terça-feira, 13 de março de 2012

Link in the Sky with Dungeons: O Animatic de Rhinestone Eyes, videoclipe do Gorillaz

por
Toon Link


O que seria o último videoclipe do Gorillaz, o clipe para a música Rhinestone Eyes (possivelmente a melhor de seu respectivo CD) foi cancelado. Até aí nada demais, tirando as circunstâncias na qual isso aconteceu, e é por isto que venho escrever este texto.

Aqui venho mais falar do que foi o Gorillaz na cultura pop, principalmente nos videoclipes e menos na música, então, vamos lá!




Não só por eu ser fã de animação que o Gorillaz sempre me chamou a atenção.

Aquilo não era só uma banda, era todo um conceito de entreeterimento. Unia não só a música, mas o mundo da ilustração e do desenho animado, dando uma grande importância ao videoclipe, à interação digital e a história daqueles personagens surreais, e cara, como eu gostava do estilo do Jamie Hewlett!

Era um grande pacote de cultura pop envolto num único produto.




O Gorillaz foi um projeto criado em 1998 por Damon Albarn, naquele momento vocalista da banda Blur, e o já mencionado Jamie Hewlett, ilustrador responsável pela série Tank Girl. Seria um projeto musical paralelo de Albarn com suas idéias malucas que cada vez mais foi tomando mais corpo, até chegar naquele formato de banda "virtual" onde quem eram os integrantes que interpretavam os personagens era um mistério (Coisa que hoje com a internet consolidada seria impossível), claro que qualquer fã do Blur facilmente reconhecia o inconfundível vocal de Albarn.

O Gorillaz cresceu tanto em popularidade que em pouco tempo se tornou mais conhecido do que o próprio Blur, que encerrou suas atividades após o lançamento do disco Think Tank em 2003.



Videoclipe de 19-2000


Poucas coisas me recordam tão bem o período da pré-adolescência quanto escutar o primeiro disco do Gorillaz, mesmo que eu nunca tivesse tido esse CD de fato.

Não sei porque, talvez pela grande quantidade de tempo que separava os discos, mas os Gorillaz não conseguiu sobreviver ao tempo com o mesmo gosto de novidade de antes, ou mesmo que tenham conseguido, não conseguiu alcançar o sucesso e visibilidade que já alcançaram.




O terceiro e último disco, Plastic Beach, lançado em 2010 mesmo sendo do mesmo nível que os anteriores passou longe de alcançar a mesma visibilidade.

Todo o projeto do disco foi algo foda, tanto o fato de musicalmente a banda ter se renovado e se afastado da repetição - se unindo a inúmeros outros artistas em participações especiais - até todo o conceito do disco, a mencionada Plastic Beach, uma ilha formada de plástico e lixo, a questão do disco tocar num assunto atual que é a preservação da natureza, mas principalmente, a narrativa dos videoclipes.

Os videoclipes do Gorillaz nunca estiveram tão bons, bem produzidos e pensados como os de Plastic Beach. Veja abaixo os clipes de Stylo (com participação de Bruce Willis!) e On Melancholy Hill:






Como quem assistiu pode perceber, os dois clipes sequem uma continuidade. Continuidade essa que em Stylo também segue a contar a continuação dos fatos acontecidos nos videoclipes do disco anterior, Demon Days, especialmente o de El Mañana (veja abaixo):




Falar dessa continuidade é imprescindível pois o último clipe da "temporada", o de Rhinestone Eyes simplismente foi cancelado já que a gravadora EMI decidiu não lançá-lo devido às posições baixas alcançadas pelos singles anteriores.

Isto significa que a história construída nos clipes de Stylo e On Melancholy Hill não será finalizada.

Tudo bem que este cancelamento já aconteceu há tempos, mas achei por bem comentá-lo mesmo que tardiamente pois felizmente há no Youtube a versão Animatic (espécie de storyboards com edição simulada) do clipe onde ao menos pode-se ver como ele seria épico


Assista aí:




O futuro do Gorillaz é incerto, tudo indica que o Blur voltará o que significa no mínimo muitos anos até que um novo disco do Gorillaz saia, se é que sairá, embora tivessemos recentemente o lançamento do clipe de DoYaThing, single promocional para a linha de tênis projetada por Jamie feito em parceria com Andre 3000 e James Murphy.




O projeto de Plastic Beach merecia um final mais digno. Maldita EMI!

2 comentários:

Jazz disse...

O ultimo disco foi o the fall não foi, que saiu depois do plastic beach? E tu escreveu alcançar errado,um monte de gente diz que Gorillaz ja foi "melhor", mas sei lá, acho que só deixou de ser novidade, eu curti muito o clipe do DoYaThing, só sinto muitas saudades dos clipes em animação 2D ):

Toon Link disse...

Corrigi os erros. O The Fall eu nem considerei como um disco normal e mais como uma brincadeira ou experimentação. É tipo o Música de Brinquedo do Pato Fu. Tanto que nem investiram muito na divulgação e nos clipes.

Eu também gostava mais dos personagens 2D da época do Demon Days. Seria legal darem uma revezada entre o 2D e o 3D, que nem no On a Melancoly Hill

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.