quinta-feira, 6 de junho de 2013

Morre Esther Williams, Um Clássico da Natação

por
Corto de Malta
 
Faleceu hoje aos 91 anos a Sereia Esther Williams, uma das últimas representantes da Era de Ouro de Hollywood.



Esther Williams era uma nadadora profissional - atividade que ela cultivava desde criança - que se tornou estrela de cinema estrelando musicais de sucesso da MGM nos anos 40 e 50, como Escola de Sereias, A Filha de Netuno e A Rainha do Mar.

Seu balé aquático e sua beleza atraíram multidões aos cinemas e ela chegou a ser a segunda estrela mais bem paga da indústria. Ficou imortalizada como A Sereia de Hollywood, apelido dado por Clark Gable.





Antes de fazer Cinema foi campeã de natação na Feira Mundial de San Franciso e dizem que seu objetivo era treinar para ser campeã olímpica, mas seus planos mudaram com a Segunda Guerra Mundial - a Olímpiada de 1940 foi cancelada em virtude do conflito - e ela se tornou dançarina, indo párar na Warner e posteriormente na MGM, onde trabalhou principalmente com o ator Van Johnson.

O que é engraçado sobre os filmes estrelados pela Esther Williams é que não dá pra dizer que eles envelheceram mal. Eles sempre foram comédias musicais ingênuas demais até pra época, e seguiam uma fórmula pronta pra agradar ao grande público norte-americano daquele período pós-guerra.

Ainda assim ela foi um dos últimos símbolos de uma época mais simples e até inocente - ao menos aos olhos do público, porque os bastidores sempre ferviam em polêmicas - uma época em que uma pessoa que praticava NATAÇÃO podia chegar a se tornar um ícone do Cinema... e teve o mérito de conquistar isso fazendo na tela grande exatamente aquilo que ela sabia fazer de melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.