sexta-feira, 5 de julho de 2013

40,5 Histórias Marcantes de Richard Matheson

por
Corto de Malta



Semana passada, no dia 23 de junho nos deixou um dos maiores autores da literatura do século XX e um dos maiores roteiristas da história da Televisão e do Cinema, um verdadeiro ícone da Ficção Científica, da Fantasia, do Horror e do Realismo Fantástico: Richard Matheson.

Dono de uma inteligência e imaginação ímpares, capazes de conduzir o público a viradas surpreendentes graças uma simples mudança de perspectiva, Matheson emplacou inúmeras histórias que, adaptadas para outras mídias - como TV e Cinema - tornaram-se parte da cultura popular, celebrando seu talento e sua sensibilidade (poucos autores homens trabalharam tão bem personagens femininas) para enxergar o nosso mundo e os seres humanos, além de marcar seu nome na História como um Mestre da técnica narrativa, do suspense e dos finais criativos e, muitas vezes, estarrecedores.



Foi o principal colaborador de Rod Serling em Além da Imaginação, ao lado de Charles Beaumont. Criou grandes roteiros pra cinema e de quebra adaptou obras de outros grandes autores como Edgar Allan Poe e Júlio Verne. Inspirou de George Romero a Steven Spielberg, passando por Stephen King e Anne Rice. Muitos grandes atores brilharam encenando seus personagens.

Richard Matheson e suas histórias criaram uma verdadeira Lenda, assim como o título de uma dentre tantas de suas tramas. Aqui vão, em ordem cronológica de suas aparições no audiovisual, 40 dessas histórias que são inesquecíveis... e uma que ficou meia boca.

40 - O Incrível Homem que Encolheu



Clássico da ficção científica e do terror psicológico em que o diretor Jack Arnold adapta o livro de Matheson sobre um homem que após passar por uma estranha nuvem radioativa começa pouco a pouco a diminuir de tamanho. Enquanto busca uma cura que nunca chega, o protagonista tem que lidar com sua nova condição. Cada objeto de sua casa vai tornando-se um obstáculo e pequenos animais tornam-se verdadeiros monstros. O final traz uma metáfora sobre a própria existência. Inspirou, entre outros, uma versão feminina, a Incrível Mulher Que Encolheu, e uma versão trash, O Incrível Homem Que Derreteu.



39 - Além da Imaginação: Céu Aberto


Três astronautas retornam de uma viagem espacial e um deles tem a estranha sensação de que algo está errado e que eles não deviam estar lá. Quando ele desaparece e todos agem como se nunca tivesse existido seus colegas tentam descobrir o que aconteceu antes que seja tarde demais. Rod Taylor tem uma impressionante e angustiante interpretação nesse episódio como um dos astronautas.




38 - Além da Imaginação: O Terceiro Planeta do Sol




Num mundo à beira de uma guerra nuclear que acabaria com todos os seres vivos, um cientista e um piloto combinam de roubar uma nave espacial para fugirem com suas famílias para outro mundo com atmosfera similar ao seu. Em meio a um clima constante de insegurança e paranóia em que um colega quase estraga os seus planos eles lutam para realiza seu intento com uma grande surpresa para o público no final. O próprio Serling adaptou o conto original de Matheson.

 

37 - Além da Imaginação: Um Mundo de Diferença



A história de um homem comum que ao chegar um belo dia no seu escritório percebe que está num estúdio de televisão e que toda a sua vida na verdade foi uma mentira (essa cena é famosíssima e uma das mais referenciadas da história) sendo ele na verdade o ator de uma obra de ficção que enlouqueceu querendo viver a vida do personagem... ou não? Rendeu não só outras versões em séries de TV e em filmes como O Show de Truman como também incontáveis paródias, inclusive de Luis Fernando Veríssimo e Os Trapalhões.



36 - Além da Imaginação: Seu Mundo Particular



Uma mulher flagra seu marido com outra, que desaparece do nada. O marido, escritor, explica que a moça era um dos personagens que ele criou e aos quais dava vida. Após uma longa discussão entre os dois onde ela afirma que ele é insano e ele insiste que tem tal poder a história acaba num processo de metalinguagem, envolvendo o próprio programa de televisão Além da Imaginação.

 

37 - O Solar Maldito  (A Queda da Casa de Usher)



Baseado no clássico conto de horror gótico a Queda da Casa de Usher - pra muitos é a melhor adaptação do original -  representa a primeira produção de baixo orçamento e alta qualidade realida por uma parceria de muito sucesso no gênero Horror: O Diretor Roger Corman, O Astro Vincent Price, A Obra de Edgar Allan Poe e o Roteiro de Richard Matheson. O filme narra com o Philip Wintrop chega a Mansão Usher para afastar sua amada Madeline de seu sinistro irmão Roderick e se depara com uma terrível maldição da família.

 



36 - Além da Imaginação: Os Invasores



Numa fazenda afastada de qualquer sinal de civilização, sem luz ou gás, vive uma mulher sozinha. Certa noite um disco voador pousa no seu telhado e dele saem minúsculos invasores de armaduras e armados. Começa uma batalha desesperada entre eles e a mulher pela sobrevivência. Além de criar um sufocante clima de suspense com uma única atriz em cena - Agnes Moorehead, que dá um show - a surpresa do final é uma das mais críticas do seriado. Só pra lembrar: o episódio foi ao ar em 1961, após a Guerra da Coréia e durante a Guerra do Vietnã.



35 - Além da Imaginação: Garotinha Perdida


 Um casal desperta no meio da noite e descobre que sua filha sumiu... embora ainda consigam ouvir a voz dela. Com ajuda de um amigo e de seu cachorro descobrem que a garota acidentalmente atravessou um portal dimensional que se abriu no seu quarto e correm para resgatá-la do outro lado antes que o portal se feche. O filme Poltergeist teria se inspirado nesse episódio.



34 - Robur - O Conquistador do Mundo


Aqui Matheson adapta a obra de Júlio Verne. Charles Bronson vive um agente do governo que enfrenta um estranho cientista, interpretado por Vincent Price, que de dentro de um vulcão inativo na Pensilvânia ameaça bombardear os países do mundo comandando uma tripulação de várias nacionalidades numa enorme fortaleza voadora chamada Albatroz. Matheson ampliou o tema do livro de Verne, criando uma contradição interessante já que o objetivo do conquistador era tomar o poder para acabar com as guerras so planeta.



33 - A Mansão do Terror (O Poço e o Pêndulo)



Mais um trabalho da trupe Matheson/Price/Corman/Poe adaptando o clássico O Poço e o Pêndulo. Na verdade Matheson mudou toda a história, que originalmente tratava de um prisioneiro torturado pela Inquisição Espanhola. Embora a trama se passe no mesmo local e período, a trama acompanha um homem que vai procurar a irmã no castelo do ensandecido marido dela (mais uma vez Vincent Price) e acaba vítima dele... e aí sim entram os objetos de tortura usados pela inquisição.



32 - Além da Imaginação: Mute


Uma menina foi criada desde os dois anos numa comunidade que desenvolvia um experimento de privação da linguagem e onde as pessoas se comunicavam telepaticamente. Dez anos depois ela perde os pais num incêndio e tem que aprender a viver num mundo onde as pessoas se comunicam de outra forma. Com ajuda dos pais adotivos e do professor da escola que também é telepata ela vai se abrindo a um novo mundo.



31 - Além da Imaginação: A Nave da Morte (Death Ship)



Um dos episódios mais assustadores do seriado, com um forte de clime de terror psicológico, mostra três astronautas que ao pousarem num planeta desconhecido encontram algo insólito: uma réplica da sua própria nave, com três astronautas idênticos a cada um deles mortos lá dentro. Enquanto tentam decifrar aquele enigma começam a sofrer alucinações que parecem chamá-los para algum lugar. Como de costume Matheson apresenta duas reviravoltas no desenlace: uma um tanto óbvia, porém essencial à trama e outra sutil (quase imperceptível) mas surpreendente.



30 - Muralhas do Pavor



Dessa vez a trinca Matheson/Corman/Price adapta não um, mas QUATRO histórias de Edgar Allan Poe em forma de episódios: Morella, O Gato Preto e o Caso do Sr. Valdemar. No primeiro um homem é atormentado pela morte da falecisa esposa Morella, e pela semelhança dela com a filha; no segundo Matheson faz uma mescla do conto homônimo com o igualmente clássico O Barril de Amontillado, uma das mais populares histórias de vingança de Poe; e o terceiro é`retratado o que acontece quando se hipnotiza alguém à beira da morte.

 

29 - Além da Imaginação: Aço




É sobre um futuro onde robôs lutadores tomaram o lugar dos boxeadores, já que a luta entre humanos foi criminalizada. Um treinador, Lee Marvin, se une a um amigo e pegam um velho modelo de andróide tentam torná-lo um campeão, mas as coisas saem errado. O mesmo conto de Matheson também deu origem a um episódio de Os Jetsons e ao filme Gigantes de Aço, mas esse último pasteuriza a reviravolta final da trama.



28 - Além da Imaginação: Pesadelo nas Alturas


Homem que acabou de passar por uma crise nervosa embarca num avião com a esposa e começa a ver uma estranha criatura (um gremlin) devorando a asa da aeronave. Em pânico, ele tenta avisar a todos mas ninguém acredita nele. Essa cena da foto é um clássico dos sustos. O roteiro que foi refilmado na versão cinematográfica de Além da Imaginação, e nos deu uma das melhores atuações de William Shatner. Episódio dirigido por Richard Donner.



27 - Além da Imaginação: Uma Chamada na Noite



Uma senhora idosa é atormentada todas as noites por misteriosas ligações telefônicas no meio da noite, quando sua acompanhante sai e ela fica sozinha em casa. Primeiro ela só escuta estática, depois uma respiração de homem e por fim alguém chamando por ela. Quando a empresa telefônica investiga descobre que a linha telefônica de um dos cabos havia se partido e caído no cemitério. Por mais que o roteiro pareça macabro, o final acaba revelando teor diferente.Episódio dirigido por Jacques Tourneur.



26 - Além da Imaginação: Impulso de Momento (Spur of the Moment) 



Na véspera de seu casamento uma jovem sai para cavalgar e vê a figura fantasmagórica de uma estranha mulher toda de preta montada a cavalo que a persegue com ódio. Ainda muito alarmada, ela tem que lidar com um ex-namorado, de quem os pais não gostam, que quer que ela fuja com ele em vez de se casar com seu noivo. Enquanto isso continua vendo e sendo perseguida pela estranha mulher. Quando você pensa que sabe o que está havendo acontece uma ótima reviravolta no final.



25 - O Corvo



Richard Matheson parte praticamente do zero nessa adaptação da obra mais famosa de Poe para um filme de Corman, que dizia que o escritor foi o melhor roteirista com quem trabalhou. Afinal, O Corvo é um poema, não um conto. O autor usou toda sua criatividade para criar uma história de aventura partindo da mesma premissa - um corvo adentra a janela de um homem e fala com ele - para explicar que os dois eram na verdade feiticeiros do bem que devem enfrentar um feiticeiro maligno. No elenco, só ícones do terror: Vincent Price, Boris Karloff, Peter Lorre e Jack Nicholson.

 



24 - Farsa Trágica


Dessa vez o autor se junta a outro clássico diretor de terror, Jacques Tourneur, em seu derradeiro trabalho com Vincent Price, numa comédia de humor negro sobre um dono de uma funerária sem escrúpulos que toca o negócio com seu sogro, Boris Karloff, e seu assistente, Peter Lorre, quando tenta matar seu senhorio, Basil Rathbone, para não serem despejados, mas tudo dá comicamente errado.



23 - Fanatismo Macabro



Anos após a morte do noivo uma mulher vai visitar a ex-sogra, uma atormentada fanática religiosa, antes de se casar com outro homem. A mulher culpa a jovem pela morte do filho e com ajuda dos criados a mantém em cativeiro, torturando-a para "purificar" sua alma. Foi o primeiro roteiro de Matheson para a Hammer Films - famosa produtora inglesa de filmes de terror - adaptando o romance Nightmare de Anne Blaisdell.



22 - Jornada nas Estrelas: O Inimigo Interior (Inimigo Desconhecido)


Única colaboração de Matheson para a clássica série de Genne Rodenberry, consegui user ainda assim um dos melhores capítulos de Star Trek. Na trama, devido a uma falha do teletransportador da Enterprise, o Capitão Kirk se divide em dois. Porém, diferente de outras histórias simplista de Bem com Mal, aqui enquanto uma das partes é determinada e combativa, mas arrogante e egoísta, a outra é intelectual e compreensiva, mas frágil e indecisa, com o autor mostrando a necessidade que temos de equilibrar os dos lados do ser humano.  Rendeu outra das melhores atuações de William Shatner.

 



21 - As Bodas de Satã



Um duque descobre que o filho de um amigo está envolvido com uma seita satânica e tenta salvar a ele e a sua namorada com ajuda de outro amigo, mas todos são perseguidos pelo líder da seita e tem que enfrentar sua poderosa magia negra. Richard Matheson adapta o livro The Devil Rides Out de Dennys Wheatley nesta produção da Hammer que foi um entre os muitos longa metragens da parceria do diretor Terence Fisher com o astro Christopher Lee, que por sua vez disse que Bodas de Satã era seu filme favorito.



20 - Encurralado



Um homem comum começa a ser perseguido sem motivo aparente por um enorme caminhão estrada afora e luta para sobreviver. Matheson se inspirou num incidente real em que ele um amigo trombaram com um grande caminhão e escreveu o conto que depois ele mesmo adaptou para o roteiro deste filme que revelou ao mundo o talento de um jovem diretor chamado Steven Spielberg.


 

19 - Kolchak - Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker)



Carl Kolchak é um repórter investigativo que ao averiguar enigmáticos assassinatos de mulheres cometidos por um serial killer na cidade de Las Vegas descobre que o responsável é um vampiro, mas no começo ninguém acredita nele e depois as autoridades querem encobrir tudo. Richard Matheson adapta a obra de Jeffrey Grant Rice neste telefilme que apresenta o personagem que foi um divisor de águas na televisão norte-americana, quebrando recordes de audiência e marcando o início de uma longeva parceria em telefilmes entre o escritor e o diretor Dan Curtis.

 


18 - Kolchak - A Noite do Estrangulador (The Night Strangler)



Dessa vez o personagem título investiga um serial killer que atua em Seattle e mais uma vez se depara com um ser sobrenatural e, além de enfrentá-lo, tem que convencer as autoridades, que querem esconder a verdade da população. Segundo telefilme do personagem Kolchak dirigido por Dan Curtis - com uma trama criada pelo próprio Richard Matheson. O esforço de ambos fez com que Kolchak virasse a primeira série de TV do gênero "investigador sobrenatural" que, segundo Chris Carter, foi a sua principal inspiração para o mega sucesso Arquivo X.

 


17 - Circle of Fear: The New House (Ghost Story)



The New House foi o episódio piloto da série Circle of Fear (também conhecida como Ghost Story), onde William Castle apresentava histórias de assombrações. The New House a história de um casal que vai morar numa casa em que a esposa grávida começa a ser assombrada pelo espírito de uma mulher injustamente enforcada. Mas esse ela jamais poderia imaginar o terrível plano do fantasma. Richard Matheson, com seu dom de surpreender o público com as respostas ao fazer com que ele faça as perguntas erradas, cria um final chocante e surpreendente.

 

16 - A Casa da Noite Eterna (Legend of Hell House)



Para comprovar a vida após a morte um milionário convoca um grupo de de paranormais para passar a noite na sinistra Mansão Belasco. Matheson transforma em um roteiro inteligente seu próprio romance - Hell House, que Stephen King dizia ser a novela mais assustadora já escrita sobre uma casa mal assombrada -  e cria um dos mais clássicos filmes do gênero. Partindo de um tema que já era considerado clichê o escritor e o diretor John Hough criam o cenário perfeito para o confronto entre a ciência e o sobrenatural num raro trabalho cinematográfico do autor, numa época em que ele estava envolvido em produções menos sofisticadas para a televisão.



15 - O Grito do Lobo




Um caçador investiga assassinatos sangrentos numa região rural e se convence terem sido praticados por um lobisomem ou por um lobo que toma a forma de um homem. Ele pede ajuda a outro amigo caçador chamado Byron - e cuja personalidade assemelha exatamente ao arquétipo do herói byroniano - para solucionar os crimes, mas este apresenta um comportamento suspeito. Esse telefilme de Dan Curtis em que Matheson adapta uma história de David Case foi um dos trabalhos de menos sucesso da carreira de roteirista, mas acaba sendo uma espécie de releitura filosófica do clássico Zaroff - O Caçador de Vidas.



14 - Drácula - O Demônio das Trevas 




O lendário Drácula, Jack Palance, deixa seu castelo na Hungria e parte para Londres para encontrar Lucy, a reencarnação da mulher que amou no passado, mas tem que enfrentar o Caçador de Vampiros, Dr. Van Helsing. Richard Matheson, em mais uma parceria com Dan Curtis. A dupla não apenas criou um dos roteiros mais fiéis ao livro, mas também acrescentou um ponto crucial na mitologia atual de Drácula: o fato de uma das personagens femininas da história ser a reencarnação de um amor perdido do Conde quando ele ainda era humano (pegando emprestado uma ideia que Curtis já havia usado com outro vampiro, o Barnabas Collins da sua clássica série Dark Shadows) conferindo assim uma dimensão humana e trágica que ninguém antes imaginara ao personagem e que foi seguida na maioria das adaptações seguintes, incluindo o Dracula de Bram Stoker de Francis Ford Coppola.





13 - Um Estranho Ser



Uma pintora, Barbara Eden, engravida e isso causa desconfiança pois seu marido havia feito vasectomia. Com o passar da gestação ela vai apresentando um comportamento cada vez mais anormal, ganhando uma resistência física maior e uma predileção por baixas temperaturas. Ao ser hipnotizada uma bizarra verdade é revelada. Esse telefilme deveria ter se inspirado em O Bebê de Rosemary para aproveitar o sucesso do filme de Polansky, mas mais uma vez Matheson provou toda sua criatividade e resolveu ir por um caminho completamente diferente... até as estrelas.



12 - Trilogia do Terror: Julie



Um aluno tenta chantagear sua tímida professora para conseguir favores sexuais dela, mas as cosias não same bem como ele planejou. Trilogia do Terror era um telefilme de Dan Curtis composto por três episódios adaptados de contos de Richard Matheson, todos protagonizados por Karen Black. Deveria ser o piloto de uma série de terror que não ocorreu, mas acabou ganhando status de cult.



11 - Trilogia do Terror: Millicent e Therese



Aqui Karen Black numa excelente atuação dá vida às irmãs gêmeas Millicent e Therese. Uma é morena, pudica e reprimida. a outra é loira, sensual e mundana. Atormentada pelas atitudes da irmã, Millicent revela ao médico da família que está disposta a matar Therese. A reviravolta final da trama é inesperada e revela  violentos segredos.


 

10 - Trilogia do Terror: Amelia



Amelia é uma mulher que vive sozinha num apartamento e não se dá bem com sua mãe. Ela traz das compras uma boncea africana que sem ela saber contém o espírito de uma Caçadora Zuni dentro dela. Começa então uma luta de vida ou morte entre ela e a boneca. O desfecho é surpreendente e sensacional. Esse é o melhor episódio, e onde Karen Black sozinha em cena - tal como Agnes Mooread em Os Invasores - dá um show ancorada pelo roteiro, não por coincidência o único que foi adaptado pelo próprio Richard Matheson. Teria sido a inspiração para o filme Brinquedo Assassino, não só pelo boneco, mas por todo o contexto envolvendo magia africana e possessão espiritual.



9 - O Estranho Caso da Senhora Oliver



Miriam Oliver é uma dona de casa pacata e entediada que pouco a pouco vai mudando de atitude e adquirindo um novo visual, para desgosto de seu marido. Logo percebe-se que ela está se comportando como uma mulher que supostamente morreu a cinco anos atrás. Pare tudo que estiver fazendo e procure assistir esse telefilme, onde Richard Matheson prova que é definitivamente um Gênio, ao adaptar seu próprio romance The Strange Possession Mrs. Oliver. Karen Black tem uma grande atuação e Gordon Hessler faz o que pode pra segurar a onda na direção dessa trama misteriosa com um dos finais mais fantásticos da história da ficção.



8 - Trilogia Macabra: Segunda Chance



Dan Curtis novamente dirige outro telefilme em forma de trilogia se baseando nos contos de Matheson. Nesse episódio um jovem nostálgico restaura um carro antigo e ao sair com ele acaba viajando no tempo para o psssado e, sem saber, vai mudar para sempre a história da vida de uma família. É como um episódio jamais filmado de Além da Imaginação.

   

7- Trilogia Macabra: Não Existem Vampiros



Uma jovem mulher acorda aturdida com duas marcas no pescoço e sangue por toda parte. Seu marido e um servo pedem ajuda a um médico amigo da família. Todos começam a cogitar a hipótese, aparentemente absurda, do ataque de um vampiro, criatura da qual o servo sente pavor. É quando uma grande reviravolta, na tradição das histórias de Matheson, revela que o horror sobrenatural pode ocultar uma vingança diabolicamente elaborada.


 6 - Trilogia Macabra: Bobby


Uma mulher sofrendo por seu filho ter se afogado decide aproveitar a ausência do marido para ressuscitar a criança usando magia negra. A princípio Bobby volta aparentemente como era antes, mas ela vai descobrir da pior maneira que ele não é o mesmo. É o episódio mais macabro e a história foi refilmada outras vezes, nenhuma com tanto impacto.



5 - Em Algum Lugar do Passado



O dramaturgo Richard Collier, Christopher Reeve, é visitado por uma estranha mulher idosa que lhe dá um relógio e pede que volte para ele. Anos depois, após a morte dela, Richard se hospeda num hotel onde encontra um retrato dela jovem e descobre foi uma bela atriz chamada Elise MacKenna, interpretada por Jane Seymour. Fascinado por aquele mistério, Richard segue orientações de um cientista e arranja uma forma de transportar seu corpo no tempo com a mente indo encontrar-se com Elise em 1912... e assim viver um grande amor. Junto com a diretora Jeannot Szwarc - e numa produção cinematográfica bem mais requintada que os telefilmes anteriores - Richard Matheson - que faz uma ponta no longa metragem - novamente transforma em roteiro o seu livro mais pessoal - é bem claro que o protagonista é seu alter ego - e cria um clássico do cinema.


 



4 - A Caixa (Button, button)



Um misterioso homem deixa provisoriamente com uma casal uma caixa com um botão vermelho em cima e diz: se eles apertarem ganharão um milhão de dólares, mas alguém que não conhecem irá morrer. Essa premissa instigante rendeu duas adaptações. A primeira, na segunda série Além da Imaginação, modificou o final contra a vontade de Matheson, mesmo que ele mesmo tenha feito o roteiro e fez sucesso. E a segunda rendeu um longa metragem polêmico de Richard Kelly, que mudou tudo e criou um enredo mirabolante envolta da trama inicial.



3  - Amor Além da Vida



Um casal fica abalado pela morte dos filhos e tenta se reerguer, quando o marido sofre um acidente e também morre. No Paraíso ele tenta entender sua nova condição, mas fica sabendo que sua mulher não suportou tamanha angústia e decidi8u se suicidar. Ele decide, então, descer até as profundezas do Inferno para salvar sua alma, mesmo sendo alertado de que ela nunca o reconhecerá. O belo filme de Vincent Ward consegue cumprir a difícil missão de adaptar a obra literária de Richard Matheson What Dreams May Come, que por sua vez oi inspirado na Divina Comédia de Dante. O escritor declarou que esse foi o livro mais importante que ele já escreveu pois muita gente lhe dizia que por causa dele perdeu o medo da morte.



2 - Ecos do Além



Um pacato pai de família, após ser hipnotizado numa festa, começa a ter visões sobrenaturais de uma jovem morta e descobre que seu filho também a vê. Ao investigar o mistério por trás aparições ele torna-se obcecado para espanto e apreensão de sua família e seus vizinhos. No entanto, no fim eles descobrem que os segredos mais chocantes estão escondidos onde menos se espera. Mais uma vez as reviravoltas da trama não só surpreendem, como se encaixam perfeitamente no enredo. David Koepp fez uma ótima adaptação pro cinema do livro de Richard Matheson, que infelizmente foi ofuscada na época por coincidir com o lançamento de O Sexto Sentido, mas rendeu uma das melhores interpretações da carreira de Kevin Bacon.



1 - Eu Sou a Lenda



Num Planeta Terra devastado vive um homem que é o único sobrevivente de uma bactéria mortífera que transformou toda a população em uma espécie de vampiros. Atormentado pelas lembranças de sua família morta, ele busca incansavelmente uma cura enquanto tenta sobreviver enfrentando as criaturas. No entanto, uma grande reviravolta - provavelmente a mais dramática reviravolta de todas as tramas de Matheson - vai alterar drasticamente a perspectiva de tudo o que ele achava que sabia sobre seus inimigos, sobre si mesmo e sobre o destino da vida no Planeta Terra. Geralmente considerado a obra-prima de Richard Matheson o livro Eu Sou a Lenda gerou até hoje quatro adaptações - Mortos que Matam com Vincent Price, A Última Esperança da Terra com Charlton Heston, Batalha dos Mortos com Mark Dacascos e Eu Sou a Lenda com Will Smith - revolucionou os "filmes de vampiro", inspirou George Romero a criar o gênero "filme de zumbi" (ou seja, se hoje tem essa infestação de produção sobre zumbi a culpa também é do Matheson), influenciou os filmes de futuro pós-apocalíptico e foi considerado pelo jornalista Dan Schneider "talvez o maior romance já escrito sobre solidão humana".



0,5 - Amazing Stories: Miss Stardust



Um relações públicas pensa em criar o concurso de beleza Miss Stardust, mas um ser espacial surge reinvindicando a autoria do título e força o homem a colaborar com seu concurso sob pena de destruir a Terra caso ele recuse. A série Amazing Stories foi produzida por Steven Spielberg nos anos 80. Esse episódio dirigido por Tobe Hooper pode não ser nenhuma maravilha, mas o roteiro de Matheson mais uma vez nos presenteia com toda sua sagacidade ao tratar de um questionamento, ao mesmo tempo insólito e coerente, que todos já fizeram um dia: por que em concursos como o Miss Universo só concorrem participantes da Terra e não de todo o Universo?


Fica aqui nossa homenagem a esse escritor e sua obra encantadora e fascinante. Por ocasião do seu faleciemnto sua filha escreveu no facebook:
"O meu amado pai morreu ontem [domingo] em casa, rodeado de pessoas e coisas que amava. Era divertido, brilhante, carinhoso, generoso, criativo e o pai mais maravilhoso do mundo."



4 comentários:

Anônimo disse...

Cada histórias dessas dá um podcast. Faz um aí.

Anônimo disse...

Sem podcast outra vez?

L disse...

Tanta coisa que eu nem fazia ideia que era dele. Mas tb tem algumas belas porcarias no meio. A casa da noite eterna, A Caixa e O Corvo deixam bastante a desejar.

Corto Blog Maltese disse...

Po, eu adoro A Casa da Noite Eterna. Acho que foi o mais próximo de uma explicação racional prum fenômeno paranormal num filme.

O problema de a Caixa é que parece que o diretor queria fazer Donnie Darko 2 e viajou longe. HAHAHAHA!!!!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.