quinta-feira, 19 de abril de 2012

Climatinê: Titanic em 3D

por
Toon Link


Reassistindo ao filme em seu relançamento em 3D nos cinemas eu mantenho a minha opinião, Titanic continua sendo um grande filme e um excelente retrato histórico. Mas venho aqui falar também sobre como é reassistir a este clássico em 3D.

Bem, todo mundo já está cansado de saber como é Titanic e já tem uma opinião formada sobre o filme, mas vou comentar algumas coisas que acho pertinentes.

Titanic é uma grande homenagem aos romances clássicos do cinema, coisa que fica ainda mais evidente na cena final, um plano sequência no salão do relógio do navio onde Jack e Rose se beijam. O filme termina num momento idealizado, termina com o romance que sempre esteve destinado a não dar certo, e não deu.



A trama de Titanic não é o melhor exemplo de originalidade, mas é nos detalhes que estão os tesouros do filme, como a cena em que Rose e sua mãe conversam e ela comenta sobre o sofrimento pelo simples fato delas serem mulheres, ou os indícios da forma como Rose se sentia, que depois de assistir ao filmes muitas vezes, só desta última eu pude compreender por completo.

Rose é sem sombras de dúvida a coisa mais interessante de Titanic em relação à personagem.




Ainda hoje, passados 14 anos, Titanic ainda chama a atenção pela sua grandiosidade. Primeiramente pelos efeitos visuais ainda não soarem datados, e depois pela construção do filme, os detalhes.

Hoje em dia há uma primasia pela grandiosidade das imagens, mas um relaxamento em direção à construção do filme, à direção. Sequências de ação são confusas, furos de continuidade existem aos montes, os cenários são banais e todo o efeito pretendido é conseguido pelo exagero. Titanic neste sentido aponta pra uma direção completamente diferente.

O filme se torna ainda mais grandioso se você considerar sua longa metragem. São vários minutos initerruptos de cenas de ação balanceados pelos momentos chave da trama criando um ritmo irretocável, o timming da edição é tão bom que nos momentos finais do naufrágio ele soa extremamente real.

Essa mescla de ritmo e que lugares e personagens do navio mostrar que me faz imaginar a loucura que foi o processo de edição do filme.




Cameron foi muito feliz em captar os horrores da situação em pequenos momentos e imagens, que vão desde momentos bonitos até cenas desesperadoras.


Olhando hoje, os momentos iniciais de Titanic ainda soam um tanto maçantes, mas pelo menos pude perceber que cada coisa ali tinha o propósito de contar a história de Rose, então num olhar critico não devo culpar o Cameron que fez perfeitamente o seu "filme de menininha".




Falando sobre Titanic em 3D, eu fiquei impressionado com o resultado que James Cameron conseguiu chegar partindo da conversão de um filme 2D, o resultado foi sensacional e é praticamente idêntico ao alcansado pelos filmes já filmados em real3D como Avatar e Hugo, o que me leva a crer que fizeram um trabalho minuncioso de retratamento do filme e perceber o quanto Cameron é perfeccionista.

Depois de uma conevrsão como Titanic 3D fica ainda mais vergonhoso ver o quanto lançam nos cinemas qualquer coisa em formato 3D só pra arrecadar mais, eu por exemplo não pretendo assistir Os Vingadores em 3D por causa disso e não recomendo que ninguem o faça, simplismente não vale à pena e é um desrespeito com os filmes que são realmente feitos para aproveitar o máximo dessa tecnologia, como o vindouro filme do Homem Aranha fará, por exemplo.

Assistindo aos trailers antes da sessão fica ainda mais claro qual é a sensação de se assistir a um filme onde o 3D aumenta a imersão e onde ele está lá dando aquela sensação de distancia fake entre as coisas.




Titanic 3D não é só a oportunidade de ver no cinema novamente um grande blockbuster, ainda propõe uma visão de que grandes filmes impactam mesmo com o passar do tempo. É uma diversão recomendada e vale muito mais à pena do que assistir qualquer coisa, ainda mais em 3D e pagando mais caro.


Nota 10

3 comentários:

Renver disse...

Só um adendo, bem explicado e detalhado seu post

Mas pensei que era um post da Laís, se não me engano ela que disse que era fanzaça de Titanic... rsrs

No entanto, não tira o me´rito do post ser bem feito percebe-se que foi feito por alguém que gosta mesmo do filme... e o respeita ao contrários dos marmanjões que só reclamão do romance e tal e tal e tal...

Anônimo disse...

Parabéns! Eu já adorava o filme e agora adoro ainda mais.

Lucas disse...

uma palavra - PERFEITO

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.