sexta-feira, 27 de abril de 2012

Climatinê: Os Vingadores

por
Corto de Malta





Desconfio que o diretor Joss Whedon ganhará um monte de presentes de Natal de marvetes agradecidos no fim do ano. Tudo porque ele já deu agora o maior presente que eles poderiam receber. Atendendo a pedidos: SPOILER ABAIXO!
 



 
Os Vingadores não é simplesmente um filme de herói ou adaptação dos quadrinhos. É um dos melhores filmes de ação da história do Cinema e é como filme de ação que creio que ele deve ser avaliado. A história começa mais ou menos reunindo o que já aparecia nas cenas pós créditos de Homem de Ferro, Incrível Hulk, Thor e Capitão América. O Dr. Selvig está numa instalação da S.H.I.E.L.D. estudando o Cubo Cósmico que Howard Stark, o pai de Tony Stark, tirou do mar congelado enquanto procurava pelo Capitão América. Loki, que se uniu a um misterioso exército de seres extradimensionais após ser banido de Asgard por Thor, atravessa o portal criado pelo Cubo e vem a Terra com a promessa de conquistá-la, assim que liberar a chegada de seus aliados. O vilão controla as mentes do Dr. Selvig e do Gavião Arqueiro e rouba o Cubo pondo abaixo toda a instalação da S.H.I.E.L.D. no primeiro grande momento de ação de inúmeros do longa-metragem. A partir daí, como diz Nick Fury, é guerra. Fury, o Agente Coulson e a Viúva Negra recrutam respectivamente Capitão América, ainda amargurado após os acontecimentos do fim de seu filme solo, Homem de Ferro, com direito a uma ótima participação especial de Pepper Potts, e o Dr. Banner, também conhecido e temido como o Incrível Hulk. O Capitão e o Homem de Ferro capturam Loki, ou ele se deixa capturar, e isto atrai Thor que veio atrás seu irmão, embora de certa forma Thor só quisesse que Loki voltasse pra casa e pra sua família.




Após muita briga, toda essa galera vai parar no gigantesco porta-aviões da S.H.I.E.L.D. onde se desenrola boa parte da trama. Os diálogos afiados, especialmente do Homem de Ferro, e a dinâmica de um grupo de desconhecidos que tem quase nada em comum é extremamente bem explorada por Whedon, utilizando um humor inteligente que deixa o público ligado nas conversas tanto quanto nos combates. Sem que percebam, todos são habilmente manipulados por Loki, que visa atingir um membro em particular da equipe. Quando consegue isso, é literalmente um "sai de baixo" e um "salve-se quem puder". Como se não bastasse, o asgardiano ainda mata o personagem mais importante entre os menos importantes. Tal morte, no entanto, acaba sendo o elo de ligação que faz com que os Vingadores passem a agir de fato como Os Vingadores. É um clichê óbvio, mas suavizado na narrativa pelo próprio personagem dizer isso antes de morrer. A partir daí, revela-se o verdadeiro plano de Loki, o tal exército extradimensional misterioso vem a Terra espalhando o terror e tem início uma das maiores sequências de ação no meio de uma cidade que eu já vi... talvez a melhor. Bonita, complexa e coerente. É tão bem fotografada, tirando um ou outro CG meio fake, que me lembrou as pinturas do Alex Ross, especialmente num plano-sequência no meio da luta pra mostrar o ponto de vista do Gavião Arqueiro. Inevitável lembrar daquela pavorosa sequência de Transformers 3, cheia de slow motion, poluição visual etc., dava sono. Michael Bay devia pedir um curso intensivo pro Joss Whedon o mais rápido possível. É muito bacana em Vingadores ver como as grandes cenas, como o Hulk contra as Serpentes Gigantes por exemplo, se encaixam tão bem com as pequenas grandes cenas, como o Capitão América salvando os reféns.




Outro mérito do Whedon foi a forma como TODOS os heróis são bem desenvolvidos. Parece fácil fazer um filme recheado de ação e com tantos personagens importantes juntos. Não é. Eu diria que até hoje só 5% das tentativas deram completamente certo. E quem vir esse filme vai ter o privilégio de assistir uma delas. Eu fico imaginando os caras planejando o filme com uma escaleta de cenas e diálogos na mão. O roteiro, mesmo não se aprofundando em situações dramáticas em potencial (fora a morte do personagem citado acima e um diálogo entre Thor e Loki no início) é METICULOSAMENTE bem orquestrado. Aquilo que os Vingadores fazem em ação, como uma cena do Homem de Ferro no clímax do filme, é exatamente o que eles fariam na mesma situação nos quadrinhos. Poucas coisas me incomodaram. São elas: As cenas iniciais no espaço e no laboratório da S.H.I.E.L.D., que tem um visual meio artificial e feio comparada com as cenas seguintes. O Dr. Selvig no final de Thor já parecia estar sendo controlado por Loki o que me confundiu momentaneamente no começo. Já a mudança conveniente de personalidade do Banner transformado em Hulk de uma hora pra outra foi uma grande forçada de barra da história, ainda que isso não chegue a tornar o personagem ou sua interpretação ruim em momento algum. Talvez nem seja algo tão forçado quanto a piada completamente sem noção que o Thor faz sobre o Loki numa reunião no porta-aviões.




Mas, em geral todos os atores e personagens estão bem convincentes e todas as cenas de luta são boas ou ótimas ou excelentes. E num longa-metragem que tem a proposta da ação como principal foco, isso termina ofuscando os defeitos, ainda mais com um roteiro tão equilibrado. Talvez a chave pra isso seja a grande sacada de escolher como o vilão principal uma ameaça mais lateral, o Loki, junto de um exército de seres poderosos, randômicos e desconhecidos com um plano bem simples de dividir e conquistar. Assim teve espaço de sobra para os heróis, suas façanhas, motivações e principalmente as rixas amizades e interações entre eles, algo que sempre foi problemático em quase todos os filmes dos X-Men que, como o Triplo me lembrou, eram geralmente filmes do "Wolverine e seus amigos". Somente após os créditos, que revelam o sorriso macabro de um grande personagem da Marvel, é que vemos quem era o verdadeiro líder manipulando tudo.




Algumas pessoas sempre questionam porque eu gosto tanto dos Batmen do Nolan. Simples. Porque eu sou fã do Batman. E O Cavaleiro das Trevas, um filme dramático com ação, era o filme que como fã do Batman eu sempre quis ver no cinema. O filme que eu teria orgulho de ter feito se pudesse. E nunca vi isso em nenhuma versão cinematográfica da Marvel... até hoje. Os Vingadores, um filme de ação com drama e comédia, é muito melhor que os outros filmes da Marvel Studios, melhor que Watchmen, a trilogia Homem-Aranha, Batman Begins, a trilogia X-Men, Superman I e Superman II. E tão fantástica quanto O Cavaleiro das Trevas. Os Vingadores é o filme que qualquer fã dos Vingadores teria orgulho de ter feito se pudesse. E é o filme que qualquer fã do bom Cinema gostaria de assistir.

NOTA 10 

Dica: Aguarde o encontro entre Hulk e Loki na Torre Stark. Dúvida: O que diabos a Viúva Negra fez em São Paulo? HUAHAUHAUAHUAHUAHA!!!!!!!!!!!!
 


4 comentários:

Anônimo disse...

Ate hoje estou querendo saber o que ela fez em São Paulo. :D

Anônimo disse...

O misterio da Viuva negra em Sao Paulo:ela era uma agente secrete russa. Barton teve, certa vez, a missao de mata-la, mas eles acabaram se apaixonando e Natasha começou a questionar sua nacionalidade e seu trabalho, considerando largar tudo e ir para a SHIELD com o arqueiro Barton. Quando o governo russo descobriu, operou uma lavagem cerebral na viuva negra, para que ela esquecesse de Barton e tivesse odio pela SHIELD. Internada em um hospital de Sao paulo, a lavagem cerebral nao funciona e ela ainda se lembra de Barton. O governo russo põe fogo no hospital para que ela morresse la mesmo, mas Barton a salva e ela vai de vez para os EUA e para a SHIELD. - verena

Anônimo disse...

Ela não fez nada, na tradução original do filme não é São Paulo, isso é coisa de paulista para puxar sardinha para os eu estado.

Pinaculo disse...

Ele diz São Paulo com todas as silabas na versão original com a voz do ator. Deixa de ficar espalhando merda por ai gaucho safado.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.