segunda-feira, 2 de julho de 2012

Na Expectativa: O Espetacular Homem-Aranha


Tive a oportunidade de assistir ao filme em uma cabine de imprensa e deixo aqui minhas impressões sobre o filme. Podem ler sem medo pois o texto não contém spoilers.

Devo admitir que estava com as oito patas atrás com esse filme.Não via porque uma franquia tão recente precisaria de um RebootBastava trocar os atores e continuar a história. Como já mencionei aqui em outros posts  considero os três filmes anteriores competentes (uns mais outros menos). Mas aquele não era o Aranha com o qual eu cresci.O Aranha,apesar de ter algumas histórias  clássica bem estilo "novela mexicana" não era esse herói cuja vida gira em torno de um romance. Aliás,  o que me cativou no personagem (e a outros milhões de fãs) foi o fato do Aranha ser um herói humano. Peter Parker tinha os mesmos problemas que seus leitores: Sofria Bullying(a palavra tá na moda) na escola,era rejeitado pelas garotas e além de enfrentar os vilões de cada dia precisava se preocupar em pagar as contas e cuidar da frágil Tia "morre-não-morre" May. E a caracterização anterior pecou em alguns desses detalhes.


E aí está o grande acerto de Espetacular Homem-Aranha : Focar no Peter. Ele é o personagem chave e não sua contraparte aracnídea. E que me desculpe o Tobey Maguire mas o Andrew Garfield É o Peter.Claro que atualizado para os dias de hoje. O Peter de Garfield é o nerd que sofre com os colegas de escola e assim como nos quadrinhos não se cala frente aos valentões como Flash Tompson mesmo que saiba que se for pra briga irá apanhar mais que massa de pão.E acima de tudo é um piadista. Esse lado cômico foi sumariamente ignorado pela trilogia do raimi mas agora foi feita a devida justiça.

Como todo humano (e adolescente especificamente) Peter nutre uma paixão secreta pela linda Gwen Stacy (Emma Stone, que dá vontade de levar pra casa e...er...deixa pra lá). E se Garfield é o Peter, Emma é a encarnação perfeita da Gwen dos quadrinhos: Inteligente (tanto que estagia na poderosa Oscorp) ela acaba se interessando pelo  jovem colega de classe e logo engatam um romance. Mas que não é piegas como o de Peter/Mary Jane da trilogia. Existe uma cena inteira em que ambos não conseguem completar uma frase sequer um com o outro mas que é tão crível como milhares de situações parecidas que acontecem no mundo real. E o melhor de tudo é que ela não é a típica mocinha gritadora que precisa ser salva no final. Só por isso já vale sua presença.

O Lagarto está entre meus vilões preferidos do cabeça de teia e fico feliz em ver que decidiram retratá-lo mais próximo de sua versão clássica. Claro que o visual mais conhecido com o focinho mais alongado é mais aterrador mas esse formato mais humanóide também não é ruim. E sobre o Dr. Curt Connors(Rhys Ifans),retrataram-no com sua personalidade ligeiramente diferente dos quadrinhos. Em Espetacular Homem-Aranha não há menção à sua esposa e filho e ele é um homem mais solitário mas ainda obcecado em recuperar o braço perdido a ponto de injetar em si próprio uma fórmula,virar um monstruoso Lagarto e, bem... Vocês sabem.
As sequências de porradarias sem limites entre o herói e o Lagarto são(literalmente) de arrebentar.
E ainda dão um jeito de homenagear ainda mais o visual clássico na cena em que o vilão aparece com seu jaleco branco.

Temos também o Capitão de polícia George Stacy,Pai da Gwen e bem mais linha dura que o gentil senhor dos quadrinhos. Ele é o responsável por abrir a "temporada de caça à Aranha" já que acredita que um vigilante é tão fora da lei quanto os bandidos que captura. Aliás aqui cabe a ressalva de que nos quadrinhos o Aranha nunca teve uma relação lá muito amigável com a polícia tirando uma ou outra amizade na força como a do próprio Capitão Stacy e depois Jean DeWolff. E finalmente retrataram isso em um filme. Nada de "Dia do Aranha" dessa vez.
Tio Ben(Martin Sheen) e a Tia May (Sally Field) também estão muito bem representados. Se bem que achei a Tia May bem apagada . O mesmo não se pode dizer do Tio Ben que apesar de não ficar em cena o filme todo(Por razões óbvias) consegue se destacar e cativar o público.Tanto que sua morte aqui é bem mais sentida do que a de Cliff Robertson.Não ! Eu adoro o Tio Ben da trilogia,mas o problema é que o roteiro não colaborava.Assim que o Tio morre, Peter já saía perseguindo o bandido? Aqui isso não acontece e podemos sentir a dor do personagem.

  Uma das coisas que me deixava receoso com o filme era o foco nos pais do Peter.Nos quadrinhos eles eram espiões e morreram. fim! Tentar "inventar" e dar muita importância podia sair pela culatra. Felizmente isso não acontece. Claro que temos a trama que envolve os Parkers mas ,ao menos por enquanto, ela só foi usada em dois pontos do roteiro que não influem em nada o bom andamento do filme. Menos mal.

 Agora falando do filme propriamente dito, a opção do diretor Marc Webb  de manter o filme mais próximo da realidade(claro,o nível de realidade onde um adolescente gruda pelas paredes e enfrenta lagartos gigantes) inspirados lógico pelos filmes do Batman do Nolan. Tudo que rodeia o Aranha é explicado no universo do próprio filme: O Uniforme,as Teias artificiais, a agilidade ... Tá tudo lá.
 Falando no personagem título,vale mencionar o excelente trabalho feito pelos dublês e pelo próprio Garfield.A maioria das cenas do Homem-Aranha se balançando, esmurrando,apanhando são realizadas por uma pessoa real. Chega de bonecos em CG.

As alterações(que são muitas) não chegam a incomodar como eu acharia que iriam.Claro que sempre vai ter aquele fã mais irascível que vai reclamar do uniforme, do Peter ter sido picado na nuca e não no braço(Sim!Já vi gente pela net reclamando disso) mas acredito que serão minoria.
 O filme é perfeito? Não. Tem seus defeitos como por exemplo uma cena envolvendo gruas. Mais não posso dizer sem soltar spoilers. Achei-a bem desnecessária.Mas é uma daquele tipo de "União faz açucar a força" que os Estadunidense tanto gostam. O plano do Lagarto, apesar de condizente com sua natureza é meio difícil de acreditar.E já está virando rotina mas tenho de dizer de novo: Fujam do 3D! O pior é que o Aranha é o tipo de personagem que poderia usar essa técnica muito bem sem ficar apenas na velha "profundidade". E mais do que nunca essa técnica "revolucionária" não mostra a que veio.


Espetacular Homem-Aranha a seu modo é superior aos filmes da trilogia anterior pois traz um Aranha mais crível,um Peter menos "bobão",efeitos superiores e uma história que não gira em torno de romancezinho idiota. E aí pode estar a resposta de "Pra que reboot?" : Pra melhorar!
Espetacular Homem-Aranha foi o segundo filme que ao terminar, vi o público aplaudir . E alguns podem fazer a pergunta: "Mas é melhor que Vingadores?" Bom, como filme, não! O supergrupo ainda leva larga vantagem mas... Pô! Eu adoro a Marvel e seus personagens mas sou fã mesmo é do Aranha e quando o filme terminou fiquei feliz por ver a essência de cujo personagem que virei fã. Os quadrinhos podem não prestar mais,mas o Homem-Aranha mostra que é maior que um bando de roteiristas imbecis. Então, assim como fiz com Joss Whedon tenho de agradecer a Marc Webb e Andrew Garfield .

O Espetacular Homem-Aranha estréia dia 6 de Julho nos cinemas.

PS. Gostei tanto do filme que nem as sapatilhas de balé me incomodaram.

Agradecimentos ao amigo Johnny Nastri  e à Mariana Laviaguerre da Sony pela oportunidade de participar da cabine de imprensa do filme.








3 comentários:

Renver disse...

"E se Garfield é o Peter, Emma é a encarnação perfeita da Gwen dos quadrinhos"

Cara isso se via só pelas fotos de divulgação!!!!!

Renver disse...

Vc não acha que a trilogia anterior, principalmente o primeiro filme era carente de piadas pelo medo de virar (ou ser visto) com um Batman & Robin?!

Pedro Vinícius disse...

Macgaren,
Homem-Aranha 3 decepciona, mas, também como leitor de quadrinhos, sempre achei que os dois primeiros filmes de Raimi transmitiram muito bem a essência do personagem. Não acho que seus filmes giram em torno de um romance, mas sim em torno de responsabilidade, sendo que os mesmos estão relacionados. O que é Homem-Aranha 2 se não um filme inteiramente sobre os conflitos de Peter?
Aliás, para o Aranha, herói que não carrega a densidade do Homem-Morcego, o universo um pouco mais caricato de Raimi é, a meu ver, bem mais natural.
Já esse universo mais realista apenas prova a preferência pelo Aranha ultimate e não o clássico. O que não considero ruim, pelo contrário. Só não acho uma vantagem da mesma magnitude que você.
Quanto ao Tio Ben, achei exatamente o contrário. A morte do personagem de Martin Sheen não me emocionou por dois motivos: 1º- já vimos isso. 2º a relação moldada com o tio Ben de Cliff era mais profunda, mesmo com o pouco tempo do ator em cena, enquanto aqui essa trama dos pais acaba reduzindo o papel de extrema importância dos tios.
Concordo com você em um aspecto: Gwen é um interesse romântico bem melhor.
Enfim, discordei de grande parte do texto, mas achei interessante comentar ainda assim. Afinal, diferentes opiniões são sempre bem vindas...
Deixo aqui o link da minha crítica, caso queira entender melhor a minha.
http://dimensaocinema.blogspot.com.br/2012/07/o-espetacular-homem-aranha.html#more
Abraço!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.