Prepara-se para um filme que, se vingar, pode ser uma das maiores adaptações literárias da história do cinema.
Del Toro (Labirinto do Fauno, Círculo de Fogo) declarou ao Daily Telegraph que, entre seus inúmeros projetos, está uma versão cinematográfica do livro Matadouro 5 de Kurt Vonnegut. E que o encarregado do roteiro seria ninguém menos do que Charlie Kaufman (Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, Adaptação).
A história é um clássico da literatura do século passado sobre um ex-soldado norte-americano chamado Billy Pilgrim que é capaz de viajar no tempo até diversos momentos de sua existência. Assim sua história se desloca ora da infância, da velhice ou eventos insólitos de sua vida como quando foi feito prisioneiro e serviu de cobaia para a raça de alienígenas Trafalmadorianos ou quando esteve no Bombardeio da cidade de Dresden na Alemanha - considerado por alguns o maior da Segunda Guerra Mundial, embora não aja consenso sobre isso, nem se o ataque constituiu um crime de guerra.
De Toro disse que o projeto ainda não tem uma previsão:
"Charlie e eu conversamos durante uma hora e meia e chegamos a forma perfeita de adaptar o livro. Adoro a ideia dos Trafalmadorianos estarem 'presos no tempo', onde tudo acontece ao mesmo tempo. E é por isso que quero adaptá-lo. (...) O estúdio o financiará quando for o meu próximo filme, mas como posso me comprometer que esse seja meu próximo filme antes que exista um roteiro? Charlie Kaufman é um roteirista muito caro!".
Praticamente tudo que você vê hoje na ficção moderna envolvendo viagem no tempo tem alguma relação com esse romance de Kurt Vonnegut. O episódio A Constante da série Lost, por exemplo, foi inspirado por ele. Assim como o livro e o filme A Mulher do Viajante do Tempo e a cinessérie Efeito Borboleta. O próprio Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças tem alguma semelhança com a história de Billy Pilgrim. Já no filme Fotloose existe uma referência ao livro de Vonnegut.
Espero que, mesmo demorando, essa adaptação não vire outra novela como ocorreu com Nas Montanhas da Loucura, que acabou não sendo feito. Apesar de ser um livro bem difícil, Matadouro 5 - que foi lançado em 1969 - já teve uma adaptação em 1972, que mesmo sendo considerada boa não é muito lembrada hoje em dia.
FONTE: Omelete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.