terça-feira, 23 de julho de 2013

Climaxteca: As Aventuras do Super-Homem

por
Corto de Malta

Antes de Henry Cavill, ou Tom Welling, antes mesmo de Christopher Reeve... havia George Reeves, o primeiro grande intérprete do Homem de Aço...

Reeves foi o segundo ator a viver o Superman (o primeiro foi Kirk Allyn) primeiro em um filme de média metragem Superman and The Mole Men, que foi foi muito elogiado pelo roteiro na época, onde o herói tenta resolver pacificamente o conflito entre um grupo de Homens-Toupeira que vivem no subsolo e tem seus domínios ameaçados por uma escavação de um poço de petróleo e os habitantes preconceituosos de uma pequena cidade.


O sucesso serviu de base para a criação da série para a televisão As Aventuras do Super-Homem, que fez um sucesso imenso na década de 50, semelhante ao que fariam nas décadas seguintes os seriados do Batman e do Incrível Hulk. O programa, que começou em preto-e-branco teve suas última temporadas apresentadas a cores.

Boa parte dessa popularidade se devia ao carisma, talento e dedicação de George Reeves ao papel principal. Ele fazia a maioria das cenas sem dublê e compensou a carência de efeitos especiais daquele tempo com muita disposição e coragem. Foi ele quem bolou as entradas espetaculares do Superman. Ficava pendurado numa barra, esperando sua deixa e então saltava em um trampolim entrando em seguida num impulso que ainda hoje causa um efeito e tanto em quem assiste pela sua agilidade.



Reeves foi tão marcante como Clark Kent/Superman que sua morte repentina e misteriosa em 1959 chocou os EUA e até hoje não teve solução. Seria suicídio ou assassinato? O filme Hollywoodland narra esse caso enigmático com Ben Affleck interpretando Reeves.

Apesar de ter sido um tanto ofuscado com o passar dos anos pelas gerações que cresceram vendo Christopher Reeve no cinema, o Superman de George Reeves na TV (quando ainda se chama Super-Homem no Brasil) contribuiu muito para  o crescimento do mito e ainda merece ser lembrado.

Veja a abertura com a dublagem clássica:

E assista ao primeiro episódio do seriado (re)dublado:

Parte 1:



Parte 2:
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, excelente ator. Pelo menos para mim os outros não ofuscaram George Reeves. Por eu estar postando hoje no youtube um episódio completo de George Reeves como Superman (um tanto judiado, mas com dublagem dos anos 70), acabei por encontrar a matéria deste blog. Abraços.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.