segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alan Moore Fala do Uso da Máscara do V nos Protestos no Brasil

por
Corto de Malta

 E não é que o velho bruxo aprovou?


Nos anos 80 Alan Moore foi, em parceria com o desenhista David Lloyd, autor da HQ V de Vingança, cuja máscara do personagem Codinome V- que por sua vez é inspirada no personagem histórico Guy Fawkes - inspirou muitos manifestantes no Brasil (assim como em diferentes protestos ao redor do mundo) O escritor conversou com o Uol e declarou:

"Desejo o melhor para os protestos no Brasil. Acho que o que estão fazendo é maravilhoso e espero que isso progrida para uma vitória. Mas a HQ não é a forma que eu me conecto com esses protestos. Há 30 anos eu estava apenas respondendo à situação da Inglaterra da minha perspectiva. Não eram premonições do que aconteceria no futuro."


Na realidade, o escritor já havia encontrado antes alguns manifestantes usando a máscara do Codinome V na Inglaterra onde mora (como pode-se ver na imagem que abre o post). Apesar disso, Moore não se estendeu muito sobre o uso da máscara do personagem que ele criou, devido aos direitos de V de Vingança hoje pertencerem a Warner Brothers:
"Acho que não tenho muito a dizer a respeito, porque eu sou apenas o criador da história 'V for Vendetta'. E eu não tenho uma cópia de 'V' em casa, isso foi tirado de mim por grandes corporações. Não tenho nenhuma associação a esse trabalho há alguns anos e podem existir consequências em falar sobre ele."
 A Warner transformou V de de Vingança num filme - que Moore detestou - produzido pelos Irmãos Wachowski (criadores de Matrix)e dirigido por James MacTeigue, e tempos depois o grupo de hackers conhecido como Anonymus passou a adotar a máscara do personagem como símbolo de protesto. Quando as manifestações populares estouraram no Brasil a algumas semanas essas máscaras venderam como água. Clique aqui e entenda as diferenças entre a história em quadrinhos original e a adaptação cinematográfica.



Taí, já que temos tantos protestos na rua com todo mundo pedindo tudo ao mesmo tempo, eu proponho um:

DEVOLVAM V DE VINGANÇA AO ALAN MOORE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.