terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Cinema Rebelde de Nicholas Ray

por
Corto de Malta
 
Os CCBBs do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentam a partir de hoje uma Mostra Retrospectiva de um dos grandes diretores da história da Sétima Arte, Nicholas Ray.

Nicholas Ray, que completaria 100 anos em 2011 se estivesse vivo, será homenageado com a exibição de seus filmes, palestras, a exibição do documentário Um Filme Para Nick que Win Wenders fez em parceria com Ray para homenagear o amigo, exibição do último filme do diretor, We Can't Go Home Again, e a presença de Susan Ray, sua última esposa, que apresentará um seminário sobre sua obra e seu documentário Don't Expect Too Much, sobre os bastidores de We Can't Go Home Again.

Nicholas Ray ficou conhecido como cineasta marginal ou rebelde em Hollywood e por suas idéias transgressoras, a frente do seu tempo.O gênero noir marcou sua carreira, mas ele realizou de faroeste até filme bíblico. Foi responsável por clássicos como No Silêncio da Noite, Amargo Triunfo, Paixão de Bravo, Cinzas Que Queimam, Amarga Esperança, Sangue Sobre a Neve, A Vida Íntima de uma Mulher, Jornada Tétrica, Johnny Guitar, Quem Foi Jesse James? (esses dois últimos, faroestes dos quais falamos no Climaxcast 10), Rei dos Reis (considerado um dos melhores filmes sobre a vida de Jesus), Juventude Transviada (o filme que eternizou o astro James Dean no papel de Rebelde Sem Causa) etc. Todos serão exibidos na Mostra.

A Mostra Cinema é Nicholas Ray, que já passou por Brasília, vai de 15/11 a 04/12 no RJ e de 16/11 a 04/12 em SP. Confira a programação completa no site do CCBB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.