sábado, 10 de março de 2012

Morreu Moebius, um dos Mais Célebres Cartunistas da História

por
Corto de Malta

O francês Jean Giraud, o Moebius, faleceu hoje e deixou uma obra inestimável para a Nona e para a Sétima Artes.


Moebius criou publicações, histórias, e personagens icônicos dos quadrinhos como o caubói da Guerra Civil Norte-Americana Blueberry (em parceria com o escritor Jean-Michel Charlier), Garagem Hermética, XIII, Arzak, O Incal (em parceria com o cineasta Alejandro Jodorowski), além de ter trabalhado com outros personagens clássicos como o super-herói filosófico da Marvel Surfista Prateado (com roteiros de Stan Lee), o futurístico Halo e Little Nemo, protagonista de uma das primeiras grandes tiras de jornal de todos os tempos, entre muitos outros que o tornaram famoso, além de ocasionalmente ter ilustrado personagens mais pop como Batman e Homem-Aranha.


Extremamente respeitado na Europa e considerado um cult no universo das HQs, Moebius deixou sua marca tanto no seu belo traço quanto nos seus trabalhos voltados para aventura, a fantasia e, com uma vertente mais acentuada, a ficção científica.

O artista também causou uma forte impressão com o design ou visual de filmes como Alien - O Oitavo Passageiro, Tron (o original), Mestres do Universo (infame adaptação do He-Man pras telonas), Little Nemo - Adventures in Slumberland (versão animada do personagem homônimo pros cinemas), O Segredo do Abismo, Space Jam - O Jogo do Século (aquele dos Looney Toons com o Michael Jordan!), O Quinto Elemento e Death Note (adaptação live action do famoso mangá).

Porém, pra muita gente, Moebius é conhecido na Sétima Arte devido a uma famosa e inusitada cena do filme Maré Vermelha escrita por um não creditado Quentin Tarantino. Nela dois marinheiros brigam dentro de um submarino quando seu separados por seu superior, o Tenente-Coronel personagem de Denzel Washington, que questiona a causa do desentendimento. O motivo: os dois brigavam pra saber qual o melhor artista do Surfista Prateado, seu criador Jack Kirby ou Moebius.

Jean Giraud morreu de câncer aos 73 anos. Abaixo algumas belas lembranças que ele deixou:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.