satie fica balançada, mas desiste ao ver os vilões tocando o terror e quase matando uma criança. Mas Kamen Rider surge caindo na porrada e coloca os inimigos pra correr provisoriamente, enquanto insiste no desejo de salvar seu irmão. No episódio 37, durante uma festa de casamento, Shadow Moon manda sequestrar Satie para que ela sofra uma lavagem cerebral do Monstro Grilos e ataque Kyoko e Issamu. O objetivo de Shadow Moon era forçar o herói a matar Satie, mas ele descobre a fraqueza à luz do Monstro e vence o combate. O outrora Nobuhiko parte jurando se vingar dos três e pegar o King Stone de Black para si.




A essa altura Black Kamen Rider era um grande sucesso no Japão principalmente graças a seu herói carismático e sua cativante trama principal - uma das melhores dos tokusatsus - envolvendo os irmãos cujo destino é tornarem-se arquiinimigos. Pra valorizar isso e aproveitar mais a presença de Shadow Moon a Toei decidiu enrolar bastante, evidenciando um defeito que a essa altura já se notava no seriado: as tramas paralelas com episódios estilo "o monstro da semana" ficavam muito aquém do eixo narrativo principal, com seus enredos repletos de criancinhas chatas (tem mais criancinha aqui do que no Jaspion!), conflitos repetitivos e soluções pouco criativas.




No episódio 38 a Corporação das Trevas funda um partido político que auxilia os necessitados e prega a não violência. Issamu conhece o filho de um cientista assassinado que criou um aparelho de tratamento a laser usado pelo pelo partido num centro médico. Ao investigar Kamen Rider descobre um plano de Baraom, disfarçado, para enganar as pessoas e é jogado contra a opinião pública, quase sendo linchado pelos pacientes. No episódio 39 os Gorgom lançam a cantora pop Yuko. Mas na verdade Pérola havia feito o Monstro Lacraia assumir o lugar da jovem para gerar um impulso consumista doentio nos fãs através de sua música.

 Seria um episódio foda, senão fosse mais vez mais os vilões voltando as pessoas comuns contra o herói e aparentemente até a Kyoko montando a Battle Hooper. No episódio 40 mais uma criancinha chata, Satoro, cruza o caminho do herói, dessa vez o discípulo de um karateka que acovardou diante do Monstro Salamandra e tem que superar seus medos para ajudar Issamu. O capítulo centrado no karateca seria bem mais legal senão fosse a criancinha insuportável que, igual a tantas já vistas antes na série, quase todas com a mesma dublagem chata.




 No episódio 41 um menino que teve o pai assassinado por Baraom no capítulo 36 encontra dois samurais do Japão Feudal que roubaram uma máquina do tempo dos Gorgom e tenta usá-la para salvar seu pai. Todos no tempo presente ficam congelados, enquanto Issamu alcança os samurais no vórtice temporal e acaba encontrando Nobuhiko no dia do aniversário de 19 anos de ambos, poucas horas antes de sofrerem a operação dos Gorgom. Mas mesmo tentando desesperadamente não consegue mudar o passado, apenas salvar o presente.

No episódio 42 Shadow Moon manda Baraon usar o Monstro Mosca para possuir o garoto paranormal Hideo e trazer de volta espíritos de monstros destruídos pelo herói. Tirando essa boa idéia, a história faz Issamu passar novamente pelo mesmo conflito que viveu no episódio 26, lidando com uma criança possuída. Quem acaba salvando a situação é o irmão de Hideo, Makoto, que o liberta usando também poderes extrassensoriais. No episódio 43 Issamu investiga um condomínio onde as pessoas sonâmbulas são atraídas durante a noite pelos Gorgom para uma espécie de colônia subterrânea com um sol artificial e tem suas energias vitais drenadas para a criação monstros. Frente a frente com o inimigo, Shadow Moon desafia Kamen Rider usando o menino Kenji como refém, mas com ajuda de Kyoko e Satie eles conseguem fugir e destruir a colônia, salvando os moradores.

No episódio 44 Baraom cria um portal dimensional para transportar e submergir a cidade no oceano, mas o aparelho sofre interferência do controle remoto do brinquedo do garoto Kisau. Daí já viu né? Kisau é feito refém e Issamu tem que se virar pra salvá-lo. Pura enrolação. Mas o capítulo vale pelas cenas do Baraom surgindo de dentro armário do garoto e de uma galera saindo de um elevador executivo e caindo no meio do mar por pura trollada dos Gorgom.



Só no episódio 45 - com participação especial da atriz francesa Dorothée, que no ano seguinte ganhou da Toei um papel bem maior em Jiraya - é que a história vai finalmente andar. Pérola, após controlar as mães (mais uma vez) sequestra Kyoko (de novo) para forçar Issamu a arrancar o King Stone de seu corpo (outra vez). Mas desta vez ela se agarra a Black pedindo a Shadow Moon que o envie um golpe a distância e mate ambos, mas como Kyoko desesperada se abraça a Kamen Rider, o vilão retira o ataque e apenas Pérola morre, enfurecendo o Grande Rei.

No episódio 46 uma esfera negra começa a surgir na direção do Sol, bem no dia do aniversário de Issamu e também de Nobuhiko, ou seja, um ano tinha se passado. Enquanto isso, o Monstro Baleia descobre que no projeto do novo mundo dos Gorgom o mar onde ele nasceu seria poluído com petróleo e lixo atômico. Nisso Baraom o envia para imobilizar Kamen Rider durante um ataque para que ele o mate. Mas como Morcess contara a Dunker sobre a iminente traição do Monstro Baleia, Baraom decide tentar matar os dois juntos apunhalando o ex-aliado pelas costas. Mesmo sendo um dos personagens mais fortes da série (vivia chamando Taurus e Black pra porrada), Baraon provou ser um péssimo estrategista.

O Monstro Baleia conseguiu se libertar e encontrar força suficiente para paralisar o Sacerdote como fizera com o herói e, mesmo lutando até o último momento, Baraom não consegue esboçar reação aos ataques fatais de Kamen Rider e termina sendo destruído, além de ter de certa forma fornecido a Black seu mais valioso aliado na luta contra os Gorgom. A ira do Grande Rei causa um terremoto e ele explica a Shadow Moon que quando a esfera negra do sol desaparecer seu ciclo de vida acabará, tendo que dar vez ao herdeiro imperial. Enquanto Issamu leva o Monstro Baleia de volta ao mar e promete protegê-lo, o vilão surge em público convocando o herói para a luta.




Após muito hesitar, Issamu não aguenta ver o sofrimento infligido aos humanos e a luta enfim acontece no episódio 47. Kamen Rider leva clara vantagem por ser mais experiente e quase liquida seu irmão com seus golpes. No entanto, contrariando o desejo de Shadow Moon de que ninguém se metesse, o Grande Rei o transforma em Nobuhiko tempo suficiente para que o vilão consiga se aproximar e acerte um golpe a traição no herói. Ferido, Black vira presa fácil dos golpes de Shadow Moon, que friamente finca o Sabre Satã no corpo do herói, um ataque fatal

Eis que quando o vilão vai arrancar o King Stone de seu corpo, o próprio King Stone também decide agir transformando Kamen Rider de volta a forma de Issamu. Neste instante, diante do corpo inerte do irmão, Shadow Moon fica paralisado, para desespero do Grande Rei e - esse provavelmente é o momento mais marcante da série - mesmo com todo seu poder reconhece ser incapaz de partir o corpo de Issamu. Quando o vilão vai embora, Kyoko e Satie tentam ajudar o moribundo herói, que volta a forma de Black e manda elas fugirem antes de dar seu último suspiro. Enquanto outro terremoto do Grande Rei atira Kamen Rider ao mar, o narrador melancolicamente diz :

"Black Kamen Rider morre. Após uma longa e dolorosa batalha ele morre."

Chocante. Principalmente porque todo pensou que fosse o último capítulo.


No episódio 48, repleto de flashbacks, as desconsoladas Kyoko e Satie fogem com várias outras pessoas enquanto os Gorgom tocam o terror no Japão. Sem que elas soubessem, o Monstro Baleia resgatou o corpo do herói, o levou a uma caverna submarina e, usando plantas medicinais de seus ancestrais começou um processo para fazê-lo ressuscitar. O Monstro recolhe o buquê de flores que Kyoko e Satie jogaram ao mar quando partiram no navio e o leva até Issamu para apressar sua reenergização.



Assim, no episódio 49 Black Kamen Rider ressuscita. Arrependido por ver o caos que os Gorgom causaram durante sua ausência, Issamu parte para resgatar o Monstro Baleia, que se entregou a Morcess e Danker para salvar um grupo de jovens. Na grande batalha que se segue, um dos momentos mais FODAS da série é quando o herói é atingido pelas costas por Danker ao proteger seu amigo, vira-se com um olhar matador e massacra Danker. Garanto que o líder dos sacerdotes - talvez o maior responsável direto por suas desgraças - foi o único personagem que Black mata com gosto. Sobra até pro Morcess porque estava no meio do caminho e também termina vítima do efeito retardado do ataque de fúria de Issamu.


No episódio 50, antes de acontecer a revanche, Shadow Moon força Black a assistir impotente ao seu amigo Monstro Baleia, ferido e indefeso, ser massacrado até a morte pelo Monstro Piranha, um dos momentos mais trágicos da série. Mesmo no fim, o monstro que era bom pediu a Kamen Rider que protegesse o mar antes de morrer. Depois o Grande Rei avisa que o eclipse está chegando ao fim com sua vida junto e ordena aos dois que lutem e Shadow Moon surpreende o herói tomando o controle da Battle Hooper, que deveria servir ao Imperador Secular.



Nessa hora a Manchete recomeçava sempre as incessantes reprises, frustando fãs que passaram anos sem conhecer o último capítulo da saga. Felizmente, graças a internet podemos ver o episódio 51 legendado. (ATUALIZADO: os links tinha sido tirados do ar, então eu repuz esse do último capitulo). Nele, Battle Hooper também surpreende o vilão ao derrubá-lo e partir pra cima dele num ataque kamikaze. Shadow Moon destrói a Moto Viva com seu Sabre Satã, mas ela o fere gravemente, atirando-o longe. Black desta vez não perde tempo e ataca brutalmente Shadow Moon sem esperar. O vilão acaba salvo pelo Monstro Piranha e foge para a base Gorgom, enquanto Issamu vinga-se liquidando o assassino do Monstro Baleia. Depois Kamen Rider ouve pela primeira e última vez Battle Hooper se despedindo e agradecendo por tudo antes de morrer.




 De posse do Sabre Satã, Issamu invade o covil dos Gorgom e encontra seu irmão caído e agonizante, sem forças nem ao menos para um último ataque traiçoeiro. O herói parte então de encontro ao Grande Rei, que se revela como um imenso Coração Gigante no seio da Terra. Ele previne Black sobre a necessidade do Imperador Secular se fortalecer eliminando os humanos fracos para enfrentar ameaças de seres de todo o universo, mas como é ignorado ameaça levar todo o planeta junto na hora de morrer.



Com uma ajuda de Lord Sector, porém, Kamen Rider consegue passar pelas suas defesas e desferir um golpe mortal no Grande Rei. Ao voltar para a saída e escapar do desabamento da base Gorgom vê um inerte Shadow Moon, que terminou encontrando a morte odiando o irmão, e carrega o seu corpo. Kyoko e Satie decidem não voltar ao Japão e Issamu acaba sozinho, partindo de moto melancolicamente de encontro ao que o destino lhe reserva. Num final muito triste, que marcou época, totalmente de acordo com o espírito dos melhores momentos da série, mesmo sendo vencedor, Issamu perdeu... as coisas mais importantes de sua vida.




 Curiosamente, dizem que o final do mangá de Ishinomori é ainda mais denso, envolvendo os sonhos premonitórios aonde Black via uma terra devastada pelo Imperador Secular, mas pelos dois antagonistas terem a mesma aparência, ele nunca tinha certeza se o culpado era ele ou Nobuhiko. Apesar de todas essas mudanças (ou quem sabe até por causa delas) Black Kamen Rider fugiu bastante do usual em outras séries, marcou época na TV mundial, rendeu uma continuação direta com o mesmo personagem (Kamen Rider Black RX) e revitalizou a franquia dos Riders, dando a ela o seu melhor vilão e o seu protagonista mais marcante, graças a sua trágica história envolvendo um tema pesado - o fatricídio - e apresentando um herói que literalmente cerrava os punhos na luta por justiça.

O ator Tetsuo Kurata agarrou com unhas e dentes o papel de Issamu/Kotaro Minami entregando uma grande atuação (assim como o dublador Élcio Sodré no Brasil), além de cantar as músicas de abertura e encerramento. A trilha sonora, por sinal, também figura entre as melhores dos tokusatsus.



Com seus (mais) altos e (menos) baixos o seriado permanece único para os fãs... especialmente para quem o assistiu a um longo, longo tempo, no século XX...


4 comentários:

TODDY disse...

Lembro do último capítulo passar na televisão, só não tenho certeza se foi ainda na manchete! E a série RX também é muito boa e o Shadowmoon volta nessa série!bom post!

Single's Life disse...

Lembro de ter sido um dos seriados da época que mais me atraia. Com toda essa densidade e o clima mais sombrio.
Mas a frustração pela enrolação no meio da trama e, principalmente, por nunca ter conseguido ver a porra do último episódio me fizeram joga-lo quase ao esquecimento.
Obrigado por ajudar nisso

Marcelo disse...

O seriado daria um ótimo filme

Corto de Malta disse...

Verdade. Funcionaria melhor como filme.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.